Prefeitura contrata laboratórios para realizar exame da tuberculose
A data de 24 de março foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Combate à Tuberculose em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico Robert Koch. Nesta data, Itabuna teve muito a comemorar no que se refere a assistência médica e social às vítimas da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, fechou acordo com alguns laboratórios da cidade para a realização de baciloscopia visando detectar casos da doença. Antes, os exames eram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). em Salvador.
A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, informou que atualmente 103 pessoas estão em tratamento no município. Além da medicação gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda de pouco mais de R$ 100 e que não abandonam o tratamento que dura em média seis meses, têm o fornecimento de uma cesta básica.
Ela informou que a doação de alimentos a esses pacientes é resultado da parceria entre as secretarias de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza não tem medido esforço para prestar assistência às famílias em suas necessidades básicas. Segundo ela, esse olhar diferenciado tem feito uma grande diferença e garantido uma melhor qualidade de vida da população mais vulnerável.
Maristella informou ainda que, para reforçar ainda mais as ações no controle, combate e assistência aos portadores da tuberculose, foi criado um grupo de trabalho integrado por enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros profissionais que é responsável pelas visitas domiciliares.
A intenção é detectar casos de tuberculose, promover o bloqueio, orientar e encaminhar as pessoas para exames e tratamento. “Quanto mais cedo for detectada a doença, haverá menos risco de transmissão”, frisa a diretora da Vigilância em Saúde.
Quanto ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ela diz ser uma data importante tanto para a divulgação da doença, quanto para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de uma vigilância constante para preveni-la, diagnosticá-la e tratá-la o mais rápido possível. A tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo ar que compromete principalmente os pulmões Se não for tratada adequadamente pode levar à morte”, alerta Maristella Antunes.
Obras de melhoria das instalações do Creadh em fase final
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de Itabuna, está promovendo a requalificação das instalações do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano, de Itabuna (Creadh), situado na Rua da Inglaterra, Bairro São Judas Tadeu. As obras estão na fase final de execução.
“Os serviços prestados pelo Creadh são de extrema relevância para reabilitação dos pacientes que sofrem com problemas físicos e sequelas neurológicas. Melhorar a estrutura para uma melhor assistência nos deixa muito felizes”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde presta serviços de recuperação física com foco neurológico. Começou a passar por reparos no telhado, troca dos pisos dos ginásios de fisioterapia adulto e infantil no segundo semestre do ano passado. Ganhou nova rampa de acessibilidade para substituir a existente que estava degradada, e agora aguarda os corrimões essenciais na mobilidade dos pacientes.
O Centro trabalha com reabilitação de cadeirantes, pessoas amputadas e com sequelas decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O atendimento é feito por equipe multidisciplinar integrada por fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, gastroenterologista, neurologista adulto e infantil , ortopedista, fonoaudiólogos e enfermeiros.
A administradora do Creadh, Maristela Hillesheim, destaca a importância das obras para melhoria dos serviços prestados à população. “ O prédio estava em situação precária. Hoje, as salas oferecem mais condições para o atendimento humanizado”, frisa. Ela informou que a unidade já está funcionando normalmente depois de ficar algumas semanas parado por conta da troca dos pisos nos ginásios de fisioterapia.
“Nos banheiros, por exemplo, foram substituídos o piso, azulejos e vasos sanitários. Já nos banheiros adaptados, foram instaladas novas pias. Faltam apenas alguns detalhes para ficar tudo pronto”, disse a administradora do Creadh.
O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano foi criado há 20 anos e atende pacientes de Itabuna e mais 43 municípios pactuados pelo SUS. “ É um Centro extremamente importante e faz a diferença para as famílias dos pacientes, pois, aqui eles são recolocados na sociedade”, afirma Maristela Hillesheim.
Prefeitura orienta moradores do Novo São Caetano a evitar descarte irregular de entulho
A Prefeitura de Itabuna fez mais uma vez a manutenção da área verde existente no final de linha do Bairro Novo São Caetano, imediações da estação da Coelba. Mas, o que chamou atenção foi um novo ponto de entulhos e lixo no lado oposto da rua.
“A Prefeitura faz o seu trabalho. Mas as pessoas que fazem o descarte irregular do lixo são as mesmas que depois ligam para a Prefeitura para reclamar”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Novo São Caetano, Roberto Menezes. Segundo ele, o lixo depois prejudica eles mesmos porque atrai insetos e animais peçonhentos.
O diretor de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, destaca a preservação das vias públicas e lamenta a falta de cidadania e consciência de quem despeja todo tipo de material nestes locais, tais como lixo doméstico, móveis, etc.
“Antes de criarmos esse ponto verde aqui no final de linha, a cada dois dias recolhíamos média de cinco caçambas de entulhos e lixo. A população ficou seis meses sem jogar lixo aqui, mas agora está criando um novo ponto de descarte ao lado da área ajardinada”, comentou. As áreas verdes contam com flores e pneus coloridos, dando um charme ao local.
Lázaro enfatiza que o trabalho de limpeza pública é realizado diariamente com muito empenho pelas equipes para tentar acabar com pontos de descarte irregular de lixo e entulho. “Havia cerca de 146 pontos viciados em janeiro do ano passado que foram reduzidos a 46 em toda a cidade. Por isso é necessária a colaboração da população”, afirma o diretor.
Serviços de manutenção e limpeza de ruas e praças chegam a diversos pontos da cidade
A manutenção, limpeza e recuperação de ruas e avenidas segue num ritmo acelerado em Itabuna. O Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem direcionado equipes para todas as regiões da cidade, atendendo demandas livres e também solicitações da população.
Até o dia 23 de março, foram realizados serviços de poda de árvores, roçagem de áreas e coleta de resíduos em diversos pontos. Entre as praças beneficiadas: Laura Conceição e Otávio Mangabeira, Clara Kauark, José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima, Rotary, no Góes Calmon e do Jardim Primavera. Roçagem e sacheamento (remoção de vegetação e ervas daninhas que nascem nas fissuras das calçadas) foram realizados nos bairros Alto Maron, Góes Calmon, Pontalzinho, dentre outros.
Algumas localidades específicas receberam atenção especial com roçagem e coleta de resíduos, a exemplo das Ruas das Nações Unidas, Quintino Bocaiúva, Avenida Princesa Isabel, Giliard (Vila Anália), Monte Alto (Fátima), Ribeirópolis (Sarinha Alcântara), União Operária e I (Pontalzinho). Além disso, o canal do Vila Anália e a feira do Califórnia também passaram por limpeza.
Em outras localidades foi feito sacheamento, roçagem e coleta de materiais, a exemplo das Ruas Europa Unida (São Judas), Nina Barreto (Fátima) e Juarez Távora (São Caetano), bem como roçagem e coleta nos bairros São Caetano, Jorge Amado e Califórnia.
Para o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara, uma cidade bem cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos, mas ele adverte que a população pode cooperar descartando corretamente lixo e entulhos e se integrando à coletiva seletiva. “Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia e serviços de limpeza e roçagem dão ar de zelo e proporcionam bem-estar. Esse cuidado se reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, com melhor aproveitamento dos espaços públicos”, encerra.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 47 pacientes curados, 46 confirmados, sendo 0 casos ativos; leitos em UTI ocupados 14; leitos de UTI disponíveis 09; internados em leitos clínicos 04; leitos clínicos disponíveis, 32; óbitos confirmados 01 e 0 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável