segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação esta semana

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário de vacinação nesta semana em Itabuna. Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada em dois dias: na terça e na quarta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

Para a primeira dose, o público são crianças maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para a segunda dose, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 24 para uso das vacinas das Coronavac, Oxford e Pfizer.

Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.

Nesta terça-feira, haverá ação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal e também para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 22 de outubro. A ação será na UniFTC das 17 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência.

TERCEIRA DOSE

Para a terceira dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família na terça e quarta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas,  serão imunizadas pessoas maiores de 40 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de cinco meses (primeira e segunda dose).

Na terça-feira, haverá ação de terceira dose para os trabalhadores da saúde da rede pública e privada que sejam maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal (qualquer imunizante) até o dia 20 de julho. Será na UniFTC, das 17 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, Carteira do Conselho Profissional ou declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com o registro da segunda dose. O atendimento será por ordem de chegada.

DOSE DE REFORÇO JANSSEN

Na quarta-feira,  dia 22, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas na UniFTC, haverá ação de vacinação contra o Covid-19 para a segunda  aplicação da vacina Janssen.  

O público será todas as pessoas que utilizaram a vacina Janssen como dose única e que já tenham um prazo maior de 60 dias até seis meses da dose.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, Comprovante de moradia e cartão de vacina com o registro vacinal.

 Serão atendidos usuários do município de Itabuna de qualquer bairro, por ordem de chegada. Ao todo serão 1.000 senhas pela manhã e 800 durante a tarde.

VACINAÇÃO INFLUENZA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica o retorno da vacinação contra Influenza para grupos prioritários.

O período da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ocorreu no período de abril a novembro. Todas as doses existentes no município foram todas utilizadas. Em virtude do surto de Influenza que a capital baiana atravessa, o município de Itabuna conseguiu a liberação de 1.000 doses do Estado para a vacinação.

Será priorizado o público vulnerável que ainda não recebeu a dose da vacina: gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da Saúde e idosos que não fizeram uso da vacina neste ano.

A vacinação será nas Unidades Básicas e de Saúde da Família na terça e quarta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Vale destacar que a vacinação de Influenza desta semana ocorre até esgotar as doses recebidas. O município aguardará novo repasse do Governo do Estado.
Prefeito Augusto Castro assina Ordem de Serviço das obras da Praça José Bastos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou na sexta-feira passada, dia 17, a Ordem de Serviço para as obras de requalificação da Praça José Bastos, no centro da cidade. O logradouro passa por modernização e urbanização com recursos próprios da Prefeitura como parte do Projeto Praça Viva.

Segundo o prefeito, a praça é um equipamento muito importante da cidade . “É com muita alegria que assino mais uma ordem de serviço. Essa é uma praça muito importante, assim como as outras praças de Itabuna. Precisamos urbanizar e melhorar os espaços públicos utilizados pelos cidadãos”, disse.

Na área central de Itabuna, nesta praça situam-se UniFTC e a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Contará com características históricas e originais o que vai proporcionar lazer e diversão para as crianças e interação para os jovens, além dos moradores do entorno e comerciantes.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, destacou a importância dessa modernização. “Vamos relembrar uma estação de trem que teve aqui no passado, colocar bancos, mesinhas de jogos para que a população sinta-se à vontade em apreciar”, frisou.

Participaram do ato de assinatura da Ordem de Serviço, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Enderson Guinho, a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, dentre outras autoridades.

Augusto Castro destaca avanços nestes 12 meses de gestão


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou os avanços de sua gestão e as diversas ações que estão sendo realizadas pela Administração municipal decorridos quase 12 meses do primeiro ano. Ao comparar o período em que exerceu o cargo de deputado estadual (2010 a 2014 e 2015 a 2018) com o de prefeito, ele foi enfático ao falar dos desafios.

“Existe 100% de diferença. Comandar o Executivo Municipal, exige grande responsabilidade, preparo. Enfim, ser prefeito hoje, tem que ter determinação, organização. E isso eu consegui, porque ao longo da minha vida sempre procurei me dedicar a tudo que me propus fazer. Mas é lógico que o desafio sempre é muito grande para qualquer gestor”, comentou.

O prefeito de Itabuna foi entrevistado no sábado passado, dia 18, na Rádio Proeves FM, pelos apresentadores Pastor Elias Fernandes, o radialista Fábio Luciano, o advogado Allah Góes e o vereador Israel Cardoso. Ele citou a dimensão da máquina administrativa de Itabuna que, apesar de gigantesca, com cerca de sete mil funcionários, autarquias, fundações tem a estrutura administrativa ultrapassada.

INVESTIMENTOS NA SAÚDE

“São vários os débitos previdenciários e precatórios antigos. Mas estamos conseguindo parcelar e pagar, porque trabalhamos com planejamento. Trabalhei esse ano para organizar a Casa, para no próximo ano realizar as obras que a população tanto espera”, afirmou.

Na área da saúde, o prefeito Augusto Castro falou sobre a viabilização da reforma do Hospital São Lucas, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), com previsão de reabertura parcial em junho de 2022. “Prometi na campanha, a reabertura deste hospital e agora isso é fato. Será reaberto pela Santa Casa por meio de um convênio com a Prefeitura de Itabuna, com atendimentos na área de hemodiálise, cirurgias eletivas, entre outros serviços integralmente pelo SUS”, explicou.

Também relacionado à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o prefeito anunciou que a Prefeitura viabilizará o pagamento do 13º salário dos funcionários daquela instituição por meio da antecipação de verbas de um convênio com o Governo Federal. “Essa é uma instituição que passa por dificuldades financeiras e sempre tem enfrentado dificuldades para o pagamento dos cerca de 1.800 funcionários. Mas agora, a prefeitura viabilizou esse convênio para que as centenas de trabalhadores tenham um merecido Natal”, sustentou.

