sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Plenário libera troca de terrenos para saneamento em Itabuna


O Plenário da Câmara de Itabuna autorizou nessa quarta-feira, 24/11, a troca de um terreno público por uma área particular, ambos localizados no bairro Maria Matos. O imóvel recebido pelo Município, informou o Governo, será destinado exclusivamente para construção de estações elevatórias de tratamento de esgoto. A redação final da matéria que autoriza a permuta seguiu para sanção ou veto do prefeito Augusto Castro (PSD).

Conforme o Executivo, o terreno permutado tem metragem (em m²) maior que a propriedade particular, porém com valor estimado de venda inferior (R$ 30 mil contra R$ 35 mil). Por lei, permuta de imóvel público exige prévia avaliação e autorização legislativa. Os vereadores concordaram com a tese do Governo de que inexiste  prejuízo para Itabuna na troca, considerando a localização estratégica da área recebida e a relevância socioeconômica da obra.

Em 2020, a mesma permuta no Maria Matos havia ingressado no Legislativo itabunense, a tramitação, contudo, precisou ser interrompida em virtude do calendário eleitoral. Em 2021, a nova gestão municipal solicitou urgência na matéria por receio de perder verbas federais transferidas para o saneamento básico no Maria Matos. As estações, quando construídas, beneficiarão milhares de itabunenses do Jorge Amado, Lomanto Júnior, Urbis IV e do distrito de Ferradas.

 Alterações em IPTU e TFF

Estão nas Comissões Técnicas de Legislação e Finanças da Câmara de Itabuna dois projetos ligados à área tributária no município – ambos enviados pelo Executivo. Um deles (065/2021) propõe “nova planta genérica de valores do IPTU”. A segunda proposta (066/2021) trata de alterações na Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), regida pela Lei 2.173, de 1º de outubro de 2010.

Reunião extraordinária na manhã de quinta-feira (25) definiu como relatores das referidas matérias os vereadores Francisco Gomes (PSD), Nem Bahia (PP) e Wilma de Oliveira (PCdoB). Num primeiro momento, caberá a eles os pareceres em relação ao conteúdo originalmente proposto.

Segundo o Executivo, os projetos foram desenvolvidos por técnicos da Secretaria da Fazenda e corretores, que viram distorções na avaliação de imóveis urbanos em Itabuna. Trataram de isenções, critérios para novas atualizações das taxas e respectivos prazos. Mas caberá ao Legislativo, junto com seus técnicos, avaliar a legalidade das proposições.

Caso sejam aprovadas, as modificações passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. 

Ascom/Fotos : Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro foi internado às pressas

Bolsonaro foi internado às pressas em hospital de Manaus, após ato político Ex-presidente Jair Bolsonaro participou de lançamento do deputad...