sexta-feira, 26 de novembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Hospital de Base isola pacientes e contém surto de Covid-19

Depois de isolar na Enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) pacientes com o novo coronavírus, confirmados com exames de antígenos e RT-PCR, a direção da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) afirma que o surto foi contido e isolado. Na segunda-feira passada, dia 22, 38 pacientes foram submetidos à testagem e 17 deles tiveram resultado positivo para o Covid-19.

Desde a confirmação dos casos positivos, a direção da Fasi  colocou em prática o Plano de Contingência para COVID, isolado os pacientes positivos dos demais, intensificando as medidas protetivas e diminuindo o trânsito de acompanhantes e estudantes no Hospital. A direção informa que todos os pacientes são testados antes do internamento e realização de cirurgias.

“Todos os pacientes de duas enfermarias foram testados, além de acompanhantes e profissionais. Os pacientes que testaram positivo foram imediatamente isolados”, explicou a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Fernanda Ludgero, acrescentando que dois pacientes foram colocados na UTI – Covid para melhor monitoramento.

Atualmente, o Hospital de Base conta com oito leitos clínicos e 20 de UTI  exclusivamente para pacientes sintomáticos para a Covid-19. A direção trabalha para conseguir vagas em hospitais de Ilhéus e Camacan visando a transferência, já contando com o suporte da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), haja vista que a UPA Monte Cristo é a porta de entrada de primeira escolha para casos sintomáticos e que encaminha pacientes para  leitos de internação para em formato de porta aberta no Hospital de Base, precisando o hospital de manter leitos de retaguarda para esses casos.

Obras de requalificação do Cemepi entram na etapa final

As obras de requalificação do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) entraram na fase de acabamento, com os operários trabalhando na pintura externa e interna do prédio. A previsão é que até meados de dezembro todo o serviço esteja concluído.


De acordo com o administrador do Cemepi, Ermínio Rios, as chuvas de Primavera na cidade e na região nas quatro últimas semanas, contribuíram para o atraso no cronograma das obras. Mas, o esforço da equipe vem se recuperando dos dias perdidos devido ao mau tempo.

“O serviço entrou na fase de pintura e temos a expectativa de que na segunda semana de dezembro esteja concluído. A parte dedicada ao atendimento do SUS foi reformada para que a unidade pediátrica possa oferecer mais conforto e um atendimento humanizado aos pacientes”, afirma Ermínio Rios.

O administrado do Cemepi lembra que todo o trabalho de reforma para os pacientes do SUS foi realizado graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) que, em parceria com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem dedicado uma especial atenção ao setor da saúde.

Convênio

Na quinta-feira passada, dia 25, ocorreu uma reunião entre dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde e o corpo técnico do Cemepi para discutir a contratualização pelo Sistema Único de Saúde.
O retorno do atendimento do Cemepi o vai proporcionar aos usuários do SUS atendimento ambulatorial (consultas), realização de exames e internação.

“Sentamos com os técnicos do Cemepi para fazer os ajustes do contrato,  tendo sido apresentada uma proposta e nós fizemos uma contraproposta. Vamos ajustar as propostas na próxima semana, para fazer o contrato em definitivo. Com a inauguração da nova estrutura, a comunidade passará a contar com mais esse equipamento dedicado à saúde infantil”, garante a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Celebrações dos 34 anos da Fundação Marimbeta serão encerradas com sessão solene na Câmara


As celebrações dos 34 anos da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente serão encerradas na terça-feira, dia 30, às 14 horas, com uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores, quando será feito um balanço dos últimos 11 meses da atual gestão da instituição.  

O evento será aberto ao público e  terá participação de alunos, ex-alunos, pais e funcionários da Fundação, que conta com quatro unidades escolares (sítios), onde  são oferecidas aulas de dança, capoeira, judô, artes marciais, violão, culinária, artes verdes, artesanato e esportes no contraturno escolar. As unidades estão situadas nos bairros São Roque, São Pedro, Fonseca e Nova Ferradas.

Durante a semana, as comunidades atendidas pelos  sítios da Fundação Marimbeta  tiveram acesso a diversos serviços oferecidos da saúde a atendimento jurídico. Além disso, foram distribuídos pães do programa Alimenta que a instituição mantém para atender as necessidades nutricionais diárias dos alunos e de suas famílias.


O presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva, avaliou os três dias de celebração de aniversário como positivos, já que tiveram a participação dos os alunos e de seus responsáveis. “Foi um sucesso esse primeiro momento das celebrações.  A comunidade participou efetivamente das ações executadas”,  comemora.

Grupo Especial de Proteção Ambiental  da Guarda Civil será lançado no domingo
O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal será lançado no próximo domingo, dia 28, às 17 horas, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, e a comandante da GCM, Roseane Santos Silva. A cerimônia acontecerá no último dia da Expofenita, no Parque de Exposições Antônio Setenta.

O GOPA é um núcleo da Guarda Civil Municipal e se especializou para combater a poluição sonora, perturbação do sossego alheio e problemas que envolvam animais silvestres e domésticos e crimes e danos ao meio ambiente.

Segundo a secretária Mariana Alcântara, o GOPA inicialmente será integrado por 12 guardas-civis municipais que receberam treinamento do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna e do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal de Salvador. “Estão aptos a ajudar no combate aos diversos crimes ambientais que forem identificados em Itabuna. Além disso, ajudar a preservar o que temos de fauna e flora no entorno de nossa cidade”, destacou.


O Grupamento Especial de Proteção Ambiental da GCM ficará sediado, provisoriamente, no Parque de Exposições Antônio Setenta. Em caso de denúncia de crimes ambientais, as pessoas devem ligar para o número de serviço 153 que funciona 24 horas. “Estamos voltados para as ações em prol do meio ambiente e o prefeito Augusto Castro também abraçou a causa”, finalizou a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública.

Boletim Covid-19

Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.355 pacientes curados, 35.465 confirmados, sendo 150 casos ativos; internados em UTI 10 ocupados, leitos de UTI disponíveis 13; internados em leitos clínicos, 20 leitos clínicos disponíveis, 10; e 687 óbitos confirmados e 273 descartados.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...