INAUGURAÇÕES

O prefeito falou sobre a estrutura do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães que conta com cerca de 200 leitos “portas abertas” para urgência e emergência para atender Itabuna, polo regional de várias cidades. “Itabuna é aquela mãe que abre os braços para os amigos desta e de outras regiões. Mas, o custo disso é muito caro porque é alta complexidade, daí a importância de termos o Hospital São Lucas funcionando”, ressaltou.

Um conjunto de reinaugurações estão previstas para janeiro, segundo o prefeito Augusto Castro. Como exemplo citou o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI), cuja reforma também foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado Paulo Magalhães, no valor de R$ 600 mil, a Maternidade Ester Gomes e a segunda base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), no bairro Nova Itabuna.

Ele também fez referência à iniciativa de abrir o Hospital de Campanha para o atendimento das vítimas do Covid-19. “Esta foi uma das decisões mais acertadas e realizada com recursos próprios. Recentemente, por exemplo, foi feita uma auditoria do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) que aprovaram toda a forma como o hospital foi gerido. Isso é muito gratificante”, sentenciou.

Na entrevista, o prefeito Augusto Castro lembrou que cinco Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e outras quatro estão com as obras em execução neste ano. Ele anunciou que a meta para 2022 é reformar cerca de 80% dos postos de saúde da cidade, com recursos próprios e em parceria com o Programa Mais Médicos, além de criar mais unidades de saúde em áreas onde haja demandas na atenção primária.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Sobre a reforma administrativa que deve se iniciar em 2022, o prefeito informou que a ideia é enviar o Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores até janeiro e seguir os trâmites para a realização de concurso público municipal.

Na área da Promoção Social e Combate à Pobreza, que tem como titular a primeira-dama Andrea Castro, o prefeito Augusto Castro fez questão de citar o grande avanço do município no seu primeiro ano de gestão ao extinguir o antigo lixão com a implantação do aterro sanitário e em paralelo prestar assistência às famílias que viviam da coleta de resíduos naquele local.

“Conseguimos acabar com o lixão. Para mim é a maior obra social do município. Vamos ter uma coleta seletiva em Itabuna, um investimento social que estamos fazendo e, enquanto isso, a Secretaria tem prestado toda assistência financeira às famílias que viviam da coleta no lixão”, lembrou.

Neste Natal anunciou a aquisição de 25 mil brinquedos e 10 mil cestas natalinas para doar para as famílias carentes. “Famílias que não tinham nada para comer no Natal, receberão uma cesta com vários itens, entre eles 2,5 quilos de frango, panetone, queijo, chocolate e suco de uva”, citou. E completou: “Já distribuímos outras 16 mil cestas básicas e quase 20 mil quilos de peixe na Semana Santa, tudo adquirido com recursos próprios”, frisou.

Sobre o Auxílio Emergencial, o prefeito Augusto Castro lembrou que quase três mil famílias receberam ajuda. E disse que o Restaurante Popular vem se somar ao trabalho da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. “A obra está sendo finalizada e pretendemos inaugurá-la em 40 dias, o que é motivo de muita alegria para a nossa política assistencial”, concluiu.
Festa de Natal com os antigos catadores

Nesta terça-feira, dia 21, a partir das 15 horas, os 161 catadores do antigo lixão vão receber cestas  básicas natalinas  que serão entregues  na  Central de Triagem da Coleta Seletiva, na Rua da Adelba, nº 1.350, no Bairro Lomanto. O galpão vai dar suporte ao trabalho de coleta seletiva. As  cestas serão distribuídas pelas secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Infraestrutura e Urbanismo.

Além dos alimentos, na ocasião também serão entregues brinquedos para os filhos dos antigos catadores, que agora passam a ser chamados de agentes ambientais. “Os presentes resultaram da Campanha Árvore dos Sonhos, realizada pelo Shopping Jequitibá em parceria com a CVR Costa do Cacau” disse a secretária de Planejamento, Sônia Fontes.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, será pago parte de uma mensalidade do auxílio financeiro mensal, como foi solicitado pelos catadores. Após as festas de final de ano, Itabuna, de fato, deverá iniciar a coleta seletiva que vai necessitar da cooperação de toda a sociedade na separação dos materiais ainda dentro de casa.

Na semana passada, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, recebeu a comitiva do secretário estadual de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte, Davidson  Magalhães, no galpão. Na  oportunidade foram entregues uma  prensa hidráulica, onde os fardos são montados,  um carrinho elétrico para coleta, com  capacidade para 500 quilos de material reciclável, e uma  balança.

Além disso, a Prefeitura, através da CVR Costa do Cacau, entregou uma mesa coletora, com capacidade simultânea para 24 pessoas e cinco bicicletas e ecopontos. Em  um  investimento total de R$ 200 mil.

Para o coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, a festa natalina é  uma forma de ressignificação para os catadores. “O município está fazendo uma transformação socioeconômica na vida dessas pessoas”, destacou.

Ponto Facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

A Prefeitura de Itabuna terá Ponto Facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro de acordo com o Decreto nº 14.765, que está sendo publicado no Diário Oficial eletrônico de hoje. Com a norma, não haverá expediente nas repartições públicas da Administração centralizada, descentralizada e fundacional naqueles dois dias vésperas do Natal e do Ano Novo.

O disposto no Decreto não se aplica às repartições públicas municipais, cujos serviços sejam considerados e não podem sofrer interrupções.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Divulgada programação da puxada de São Sebadtiáo em Olivença

  Puxada do Mastro de São Sebastião evidencia a cultura de Olivença com uma vasta programação A Puxada do Mastro de São Sebastião promete mo...