Prefeitura ntensifica serviços de zeladoria em áreas da cidade
Os serviços de zeladoria urbana e manutenção da cidade estão sendo intensificados pelo Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Nesta semana, a Prefeitura de Itabuna direcionou as equipes para diferentes regiões da cidade aproveitando a curta estiagem desta quinta-feira, depois de cerca de dois meses de chuvas.
Além da manutenção, as equipes estão fazendo limpeza de vias públicas e de praças, poda de árvores e roçagem de áreas onde a vegetação estava crescida. O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, frisa que a zeladoria é um esforço constante que sofre as consequências do período chuvoso.
“Sem a zeladoria, a população corre o risco de conviver com praças sujas, vias poluídas, enfim, com o abandono do espaço público, do acúmulo de lixo e de entulhos. Por isso, a Prefeitura investe nestas ações, mas é fundamental a cooperação das pessoas que devem evitar o descarte irregular de lixo e entulho e acionar quando árvores necessitarem de poda e a vegetação retirada”, afirma.
As equipes da Prefeitura e da Biosanear estão divididas nos bairros e na área central da cidade para dar conta da alta demanda. A Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, é um dos locais que têm recebido atenção especial, assim como a Travessa Santa Cruz, fundos do Hospital Manoel Novaes, e na Avenida Roberto Santos.
“Estamos recuperando áreas que antes serviam de depósito e acúmulo de lixo e entulho. Depois da remoção, tais locais passam por paisagismo e se transformam em pontos verdes”, completa Lázaro Pellegrini.
Dcesativação da Unidade Extra de Ponto Atendimento do São Lucas
A Unidade de Pronto Atendimento (UEPA), no espaço do antigo Hospital São Lucas, aberto pela Prefeitura de Itabuna, temporariamente, como gripário será fechada na próxima sexta-feira, dia 31. A unidade teve importância para ajudar na crise de janeiro e fevereiro com grande número de influenza e paralelo e aumento dos casos Covid.
Com as atividades da UEPA encerradas, provavelmente, no início de abril, a Santa Casa de Misericórdia deverá iniciar as obras de reforma ainda este ano para a abertura definitiva do Hospital São Lucas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os registros de novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus têm diminuído no país e, particularmente em Itabuna, depois do avanço da vacinação de pessoas a partir dos 5 anos de idade. Os últimos dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde comprovam que a população está se imunizando.
De acordo com o último Vacinômetro, divulgado na segunda-feira, dia 21, o total de adultos vacinados com a 1ª dose chegou a 154.488 pessoas (93,4%), 130.436 com a 2ª dose (79,9%) e 50.945 com a dose de reforço - 3ª dose – o que representa 31,2%. Também há avanços na vacinação de crianças e adolescentes, com e sem comorbidades. Mas o alerta é que as pessoas completem o ciclo vacinal.
Distribuição de sementes de milho e hortaliças para incentivar o plantio
Dezessete associações de agricultores familiares receberam na manhã desta quinta-feira, 24, na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), Bairro São Caetano, 400 kg de sementes de milho e de 10 kg de hortaliças. Elas serão distribuídas para cerca de 400 pequenos produtores do município. Como é tradição entre os agricultores nordestinos, esta é a hora de plantar o milho para a colheita no período junino.
O ato de entrega das sementes contou com a presença do secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, que esteve representando o prefeito Augusto Castro, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Moacir Smith Lima, e da presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cristina Vitória Silva.
“A Administração municipal tem cumprido o seu compromisso de incentivar a agricultura familiar, dando condições para o desenvolvimento do homem do campo. O fortalecimento deste segmento rural é um compromisso do prefeito Augusto Castro”, comentou o secretário José Alberto Lima Filho.
O titular da Seagrima encerrou o evento destacando que a agricultura familiar é um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. “Desde o início do governo que estamos realizando diversos investimentos, entre eles, doações de 80 mil alevinos, de mudas de plantas frutíferas, assistência técnica, além de máquinas e implementos agrícolas”.
Dentre as hortaliças, estão quiabo, couvecebolinha, cenoura, coentro e manjericão. O evento também contou com a presença do Diretor de Agricultura da Seagrima, Rodrigo Haun, além de chefes de divisões e agricultores familiares do município e do vereador Adão Lima (PSB).
Vigilância Sanitária intensifica ações contra o mosquito da dengue
A Divisão do Programa de Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde não tem dado trégua para o Aedes aegypti em Itabuna. As ações de combate e controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus são rotina para as equipes que trabalham diariamente em diversas partes da cidade. A preocupação é por conta da mudança climática, com períodos de sol e chuvas intensas, que favorecem a proliferação do mosquito.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro informou que a prevenção, controle e combate ao vetor se concentram nesta sexta-feira, dia 24, a ação será no Emanuel Leão. Durante a semana, aconteceu nos bairros Jardim Vitória, São Caetano, Nova Mangabinha, Jaçanã e Pedro Jerônimo, onde foram registrados novos casos.
As atividades incluem dentre outras ações, tratamento focal nos quintais, atividades educativas e orientação às famílias para chamar a atenção sobre os cuidados com a casa. “O trabalho preventivo das equipes em várias partes da cidade não pode parar, principalmente nesta época de clima instável, onde o risco de aumento de casos é grande”, alerta Lucimar.
Ela lembra que a população deve ficar atenta a métodos simples, mas eficazes, que ajudam no controle e combate do mosquito, a exemplo de evitar água parada em qualquer espécie de vasilhame descoberto, dentro ou fora de casa. “Existe um esforço muito grande por parte do poder público. Mas, é essencial que a comunidade também faça sua parte”, apela a chefe do Programa de Endemias de Itabuna.
Agricultores familiares comemoram o incentivo à diversificação com a doação de sementes
Os agricultores familiares que participaram da solenidade de entrega de dos 410 quilos de sementes de milho e de hortaliças na manhã desta quinta-feira, 24, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), Bairro São Caetano, aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Itabuna.
“As ações da Prefeitura não tem se resumido apenas às doações das sementes. Também temos contado com os serviços dos equipamentos agrícolas e assistência técnica, o que é muito importante”, comentou o presidente da Agrafam (Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares), Adauto Santos.
Já a presidente da Associação do Ribeirão Seco, Alda Ribeiro Miranda, também compartilha do mesmo pensamento. Ela ainda fez questão de explicar o porquê de as sementes chegarem aos agricultores em boa hora. “Muitos perderam tudo no período das fortes chuvas e até hoje estavam sem condições de comprar sementes.”, afirmou.
O diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Rodrigo Haun, lembra que a administração do prefeito Augusto Castro vem apoiando a agricultura familiar de diversas formas . “Neste momento em que estamos na iminência de iniciar o Programa Alimento Brasil (PAB), que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), este tipo de iniciativa é muito importante”, frisou.
Haun completa que a diversificação da produção é uma necessidade real dos pequenos produtores do município. “Eles precisam ter uma variedade de produtos para entregar ao PAB, que é um programa do Governo Federal que viabiliza a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar para serem distribuídos às entidades filantrópicas da cidade”, explica.
O gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Miranildo Araújo Góes, encerra citando que 400 agricultores estão sendo beneficiados diretamente com as doações das sementes de milho e de hortaliça, depois de as áreas nas propriedades terem sido aradas pelos tratores cedidos ao município pelos deputados federais Lídice da Matat (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) por meio de emendas.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 45 pacientes curados, 46 confirmados, sendo 0 casos ativos; leitos em UTI ocupados 13; leitos de UTI disponíveis 10; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 31; óbitos confirmados 01 e 0 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a
Departamento de Comunicação Social.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável