segunda-feira, 25 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: OS 206 ANOS DE FERRADAS VÃO SE COMEMORADOS DIA 27

Festividades marcam comemoração dos 206 anos de Ferradas, onde nasceu Jorge Amado

A Prefeitura de Itabuna vai promover festividades nesta quarta-feira, dia 27, para marcar os 206 anos do distrito de Ferradas, adiada do dia 19 de outubro. Nascida no século XIX, como aldeamento dos índios Guérens, Camacans e Pataxós e de outros tribos do sul da Bahia, a localidade, a 12 quilômetros do centro da cidade também é local de nascimento dos escritores Jorge Amado e Gustavo Veloso e do poeta Telmo Padilha.
 
Ferradas concentra a riqueza histórica, cultural, econômica e social grapiúna, a partir de relatos do frei capuchinho Ludovico de Livorne com seus superiores na metrópole, em Lisboa,  entre 1818 e 1848. Na festejada “Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus”, escrita em 1936 e reeditada pela Editora da Uesc (Editus, 1ª edição, janeiro 2006), João da Silva Campus dá destaque ao vilarejo imperial, como local de ressocialização dos índios desgarrados no mundo colonial e imperial.
   
A PROGRAMAÇÃO

Na quarta, a programação se inicia às 7 horas, com um Aulão Funcional, ministrado pelo professor Danilo Cezar, seguido de Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e brincadeiras e jogos recreativos sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer. A partir das 9 horas, em seis estandes começa o atendimento das demais secretarias municipais num dia intenso de atividades.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) vai promover a distribuição de 700 mudas de frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (ipê amarelo, etc.). Uma equipe de agrônomos e técnicos em agropecuária da Seagrima dará as orientações de plantio e manejo.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai fazer o atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização do cadastro único (CadÚnico), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientação sobre programas sociais. Também vai cadastrar para o ID Jovem e fornecer serviços de manicure e cabeleireiro e lançar o Programa Micro-ônibus nos bairros.

Aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, autoexame de mamas, panfletagem e orientação sobre a prevenção do câncer serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) fará testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e Educação em Saúde.

Ficará a carga da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) atender aos microempreendedores individuais (MEI) e orientá-los sobre a formalização ou atendimento, enquanto a assistência jurídica será oferecida pela Secretaria de Governo, por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada.

A partir das 14 horas, a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente fará apresentações de dança, a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Fernando Veloso Meneses, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”, pela Via Litterarum; apresentação de Capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem ou residiam em Ferradas e fala do presidente Valter Silva. Às 15h45min, acontece a apresentação de voz e violão com o cantor Carlos Santana.

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 206 da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro II), oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Entre às 18 e 20 horas,  a programação será executada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A apresentação do Hino Nacional e Monólogo, a cargo de um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Em seguida, fala do presidente de FICC, Aldo Rebouças e do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que vai assinar Ordens de Serviço para as obras de construção de quadra de areia e do Espaço Comunitário, exibição de vídeo institucional e homenagens.

Vacinação contra a Covid-19 nas UBS e UFS nesta semana acontece em três dias

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que nesta semana haverá três dias pontuais para vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família em Itabuna.


Depois de hoje, nesta terça-feira, dia 26, e na quarta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas a vacinação será para três públicos distintos. A primeira dose é destinada às pessoas maiores de 18 anos.

A segunda dose é para pessoas que estão com data de retorno até o dia 30 de outubro para uso das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer. Já para a terceira dose, o público são idosos maiores de 65 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 6 meses.

Diferentemente das últimas semanas em que haviam dois dias, nesta semana, além das ações nos postos, haverá também ações específicas da Rede de Frio. A exemplo das vacinações para públicos específicos e da ação geral para quem está em atraso na segunda dose e para aplicação da terceira dose que ocorrerá no sábado, dia 30, das 14 às 20 horas, no Shopping Jequitibá.

Para os adolescentes, ocorre a Campanha de Multivacinação durante todo o mês de Outubro. Vai até sexta-feira 29, na qual inclui todas as vacinas de rotina, inclusive contra o Covid-19 para jovens menores de 15 anos. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, e quando for o caso, cartão de vacina com registro das doses anteriores.

Mobilização do Programa de Coleta Seletiva chega ao

Bairro Jardim Vitória



A Prefeitura de Itabuna segue avançando com o trabalho de mobilização dos itabunenses para implantação do Programa de Coleta Seletiva. Nesta segunda-feira, dia 25, as equipes de mobilização integrada por representantes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) visitaram condomínios e residências do Bairro Jardim Vitória.  

No trabalho os mobilizadores contam com o apoio de um ônibus para visitar os bairros contemplados na primeira fase deste projeto-piloto. Na visita aos moradores do Jardim Vitória, seja em edifícios residenciais, casas ou mesmo estabelecimentos comerciais foram passadas informações sobre a necessidade de a comunidade se preparar para iniciar a separação do lixo no ambiente doméstico.
 
“Aqui no Jardim Vitória muitas pessoas já haviam tido alguma informação em relação à coleta seletiva, inclusive, percebemos que os porteiros dos prédios estavam bastante inteirados da nossa ação em favor da coleta seletiva.  Esse fato me chamou muito a atenção”, comentou o coordenador de projetos da Seplan, Rosivaldo Pinheiro.

Nesta terça-feira, dia 26, o Góes Calmon será visitado. Na quarta-feira, o Bairro Conceição, enquanto no dia 3 de novembro será a vez do Bairro de Fátima. No dia 4 a comunidade do Bairro Califórnia receberá a visita das equipes. E, no dia 5, encerrando o ciclo de mobilizações, será  a vez do Bairro São Caetano.

O trabalho de mobilização popular foi iniciado na Avenida do Cinquentenário, na sexta-feira passada, dia 22,  quando panfletos informativos sobre a importância da colaboração do segmento comercial e de serviços foram alertados para o sucesso do programa. “Percebo haver uma predisposição muito grande de todos para as pautas ambientais. Com isso, temos tido uma excelente recepção das pessoas”, comenta o coordenador de projetos da Seplan.

Rosivaldo Pinheiro lembra que para a eficácia do Programa de Coleta Seletiva é necessário o engajamento de todos os setores da sociedade grapiúna. Ele frisa que este é o momento do despertar para a importância da separação correta dos resíduos. “Estamos dando passos firmes e planejados para cumprir todo o planejamento, sem causar gargalos e fazendo fluir positivamente o trabalho”, acrescenta.

REDE DE APOIO

O Programa de Coleta Seletiva integra o Projeto Recicla Itabuna iniciado há cerca de seis meses pela Prefeitura com a desativação do antigo lixão e implantação do aterro sanitário certificado, com o apoio da CVR Costa do Cacau. Na sequência houve uma série de ações integradas para assistência às famílias que viviam da coleta de materiais do lixão.

As famílias recebem auxílio financeiro, aluguel social, distribuição de cestas básicas e participaram de cursos e capacitações para que como  agentes ambientais possam trabalhar de forma organizada por meio de uma associação, além da implantação de um galpão para início de uma nova fase profissional.

Boletim Covid-19



Novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.191 pacientes curados, 35.172  confirmados, sendo 48 casos ativos; internados em UTI 08 ocupados, leitos de UTI disponíveis 15; internados em leitos clínicos, 04 leitos clínicos disponíveis, 14; e 664 óbitos confirmados e 269 descartados.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Catástrofe afeta 707 mil gaúchos, e tem 66 mortos e 6 óbitos suspeitos

Há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 332 cidades gaúchas Do - Diario do Poder ...