segunda-feira, 22 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100%

Contribuintes ainda têm chance de garantir as condições mais vantajosas do programa

Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.

Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.

O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.

A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.

Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos.

Ilhéus amplia participação em debates regionais sobre prevenção a desastres

Equipe da Vigilância em Saúde Ambiental participou de oficina sobre inundações e estratégias de resposta a emergências

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Oficina sobre Desastres e Inundações em Itabuna, Ilhéus e Região, realizada no dia 18 de junho, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.

Representando a Vigilância em Saúde Ambiental, os técnicos Gleidson Santana Souza e Rodrigo Santana Silva participaram das discussões com representantes de universidades, órgãos de proteção e defesa civil, instituições públicas e entidades envolvidas na gestão de riscos.

O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional e discutir medidas de prevenção, preparação e resposta a eventos extremos, especialmente inundações que podem afetar a saúde e a segurança da população.

Durante a programação, a equipe de Ilhéus apresentou experiências do programa Vigidesastres, que atua no monitoramento dos impactos de desastres sobre a saúde pública e auxilia na adoção de medidas preventivas e de resposta em situações de emergência.

A participação da equipe municipal reforça a importância da atuação integrada entre diferentes setores para aprimorar o planejamento e a resposta aos desastres, fortalecendo a cooperação entre os municípios da região. - por ASCOM SESAU

Ilhéus recebe encontro internacional com Kay Pranis sobre práticas restaurativas e segurança pública

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.

O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.

O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com

Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus

Parceria entre Prefeitura e SENAI oferece 180 vagas em cursos profissionalizantes para jovens e adultos da rede municipal

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.

O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.

Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.

Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.

A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida. Sucom. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTICIAS

  Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100% Contribuintes ainda têm chance de garantir as condições mais va...