quinta-feira, 24 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Prefeitura ntensifica serviços de zeladoria em áreas da cidade



Os serviços de zeladoria urbana e manutenção da cidade estão sendo intensificados pelo Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Nesta semana, a Prefeitura de Itabuna direcionou as equipes para diferentes regiões da cidade aproveitando a curta estiagem desta quinta-feira, depois de cerca de dois meses de chuvas. 

Além da manutenção, as equipes estão fazendo limpeza de vias públicas e de praças, poda de árvores e roçagem de áreas onde a vegetação estava crescida. O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, frisa que a zeladoria é um esforço constante que sofre as consequências do período chuvoso.

“Sem a zeladoria, a população corre o risco de conviver com praças sujas, vias poluídas, enfim, com o abandono do espaço público, do acúmulo de lixo e de entulhos. Por isso, a Prefeitura investe nestas ações, mas é fundamental a cooperação das pessoas que devem evitar o descarte irregular  de lixo e entulho e acionar quando árvores necessitarem de poda e a vegetação retirada”, afirma. 

As equipes da Prefeitura e da Biosanear estão divididas nos bairros e na área central da cidade para dar conta da alta demanda. A Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, é um dos locais que têm recebido atenção especial, assim como a Travessa Santa Cruz, fundos do Hospital Manoel Novaes, e na Avenida Roberto Santos. 

“Estamos recuperando áreas que antes serviam de depósito e acúmulo de lixo e entulho. Depois da remoção, tais locais passam por paisagismo e se transformam em pontos verdes”, completa Lázaro Pellegrini. 

Dcesativação da Unidade Extra de Ponto Atendimento do São Lucas  

A Unidade de Pronto Atendimento (UEPA), no espaço do antigo Hospital São Lucas,  aberto pela Prefeitura de Itabuna, temporariamente, como gripário será fechada na próxima sexta-feira, dia 31. A unidade teve importância para ajudar na crise de janeiro e fevereiro com grande número de influenza e paralelo e aumento dos casos Covid. 

Com as atividades da UEPA encerradas, provavelmente,  no início de abril,  a Santa Casa de Misericórdia deverá iniciar as obras de reforma ainda este ano para a abertura definitiva do Hospital São Lucas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os registros de novos casos de pessoas infectadas pelo novo  coronavírus têm diminuído no país e, particularmente em Itabuna, depois do avanço da vacinação de pessoas a partir dos 5 anos de idade.  Os últimos dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde comprovam que a população está se imunizando.

De acordo com o último Vacinômetro,  divulgado na segunda-feira, dia 21, o total de adultos vacinados com a 1ª dose chegou a 154.488 pessoas (93,4%), 130.436 com a 2ª dose (79,9%) e 50.945 com a dose de reforço - 3ª dose – o que representa 31,2%. Também há avanços na vacinação de crianças e adolescentes, com e sem comorbidades. Mas o alerta é que as pessoas completem o  ciclo vacinal.

Distribuição de sementes de milho e hortaliças para incentivar o plantio 
Dezessete associações de agricultores familiares receberam na manhã desta quinta-feira, 24, na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), Bairro São Caetano, 400 kg de sementes de milho e de 10 kg de hortaliças. Elas serão distribuídas para cerca de 400 pequenos produtores do município. Como é tradição entre os agricultores nordestinos, esta é a hora de plantar o milho para a colheita no período junino.

O ato de entrega das sementes contou com a presença do secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, que esteve representando o prefeito Augusto Castro, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Moacir Smith Lima, e  da presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cristina Vitória Silva.
 
“A Administração municipal tem cumprido o seu compromisso de incentivar a agricultura familiar, dando condições para o desenvolvimento do homem do campo. O fortalecimento deste segmento rural é um compromisso do prefeito Augusto Castro”, comentou o secretário José Alberto Lima Filho.

O titular da Seagrima encerrou o evento destacando que a agricultura familiar é um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. “Desde o início do governo que estamos realizando diversos investimentos, entre eles, doações de 80 mil alevinos, de mudas de plantas frutíferas, assistência técnica, além de máquinas e implementos agrícolas”.

Dentre as hortaliças, estão quiabo, couvecebolinha, cenoura, coentro e manjericão. O evento também contou com a presença do Diretor de Agricultura da Seagrima, Rodrigo Haun, além de chefes de divisões e agricultores familiares do município e do vereador Adão Lima (PSB).

Vigilância Sanitária intensifica ações contra o mosquito da dengue 

A Divisão do Programa de Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde não tem dado trégua para o Aedes aegypti em Itabuna. As ações de combate e controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus são rotina para as equipes que trabalham diariamente em diversas partes da cidade. A preocupação é por conta da mudança climática, com períodos de sol e chuvas intensas, que favorecem a proliferação do mosquito.

A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro informou que a prevenção, controle e combate ao vetor se concentram nesta sexta-feira, dia 24, a ação será no Emanuel Leão. Durante a semana, aconteceu nos bairros  Jardim Vitória, São Caetano, Nova Mangabinha, Jaçanã e Pedro Jerônimo, onde foram registrados novos casos. 

As atividades incluem dentre outras ações, tratamento focal nos quintais, atividades educativas e orientação às famílias para chamar a atenção sobre os cuidados com a casa. “O trabalho preventivo das equipes em várias partes da cidade não pode parar, principalmente nesta época de clima instável, onde o risco de aumento de casos é grande”, alerta Lucimar.

Ela  lembra que a população deve ficar atenta a métodos simples, mas eficazes, que ajudam no controle e combate do mosquito, a exemplo de evitar água parada em qualquer espécie de vasilhame descoberto, dentro ou fora de casa. “Existe um esforço muito grande por parte do poder público. Mas, é essencial que a comunidade também faça sua parte”, apela a chefe do Programa de Endemias de Itabuna.  

Agricultores familiares comemoram o incentivo à diversificação com a doação de sementes  

Os agricultores familiares que participaram  da solenidade de entrega de dos 410 quilos de sementes de milho e de hortaliças na manhã desta quinta-feira, 24, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), Bairro São Caetano, aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Itabuna. 

“As ações da Prefeitura não tem se resumido apenas às doações das sementes. Também temos contado com os serviços dos equipamentos agrícolas e assistência técnica, o que é muito importante”, comentou o presidente da Agrafam (Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares),  Adauto Santos.

Já a presidente da Associação do Ribeirão Seco, Alda Ribeiro Miranda, também compartilha do mesmo pensamento. Ela ainda fez questão de explicar o porquê de as sementes chegarem aos agricultores em boa hora. “Muitos perderam tudo no período das fortes chuvas e até hoje estavam sem condições de comprar sementes.”, afirmou.

O diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Rodrigo Haun, lembra que a administração do prefeito Augusto Castro vem apoiando a agricultura familiar de diversas formas . “Neste momento em que estamos na iminência de iniciar o Programa Alimento Brasil (PAB), que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), este tipo de iniciativa é muito importante”, frisou.

Haun completa que a diversificação da produção é uma necessidade real dos pequenos produtores do município. “Eles precisam ter uma variedade de produtos para entregar ao PAB, que é um programa do Governo Federal que viabiliza a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar para serem distribuídos às entidades filantrópicas da cidade”, explica.

O gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Miranildo Araújo Góes, encerra citando que 400 agricultores estão sendo beneficiados diretamente com as doações das sementes de milho e de hortaliça, depois de as áreas nas propriedades terem sido aradas pelos tratores cedidos ao município pelos deputados federais Lídice da Matat (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) por meio de emendas.

Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 45 pacientes curados, 46 confirmados, sendo 0 casos ativos; leitos em UTI ocupados 13; leitos de UTI disponíveis 10; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 31; óbitos confirmados 01 e 0 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a 
Departamento de Comunicação Social.

Ascom/Prefeitura de Itabuna



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus realiza Mutirão de Angiologia

Prefeitura de Ilhéus realiza Mutirão de Angiologia Pacientes agradeceram pela iniciativa Neste sábado (18), foi realizado um Mutirão de Saúd...