segunda-feira, 22 de novembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretários municipais, engenheiros e técnicos participaram do ato de compensação ambiental





A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura e Urbanismo, realizou ato de compensação ambiental na sexta-feira passada, dia 19, devido à retirada de duas árvores para as obras de requalificação da Praça Tancredo Neves, na rotatória do Banco Raso que estão em andamento. A atividade também serviu para a educação ambiental.

“Esse ato foi marcado para que houvesse a compensação ambiental das árvores suprimidas, como meio de atendimento ao Código Florestal Brasileiro. Viemos plantar mudas de espécies nativas, pois houve danos no sistema radicular de algumas plantas que não teriam como sobreviver. Então, por recomendação técnica tiveram que ser removidas”, informou a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cilene Nascimento Souza.

O secretário Moacir Smith Lima declarou que a supressão ocorreu depois da emissão de laudo técnico. “Nós da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fizemos um levantamento e estamos trabalhando para executar um plano para a retirada de algumas árvores que não podem estar dentro do perímetro urbano, como os coqueiros, mangueiras, amendoeiras e figueiras que na maioria das vezes acabam com as estruturas de pavimentação por terem raízes superficiais e fortes”, explicou.

Já o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr,  destacou a importância da ação de compensação ambiental da Prefeitura. “Estamos plantando 15 árvores para compensar as que tiveram que ser retiradas. É muito importante pensarmos no meio ambiente”, disse, acrescentando que as mudas foram plantadas ao longo das margens do Rio Cachoeira, nos bairros Jardim Vitória e Góes Calmon, e na Praça Laura Conceição, no centro da cidade.

O secretário relatou que por conta das fortes chuvas das últimas semanas, houve um atraso na obra da rotatória e agora a previsão é que seja finalizada nas próximas semanas. “Estreitamos a rotatória e ampliamos a pista de rolamento, visando à mobilidade do trânsito da cidade”, pontuou.

O ato também teve a participação das engenheiras civis Anne Karollyne e Gerusa Lima Alves, dos arquitetos e urbanistas Wellington Santana e Aline Fiuza, da bióloga Alana Couto Ribeiro, e do diretor de Transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), Cleriston da Silva Sérgio.
Prefeitura cria Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental na Guarda Civil

Itabuna passa a contar com uma nova estrutura especializada que terá a finalidade de proteger o patrimônio ambiental do município. Trata-se do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop).

O lançamento do GOPA será no próximo domingo, dia 28, no Parque de Exposições Antônio Setenta, durante a Exposição Feira de Negócios de Itabuna (Expefenita).  A titular da Sesop, Mariana Alcântara, explica que a unidade deverá atuar nas ações de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais.

Segundo ela, o grupo especializado vai dar suporte, inclusive, aos trabalhos dos agentes de fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). “O GOPA surge numa fase muito importante do município, quando práticas ambientalmente corretas estão sendo incentivadas pela Administração municipal”, comenta.

“O prefeito Augusto Castro sentiu essa necessidade e  buscamos colocar essa estrutura em prática por meio da Guarda Civil Municipal. Para isso, fizemos parcerias para treinar nossa equipe, inclusive com a Prefeitura de Salvador e o 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna”.


O Decreto Municipal de nº 14.727, de 29 de outubro de 2021, estabelece que entre as atribuições do GOPA está o patrulhamento preventivo e ostensivo visando priorizar áreas de vegetação nativa e urbana, bem como coibir e minimizar os índices de poluição industrial e sonora.

Também prevê atuar em ações de desmatamento e na identificação de animais em situação de cativeiro sem a autorização do órgão competente, além de combater atos ilícitos de maus-tratos aos animais domésticos e silvestres. Ainda cabe ao GOPA, participar das atividades da Defesa Civil na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros.

Também caberá aos membros do Grupamento Ambiental convidar autoridades e órgãos  como a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)), a depender da circunstância, para ações de fiscalização e apreensão de produtos e instrumentos utilizados na infração de natureza administrativa e criminal.


O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira Nascimento, lembra que também competirá aos membros do GOPA conduzir à delegacia especializada, pessoas surpreendidas na prática de crimes ambientais. “Nossa equipe foi devidamente treinada e estará a postos para atender a comunidade podendo ser assinada pelo contato será o 153 ou WhatsApp 99813-9506”, informa.


Legendas: 1. Grupo de guardas civis municipais com instrutores de Salvador 2. Guardas que integram o GOPA/GCM aprenderam o manejo de serpentes em Serra Grande 3. Grupo de guardas civis municipais com instrutores de Salvador - Fotos Ascom


Fundação Marimbeta inicia as comemorações dos 34 anos de existência

Nesta terça-feira, dia 23, das 8 às 11h30min, a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente vai oferecer avaliação dentária, coleta de citologia, teste rápido para Síflis, HIV e Hepatite, varal solidário e atendimento médico, no sítio II, localizado no Bairro Fonseca. Os atendimentos destinados à comunidade integram a programação dos 34 anos da Fundação, comemorados no dia 30 de novembro.

Já na quarta-feira, 24, às 8 horas, a comunidade que vive em Nova Ferradas, onde está o sítio V, terá acesso a atendimento clínico geral, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, além de testes da glicemia, atendimento jurídico e serviços de cabeleireiro. Nos atendimentos médicos - odontológicos em todas as unidades será obrigatória a apresentação do cartão SUS e CPF.

A Fundação Marimbeta é uma autarquia dedicada ao ensino fundamental que reúne cinco sítios onde são oferecidas aulas de dança, capoeira, judo, artes marciais, violão, culinária, artes verdes, artesanato e esportes, no contraturno escolar. Atualmente as unidades contam com 450 alunos matriculados e 70 profissionais, entre professores e técnicos.

As celebrações também vão ocorrer na quinta-feira, dia 25, no Sítio I, no São Roque, a partir das 13h30min, com uma palestra sobre saúde bucal, com o dentista da Unidade Básica de Saúde Dilson Cordier, seguida de entrega de pães para alunos matriculados na Unidade, serviços de saúde e uma homenagem ao aniversário da instituição. No Sítio III, no São Pedro, no dia 26, das 10 às 13 horas, haverá estandes educativos, de saúde da mulher e saúde bucal.

“Estamos oferecendo os atendimentos nas unidades de cada bairro em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, explicou o presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva.

“Queremos mostrar a importância da instituição para as pessoas. São 34 anos de atendimento ao público. Esse é o momento de retribuir com nossas ações a parceria com a  comunidade”, afirmou.

As celebrações se encerram na terça-feira, dia 30, às 14 horas, com uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores, onde será feito um balanço dos últimos 11 meses da atual gestão da Fundação Marimbeta e de celebração da data.

“Neste momento, nossa avaliação é totalmente positiva. Mesmo com a pandemia, avançamos em pontos, como Estatuto da Fundação, inauguramos uma padaria e criamos o Projeto Alimenta que abrange a questão alimentar com e distribuição de pães diariamente para as famílias dos alunos dos Sítios”, comemorou, o presidente da Fundação Marimbeta.

Prefeito Augusto Castro felicita a desembargadora do TRT5 Eloína Machado

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), felicitou a juíza Eloína Maria Barbosa Machado por ter sido escolhida como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5-BA) da 5ª Região nesta segunda-feira em sessão do Pleno. A escolha da magistrada se deu por unanimidade do Colégio de Desembargadores.


Em janeiro deste ano, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna havia sido convocada vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Jeferson Muricy, no exercício da Presidência, para substituir no Gabinete da Desembargadora Maria Adna Aguiar do Nascimento. Agora, ela foi confirmada no cargo de desembargadora.


O processo será enviado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, e depois será enviado para o presidente da República, Jair Bolsonaro, que deverá chancelar a escolha do pleno do TRT5-BA.

A juíza Eloína Machado ingressou na magistratura em 1990, foi promovida em 1993 e por muito tempo como titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna onde tem seu trabalho reconhecido pelos operadores do Direito. Além disso, liderou ações sociais importantes, como a Campanha Natal Solidário para Todos, que há 29 anos vinha sendo realizada para a arrecadação de alimentos e posterior distribuição a famílias carentes em diversos bairros.

A ação social da campanha sempre contou com o apoio e participação das lojas maçônicas da cidade, ao lado dos clubes de serviço, como Lions e de Rotary Club, Ícone Áudio e Vídeo, Hospital  Beira Rio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), subseção Itabuna da OAB, UniFTC, Polícia Militar, Tiro de Guerra 06/007, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Trifil e o Shopping Jequitibá.

Boletim Covid-19

Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.282 pacientes curados, 35.303 confirmados, sendo 69 casos ativos; internados em UTI 09 ocupados, leitos de UTI disponíveis 14; internados em leitos clínicos, 05 leitos clínicos disponíveis, 13; e 687 óbitos confirmados e 268 descartados.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.




ASCOM/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...