Poeta Telmo Padilha, compadre de Jorge Amado, filho ilustre de Ferradas, depois da sua morte em 16 de Julho de 1997, ainda não tem seu nome imortalizado. |
Prefeitura e Governo do Estado levam Campanha Outubro Rosa ao Campo
Cerca de 50 mulheres produtoras rurais itabunenses, que trabalham em associações ou cooperativas, participam do encerramento das atividades da Campanha “Outubro Rosa no Campo”, terça-feira, dia 26. A ação teve início na segunda-feira passada, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna, Bairro Santo Antônio.Com o envolvimento das secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Políticas para as Mulheres (SPM), e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), a ação teve o objetivo de conscientizar as mulheres do campo sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.Palestras, orientações e atividades de relaxamento fizeram parte da programação do evento, que contou com a participação de agricultoras de diversas associações, a exemplo Roça do Povo, Serrado em Progresso e Ribeirão Seco. Hoje, elas foram agraciadas com um momento de relaxamento e alongamento apresentado pela representante da Diretoria de Agroinvestimento da Seagri, Jandira Mawusi.
Na sequência houve a palestra sobre “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Lei nº 11.340/06”, ministrada por policiais militares da Ronda Maria da Penha, em Itabuna. Contou ainda com abordagem da Secretaria de Políticas para as Mulheres sobre a importância do enfrentamento à violência, e sobre o tema “Empreendedorismo e Liderança das Mulheres no Meio Rural” com a engenheira de pesca Onilli Sitônio.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, ressalta a importância da Campanha “Outubro Rosa no Campo”, destacando que a ideia é estimular ações preventivas relativas à saúde da mulher, auto-exame e diagnóstico. Além disso, o fortalecimento do debate sobre a formação de lideranças para que as mulheres possam administrar suas propriedades com eficiência.
Secretaria Municipal de Esporte confirma programação esportiva de novembro
Enderson Guinho |
A primeira das atrações, dia 3, envolve adeptos de patins, que poderão exibir manobras variadas, a partir das 19 horas. A saída será do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano. No dia seguinte, será aberta às 17 horas, na Avenida Fernando Cordier, a disputa na modalidade calistenia, um conjunto de exercícios físicos onde se usa apenas o peso do próprio corpo e o atleta procura movimentar grupos musculares de maneira natural.
O secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho explica que esse tipo de esporte lembra um treinamento que trabalha força e resistência muscular, sem o uso de equipamentos de academia, halteres e similares
Ainda de acordo com a programação, de 5 a 7 haverá futevôlei a partir das 8 da manhã, na Avenida Beira Rio. No dia 6, tem natação a partir das 13h30min, no Parque Aquático do Ciso, e dia 7, acontece Game Fifa 22, a partir das 8 da manhã na sede da Secretaria de Esporte, na Rua Casemiro Rego, entre os bairros Góes Calmon e Conceição.
Já no dia 13, a partir das 14 horas, será aberto o “Torneio Proclamação da República Sublime de Futsal” entre o Ciso e Avenida Beira Rio. Essa modalidade vai acontecer ainda no dia 14 e 15, a partir das 9 horas.
Enquanto que a programação do dia 21, será no Bairro Jaçanã dentro do projeto “Movimente-se nos Bairros”, que acontece entre 8 e 11, das 15 às 18 horas. “Essa prática de esportes ao ar livre visa o lazer e o incentivo, mas também uma prática saudável que proporcione a satisfação, reduza o estresse e ainda permite maior integração entre as comunidades” destacou o secretário de Esporte.
No dia 28, acontece o 1º Guardião Run 2021, uma corrida de rua promovida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento terá largada e chegada na sede do Batalhão, no Bairro São Caetano.
Secretaria de Saúde prossegue na assistência a cães e gatos do antigo lixão
Secretários e dirigentes municipais participam
de curso oferecido pelo Sebrae
Secretários, subsecretários, dirigentes e gestores da Prefeitura de Itabuna participam de um Curso sobre Gestão Pública 4.0. O treinamento oferecido pelo Sebrae é voltado para membros das administrações municipais, cujo objetivo é qualificar os gestores públicos no contexto das transformações que afetam o presente e o futuro da gestão pública municipal.
O treinamento possui um cronograma de execução de três meses, com encontros quinzenais, aplicados de forma remota ou presencial. Ao todo, presencialmente oito encontros, com total de 62 horas mais mentoria e nove encontros remotos com carga de 48 horas mais mentoria.
As próximas atividades acontecem dias 27 e 28 de outubro, 9, 10, 23 e 24 de novembro e 19 de janeiro. Sendo que o último encontro será no dia 30 de julho de 2022
No Módulo 1 (Introdução) estão sendo abordados os temas: Cenário Brasil 2025, Ambiência para os pequenos negócios, Gestão 1.0 x Gestão 4.0: evolução do Estado brasileiro. No Módulo 2, a temática envolve Desenvolvimento endógeno: Resiliência econômica de cidades e Performance fiscal. No Módulo 4, Governo aberto: Transparência, Compliance e Accountability
Ao todo, são sete módulos com destaques para Gestão empreendedora, evidenciando Gestão pública empreendedora, Processo decisório, Gestão data driven, Transformação digital, Gestão orientada para resultados e Equipes de alto desempenho; Desenvolvimento sustentável: Desafios para a gestão pública: Brasil 2030 e Políticas de amortecimento dos impactos para os pequenos negócios em cenários pós-crise.
Mudança estatutária amplia objetivos da Associação dos
Agentes Ambientais
Na manhã desta terça-feira, dia 26, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza, participou de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Unime. Durante o encontro, foi aprovada a mudança a estatuária da Associação dos Catadores que, a partir de agora passa a denominar-se de Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna ( AACRRI).
A Assembleia Geral teve a participação da representante da Defensoria Pública da Bahia, Aline Müller, e do consultor do projeto André Dantas, além de 80 agentes ambientais. O consultor explicou que as mudanças estatutárias incluem a coleta seletiva e todas as suas etapas, dentre elas, a coleta, transporte, triagem, estocagem e comercialização do material reciclável. “Esse é um dos poucos projetos na Bahia em que os recursos financeiros foram assumidos pela gestão municipal”, elogia Dantas.
Ele disse ainda que a coleta de resíduos representa um novo momento para Itabuna e para a cultura da reciclagem. “O prefeito venceu os desafios de fechar o lixão e acolher os catadores, quem oferece aluguel social, cesta básica e auxílio financeiro, além de curso de capacitação”, acrescenta o consultor.
O trabalho de conscientizar a população sobre a reciclagem dos materiais já foi iniciado. Entre as ações, a mobilização de agentes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Infraestrutura e Urbanismo e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) que na manhã de hoje visitaram condomínios e residências do Góes Calmon. No bairro, houve a distribui panfletos e orientações
A coleta seletiva em Itabuna começa em novembro e terá o suporte de oito ecopontos instalados em alguns bairros e nas Praças Adami, Camacan, além da Avenida Aziz Maron. Cada ecoponto terá 1,90 metro de altura e capacidade para armazenagem de 2.500 litros de resíduos. “Nossa proposta é colocar um catador durante o dia para orientar a população sobre o descarte correto”, falou o , consultor do projeto André Dantas e do Programa de Coleta Seletiva, que está boa receptividade dos itabunenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável