segunda-feira, 20 de março de 2023

ITABUNA EM FOCO

Hospital de Base apresenta Indicadores de Gestão Mensais




A Coordenação de Enfermagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na sexta-feira passada, dia 17,  encontro no auditório para apresentação dos Indicadores de Gestão Mensais da unidade hospitalar.

Na presença das diretorias executiva e médica da unidade hospitalar, coordenadores de Enfermagem dos setores do Ambulatório, Banco de Sangue, Bioimagem, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Central de Material e Esterilização (CME), Centro Cirúrgico, CTIs I e II, Hemodiálise, Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, Pronto Socorro, Vigilância Epidemiológica e Unidade de Internação apresentaram os indicadores do mês de fevereiro e destacaram resultados expressivos da equipe.

A reunião também teve por objetivo, fornecer uma visão geral do desempenho, comunicar os resultados, identificar oportunidades de melhorias e monitorar o desempenho da equipe assistencial do Hospital de Base. 

A coordenadora do Setor de Higienização Hospitalar, Daniela Guimarães, destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa 5S na unidade, bem como os resultados.

O coordenador geral da Enfermagem, Eduardo Oliveira, comentou que o monitoramento dos processos de trabalho nos cuidados assistenciais se dá através da análise comparativa dos indicadores, sendo imprescindível para a avaliação dos cuidados e processos empregados.

“Entendemos que o uso de indicadores de qualidade é valioso para nortear as ações contempladas no Plano de Gestão da unidade hospitalar”, declarou.

Para o diretor médico-técnico da unidade, Paulo Medauar, “os investimentos da atual gestão municipal feitos no Hospital de Base, através do prefeito Augusto Castro, refletem diretamente no resultado positivo dos indicadores de gestão”. 

Já  o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou o compromisso da equipe assistencial para a melhoria dos fluxos de atendimento e dos indicadores de gestão. “Temos uma equipe altamente qualificada, cuja capacidade de atendimento contempla pacientes de várias cidades da Região Sul”, finalizou.

Avança na Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo 

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realiza nesta segunda-feira, dia 20, às 17 horas, a 6ª oitiva da Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG). O evento vai acontecer no auditório do antigo Colégio Estadual de Itabuna, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, sendo um importante passo para se discutir investimentos no setor cultural. 

Na pauta, o setor musical enquanto amanhã, no mesmo horário e local, a discussão será sobre cultura afro-brasileira.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Itabuna avança nas escutas sobre a Lei Paulo Gustavo, permitindo que o município dê um passo à frente na busca do protagonismo sociocultural visando construir estratégias e definir critérios para aplicação dos recursos da LPG que serão repassados ao município pelo Governo Federal.

Para a diretora de marketing da FICC, Geisa Bahia, o investimento na cultura é uma importante ferramenta para a redução da violência em áreas periféricas, além  de dinamizar o setor. “É uma grande oportunidade que o Poder Público dá aos agentes culturais para que interajam para o fortalecimento desse importante segmento econômico. Queremos ouvir a população”, enfatizou.

Já o presidente da FICC, Aldo Rebouças, explicou que a Lei Paulo Gustavo, instituída em julho de 2022, visa a destinação de recursos no valor de R$ 2,79 bilhões, para as produções audiovisuais, salas de cinema, mostras, festivais dentre outros, além de mais R$ 1,06 bilhão voltados para outros segmentos da cultura por meio de editais, chamadas públicas e premiações em todo o país. 

“Itabuna não poderia ficar de fora de uma iniciativa tão importante para o fortalecimento da nossa cultura local”, reforçou o titular da Fundação Itabunense de  Cultura e Cidadania. Ele aproveitou para destacar outros importantes temas já discutidos nas oitivas anteriores, a exemplo da Comunicação e do Meio Ambiente

Na área de Comunicação, foi discutida a importância de oficinas voltadas para ajudar os profissionais que necessitam de  recursos para a  elaboração de projetos nas mídias sociais, como edição de vídeos e fotos, elaboração de textos, dentre outros. 

“Com esta nova lei, podemos ainda resgatar a flora com o plantio  de novas espécies de árvores em alguns colégios da cidade, para que os alunos saibam e estudem mais sobre a temática ambiental  em sala de aula”,  frisou o  diretor-presidente da FICC.

Divulga calendário de vacinação contra Covid-19 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana  contra Covid-19 e demais agravos à saúde, que são objeto do Programa Nacional de Imunização (PNI). De segunda a sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16h em todas unidades de Saúde. 

As unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses. Também vale pontuar que nesta semana, o município encontra-se em desabastecimento da Coronavac. 

Para a vacinação contra o Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para vacinação de adultos e idosos, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade. 

REFORÇO BIVALENTE 

 A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron e a original. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em idosos com idade a partir de 60 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. 

VACINAÇÃO DE ROTINA 

Da segunda-feira à sexta-feira, das 8 as 11 e das 1h às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF. 

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS 

Nas quintas-feiras nas unidades de Saúde acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac. 

A documentação necessária é a certidão de nascimento (para crianças), CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

Reforço da vacina bivalente para profissionais de saúde 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o cronograma para intensificar a aplicação do reforço da Pfizer Bivalente contra o Covid-19 para profissionais de saúde. A ação vai acontecer nos respectivos locais de trabalho. 

Nesta segunda-feira, dia 20, das 14 às 17h, a aplicação do reforço acontecerá para os profissionais da Assistência Farmacêutica, Almoxarifado e Regulação na Rede de Frio. 

Na terça-feira, dia 21, às 8h, o reforço bivalente será aplicado nos profissionais de saúde no SAMU-192, das 9 às 12h no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, e das 12 às 14h na Maternidade Otaciana Pinto. 

Na quarta-feira, dia 22, às 8h, será a vez dos trabalhadores de saúde da UPA 24 Horas; das 11 às 13h30min, para os profissionais de saúde do Hospital de Olhos DayHORC; e das 14 às 17h30min no Hospital de Base e no CEMEPI. 

Na quinta-feira, dia 23, das 17 às 20h, e na sexta-feira, dia 24, das 9 às 12h, a ação acontecerá no Hospital Calixto Midlej Filho. 

Vale destacar que nestes locais só serão vacinados apenas trabalhadores de saúde que atuam nos  estabelecimentos de saúde.  A documentação necessária é o CPF e cartão de vacina.

Parceria com  UESC ewnovada para graduação em Agronomia

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), vai oferecer estágio para alunos do último semestre da graduação do curso de Agronomia da Universidade Estadual  de Santa  Cruz (UESC). O assunto foi discutido entre o secretário Moacir Smith Lima, o diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, e a Professora Doutora Norma Eliane Pereira, na quarta-feira passada. 

Pela parceria, a Prefeitura vai disponibilizar aos estudantes o estágio obrigatório curricular para que participem das principais atividades de campo da  SEAGRIMA, sob a supervisão do corpo técnico da Secretaria de Agricultura. Com isso, os alunos vão aprender na prática atividades relacionadas ao dia a dia da engenharia agronômica, com ênfase na assistência técnica e extensão rural, inclusive acompanhamento do trabalho de preparação da terra com tratores agrícolas.


O titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, abraçou de imediato a proposta da professora Norma Pereira, informando que o estágio é uma etapa importante na aprendizagem do estudante. Já o diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, destacou a importância do estágio para a formação dos profissionais que vão ingressar no mercado de trabalho com experiência em extensão rural.

Também esteve presente ao encontro, o Chefe de Gabinete da SEAGRIMA, Marcelo Lisboa, que realçou a parceria entre a Prefeitura e a UESC na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), cujas ações têm sido de fortalecimento da agricultura familiar. “Certamente, a parceria vai frutificar, além  de proporcionar crescimento profissional aos graduandos em engenharia agronômica”, concluiu.
Boletim Covid-19



A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. 

De acordo com os dados, Itabuna registra 51 pacientes curados, 56 confirmados, sendo 01 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 04, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 horas.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Grupo de Amigos da Praia encerra o ano com ação especial de limpeza nas ilhas Itapitanga e Itaipim

Em parceria com a Bicho do Mar Turismo Náutico em Ilhéus O Grupo de Amigos da Praia (GAP), em parceria com a Bicho do Mar - Turismo Náutico,...