Evento retoma celebração do réveillon na cidade e promete impulsionar turismo e economia
![]() |
A Prefeitura de Ilhéus lançou oficialmente, nesta quarta-feira (1º), o Virada Ilhéus 2026, o novo réveillon da cidade. A apresentação foi conduzida pelo prefeito Valderico Junior, no Cana Brava Resort, e contou com a presença da primeira-dama, Dra Thais Paula, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores, imprensa e representantes da sociedade civil.
Com o slogan “Seu Verão começa aqui”, a festa será realizada nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, na Avenida Soares Lopes, na mesma arena que sediou o Meu São João Amado. A proposta retoma a celebração do ano novo na cidade, após seis anos, e deve fortalecer a economia, gerar empregos e valorizar a cultura ilheense.
Segundo Valderico Junior, o réveillon marca um novo momento: “Estamos resgatando o protagonismo de Ilhéus como destino turístico e criando uma tradição que vai movimentar o comércio, a rede hoteleira e os serviços. O Virada Ilhéus é um investimento que impulsiona nossa cidade para o futuro”, afirmou.
O público poderá acompanhar uma programação diversificada, que reúne nomes da música nacional e talentos locais. Entre os artistas confirmados estão: Alok, Pablo, Belo, É o Tchan!, Manu Bahtidão, Parangolé, Marlus Viana, Via De Acesso, Berguinho, Andinho, Patrick Levi, Trio da Huanna, Thiago Aquino, Luan Costa e Tayná Agazzi.
Para receber moradores e turistas, o Virada Ilhéus contará com dois palcos em um só, garantindo maior visibilidade e melhor logística para os artistas. Um show de fogos com baixa emissão de sons marcará a chegada de 2026, em respeito às pessoas e aos animais. Além disso, o evento terá toda a infraestrutura necessária para dar conforto e segurança ao público, incluindo 170 barracas para ambulantes credenciados, suporte de saúde, sala de imprensa, áreas destinadas a táxis e carros por aplicativo, transporte acessível e espaço para pessoas com deficiência, estrutura de acolhimento à mulher, espaço para os filhos doa ambulantes, além de segurança reforçada, coleta seletiva, organização do trânsito e serviços de limpeza.
O lançamento do réveillon ocorre em um cenário de forte expansão do turismo no Brasil, que registrou crescimento de 62,3% no recebimento de turistas em comparação com o mesmo período de 2024. A expectativa é fazer de Ilhéus um dos destinos mais procurados do verão, impulsionando a economia regional.O Virada Ilhéus 2026 inaugura uma nova tradição para a cidade e visa se consolidar como um marco de celebração, desenvolvimento e valorização cultural. Fotos: Nadson Carvalho
Ilhéus celebra Selo Prata de Ecossistema de Inovação e planeja novos avanços rumo a uma cidade inteligente
![]() |
Na última terça-feira (30), o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, para alinhar os próximos passos e celebrar a conquista do Selo Prata, na categoria Ecossistema de Inovação, concedido pelo evento Connected Smart Cities (CSC), realizado em São Paulo.
Ilhéus foi representada na entrega pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.
O objetivo do encontro foi definir prioridades e construir um planejamento estratégico para consolidar Ilhéus como referência em cidade inovadora.
Entre os principais pontos discutidos estiveram a atração de investimentos por meio da efetivação da legislação municipal de inovação, a implantação da GIGASUL, fundamental para a modernização dos serviços públicos e infraestrutura tecnológica, e o fortalecimento da Tríplice Hélice (Governo, Academia e Iniciativa Privada), com destaque para a integração da UESC, IFBA e demais instituições de pesquisa ao desenvolvimento de políticas públicas.
O CMCTI também propôs a realização de reuniões trimestrais com o Executivo Municipal, assegurando o acompanhamento de indicadores e a execução das metas estabelecidas, reafirmando o compromisso da gestão em acelerar a evolução de Ilhéus.
A iniciativa fortalece o posicionamento de Ilhéus no cenário nacional, e amplia a geração de oportunidades, ao promover inclusão tecnológica e criar condições para um desenvolvimento sustentável e inteligente. Foto: Yan Hughes
Prefeitura intensifica ações de roçagem no Hernani Sá
Iniciativa garante limpeza e bem-estar para os moradores
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, intensificou as ações de roçagem no bairro Hernani Sá. O trabalho incluiu a praça principal e caminhos adjacentes, garantindo mais qualidade de vida para a população.
A roçagem consiste no corte da vegetação excessiva em áreas abertas, evitando o acúmulo de mato alto. Além de contribuir para a estética urbana, esse serviço traz benefícios diretos para a comunidade e promove a valorização dos espaços de lazer e convivência.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em manter os espaços públicos conservados e acolhedores, promovendo saúde, lazer e bem-estar para os moradores.
Ilhéus inicia campanha de atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes
Estratégia acontece de 6 a 31 de outubro em nas unidades de saúde e Dia D será realizado 18 de outubro, com postos abertos em diferentes regiões da cidade
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo dia 6 de outubro, a estratégia de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação segue até o dia 31 de outubro em todas as unidades de saúde do município.
De acordo com Walquíria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação vacinal do público-alvo, garantindo a proteção contra diversas doenças.
Um dos pontos altos da campanha será o Dia D de Vacinação, marcado para o sábado, 18 de outubro, quando postos em diferentes regiões da cidade – norte, centro, sul e oeste – estarão abertos especialmente para atender a população.
Walquíria destaca a importância da participação das famílias:
“Crianças e adolescentes dependem dos pais e responsáveis para manter o cartão de vacinas em dia. Contamos com o amor e o cuidado das famílias para que levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima durante esse período.”
Além da atualização da caderneta, a Secretaria de Saúde reforça que segue até dezembro a vacinação contra o HPV para adolescentes até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose.
A mobilização nacional, em parceria com o Ministério da Saúde, busca garantir que nenhuma criança ou adolescente fique com vacinas em atraso, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde das novas gerações.Por ASCOM SESAU/Sucom.










Nenhum comentário:
Postar um comentário