segunda-feira, 21 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Secretaria Municipal de Saúde divulga. calendário de vacinação desta semana

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga o calendário de vacinação desta semana em Itabuna. Para a vacinação  contra o Covid-19, nas Unidades Básicas e de Saúde da  Família da primeira, segunda e terceira dose,  a aplicação será nesta segunda-feira,  na quarta e na sexta-feira,  das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público é aquele maior de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 25/03 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer 

Está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN 

Nas UBS, pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL - UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Nesta semana, nas UBS e USF são imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

SEGUNDA DOSE DAS CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com     foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

VACINAÇÃO SECRETARIA DE SAÚDE

A partir desta semana, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde começa ação de busca ativa para vacinação nas repartições públicas do município que a ação vai se iniciar pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na quarta-feira, dia 23, das 9 às 13 horas, os servidores poderão ser imunizados  com a terceira dose para maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses, com vacinas dos laboratórios: JANSSEN, OXFORD e PFIZER.

E também, com a segunda dose para maiores de 18 anos com esquema em atraso das vacinas: CORONAVAC, OXFORD e PFIZER. Além disso, haverá dose de reforço da Janssen para maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal.

AÇÃO DE VACINAÇÃO SÁBADO

Nesta semana, haverá imunização contra o Covid-19 no sábado, dia  26. A ação que, ocorrerá no antigo F-SESP, localizado na UBS José Maria de Magalhães Neto (Centro)  será realizada das 10  às 14 horas, sem limitação de senhas. 

O público alvo para primeira dose são as crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidade. Para as crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos a vacina é a Pfizer Pediátrica. 

Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

ADULTOS

Para a segunda dose são as pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal de segunda dose da OXFORD, PFIZER e CORONAVAC. E também, segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a 1ª dose da vacina PFIZER até 10/01.

Para a terceira dose, o público são pessoas maiores de 18 anos que tenham concluído o esquema vacinal  há 4 meses (a partir da data da segunda dose) das vacinas OXFORD, JANSSEN E PFIZER. 

Além disso,  na ação, haverá também dose de reforço da Janssen: pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado a vacina da Janssen (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses. 

A documentação necessária para os adultos é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência. 

Já para a vacinação infantil, algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo como a apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento  do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com     foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos. Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.


 *MOÇÃO DE PESAR*

É com imensa tristeza e pesar que comunicamos o falecimento da servidora Vanessa Pereira dos Santos, vítima de infarto. 

Vanessa atuava há quase um ano na USF João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo,  prestando serviços com muito acolhimento e dedicação. Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas. Que Deus conforte a todos.


Unidades de  Saúde da Família reforçam atendimento com equipes multiprofissionais 



O atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) está ganhando um bom reforço. Uma parceria da Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, permitiu que nesta segunda-feira, dia 21, um total de 25 profissionais residentes atuem diariamente, de segunda a sexta-feira, no acolhimento  aos pacientes e usuários pelos próximos dois anos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância desse programa para o Departamento de Atenção Básica. “O município contribui oferecendo campo para a vivência prática desses profissionais e ao mesmo tempo é beneficiado pela possibilidade de a assistência prestada à população ser ampliada. Ajuda a humanizar o serviço”, disse. 

De acordo com Dayse Santos, Apoiadora Institucional da Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes integradas às USFs contam com profissionais das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social, Enfermagem, Odontologia e Nutrição. Os residentes são oriundos de várias instituições de ensino superior do país e participaram de uma seleção pública na Uesc para  o programa.

Segundo explicou, será reforçado o atendimento nas USFs Amália Lessa (bairro Novo São Caetano), USF Fátima 2 (bairro de Fátima), José Renan Moreira (Parque Boa Vista) e João José Soares (Alto dos Canecos). Este é um programa que o município já vinha executando em parceria com a Uesc em apenas duas unidades: Fátima I e Dr. Elson Duarte (Urbis IV).

“Agora, foi ampliado para as outras duas USFs. Nestes dois anos, os profissionais vão cumprir carga horária de 40 horas semanais, o que será muito bom para o curso e currículo deles ao mesmo tempo em que ajudam as equipes de saúde das unidades”, explica Dayse Santos. Como novidade, ela cita a chegada de profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia e Fisioterapia.

O gerente da Unidade Fátima II, Cleri Nascimento, disse que a parceria com a Uesc. “Vem agregar muito aos serviços oferecidos. Hoje foi dia de comemorar a chegada desses profissionais à nossa unidade”, comentou”. Ele informa que o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família integra uma rede de formação entre as áreas da Educação e Saúde no Brasil.

“Através dela é possível preparar os profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde, promovendo a integralidade, universalidade e equidade do cuidar. Sua importância é percebida desde a qualificação dos profissionais, visto que  os mesmos atuam reconhecendo as necessidades da população, promovendo a saúde, proteção e prevenção de agravos, recuperação e reabilitação gerando ganhos incalculáveis para todos os setores envolvidos”, concluiu.


Prefeitura de Itabuna e Academia Grapiúna de Letras promovem Concurso Literário para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Itabuna em parceria com a Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) vai realizar o 1º Concurso Literário 2022 para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O Edital nº 4.979, que divulga as regras do certame, foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Municipal do dia 15.

As inscrições ao concurso, que contará com duas modalidades (poesias e crônicas), serão realizadas, exclusivamente pelo e-mail academiagrapiunadeletras@outlook.com. Poderão ser  feitas no período  entre os dias 16 de abril e 15 de maio. Será necessário preencher um formulário próprio que foi disponibilizado em anexo ao edital.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Melo, ressalta a importância dessa parceria entre a Prefeitura e a AGRAL que tem como objetivo  estimular a produção literária e revelar talentos nas áreas de poesia e crônica nas escolas públicas municipais.

“Essa parceria com a AGRAL, na pessoa do presidente Samuel Mattos, vem contribuir para a autoestima e motivação dos alunos que terão a oportunidade de demonstrar seu talento diante da comunidade”, comentou. A professora Elisângela Melo completa dizendo que o concurso também contribui de forma efetiva para a valorização da escola pública.

CRONOGRAMA E REQUISITOS

Entre os dias 18 e 28 de maio, a Academia Grapiúna de Letras vai fazer a seleção dos trabalhos inscritos. Já o resultado do Concurso Literário, seguido de premiação, ocorreu no dia 31 de maio, no Teatro Municipal Candinha Dória. O 1º colocado será premiado com um notebook, o  2ª receberá um smartphone e o terceiro colocado uma caixa acústica com bluetooth.

Para participar, o candidato deverá apresentar currículo vitae simplificado (formato PDF); RG e CPF, digitalizados em PDF; e dois arquivos diferentes do poema ou crônica (inédito) também no formato PDF, sendo um com a identificação do candidato e outro sem o nome. O trabalho deverá ser apresentado no formato Word, fonte Arial 12, espaçamento duplo e número de linhas variando entre 60 e 120.

 Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 40 pacientes curados, 40 confirmados, sendo 0 casos ativos; leitos em UTI ocupados 17; leitos de UTI disponíveis 06; internados em leitos clínicos 04; leitos clínicos disponíveis, 32, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Pesquisa revela que maioria do País desaprova o STF

  Apenas 12% do total avaliam os ministros do Supremo positivamente Atial composição do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fellipe Sampa...