quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro anuncia apoio ao novenário de N. S. da Conceição

Prefeito Augusto Castro anuncia apoio ao novenário de N. S. da Conceição e a revitalização da Praça dos Capuchinhos

A Prefeitura de Itabuna dará apoio à realização do novenário de Nossa Senhora da Conceição e iniciará no próximo mês, o projeto de revitalização da Praça dos Capuchinhos, no bairro que leva o nome da santa. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD) ao receber em audiência o padre Adriano Fernandes, pároco e coordenador dos festejos religiosos previstos para começar no dia 29 de novembro.
Prefeito Augusto Castro recebe dona Maria das Dores Castro
 e Padre Adriano Fernandes - Foto Ascom

O pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi recebido no final da tarde de terça-feira, dia 26, pelo prefeito Augusto Castro em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves. Padre Adriano estava acompanhando de Dilson Evangelista (Bob), coordenador do Terço dos Homens; Maria das Dores Castro, da Pastoral da Liturgia; Heródoto Jovita, presidente da Associação de Moradores; Vicente José Silva e Ederivaldo Benedito, do Terço dos Homens, e Gustavo Oliveira, da Pastoral da Comunicação (Pascom), integrantes de movimentos da Paróquia.

 A revitalização da praça dos Capuchinhos, uma antiga reivindicação dos moradores e comerciantes do Bairro Conceição, integra os 14 primeiros logradouros públicos que serão recuperados pela atual administração. Segundo o prefeito Augusto Castro, o projeto que prevê reforma total, iluminação e mudança paisagística será discutido na noite do próximo dia 18 durante reunião no Salão Paroquial da Igreja da Conceição.

De acordo com o padre Adriano Fernandes, a programação se estenderá até 8 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, segundo o calendário católico. Os festejos contarão, além do tradicional novenário, com a instalação de uma Quermesse na Praça dos Capuchinhos, onde serão apresentados e comercializados vestuários, comidas e bebidas típicas.

Durante o período, estão previstas a novena e a celebração de missas. Neste ano, assim como o passado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus e seguindo os protocolos de saúde, a programação foi alterada. Na Rua Bela Vista, numa das laterais do templo católico, serão instalados toldos, palcos, telões e banheiros químicos.

Ao garantir o apoio da Prefeitura ao novenário, o prefeito Augusto Castro acionou os técnicos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), da Secretaria Municipal Transporte e Trânsito (Settran) e da Guarda Civil Municipal (GCM). As festividades em louvor à Nossa Senhora da Conceição serão encerradas com uma procissão pelas ruas do bairro e a benção do Santíssimo Sacramento.

Muita diversão para marcar os 206 anos do aniversário  de Ferradas

A dona de casa Maria da Conceição dos Santos, 70 anos, residente no Bairro de Ferradas, aproveitou a oferta de serviços públicos pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 27, perto de casa para fazer exames de saúde. “É muito bom poder receber esse atendimento na porta de casa. Nunca é tarde para cuidar da saúde”, comentou.

Já Fabiane Oliveira dos Santos, moradora de Nova Ferradas, garantiu algumas mudas de Açaí. “Adoro árvores frutíferas. No quintal da minha casa, tenho cajarana, limão e várias outras frutas”, contou. As mudas foram distribuídas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“Foram cerca de 700 mudas frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (Ypê amarelo, etc.) reservadas para este evento”, disse o secretário Moacir Smith Lima. As duas donas de casa foram algumas das pessoas que se beneficiaram da ação social promovida pela Prefeitura de Itabuna em comemoração aos 206 anos de Ferradas, que nasceu como Vila Imperial no século XIX.

Para marcar a importante data, a Prefeitura de Itabuna levou para a Praça Jorge Amado, uma série de serviços para a população local, por meio de secretarias e outros órgãos do município. Também proporcionou momentos de lazer e diversão para crianças, jovens e adultos da localidade.

Na área de saúde foram oferecidos serviços, como aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, disponibilização de quatro tipos de testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), e marcação de exames.

“Este é momento de estarmos mais próximos da comunidade, trazendo serviços para quem mais precisa”, comentou a diretora da Central de Regulação e Controle do SUS, Anarone Céu.  

Em estandes montados na praça, a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda disponibilizou serviços e informações para os Microempreendedores Individuais (MEI), além da distribuição de máscaras faciais. Já a Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente esteve presente com exposições de artesanatos e artigos culinários.

Por sua vez a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) levou o micro-ônibus para atendimento psicológico e com assistentes sociais, além de promover a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e de programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ID Jovem. Enquanto a Secretaria de Governo esteve presente por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada (AJE).

DIVERSÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA
Na área esportiva e de lazer uma diversificada programação foi preparada com Aulão Funcional, recreação com a equipe Kathynho Karvalho, Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e muita dança.
O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, aproveitou para chamar a atenção para o fato de que o esporte precisa ser reconhecido como política pública e, consequentemente, estimulado entre as crianças.

“Daí a importância de estimular a prática de atividades como o Funciofut. É a partir do esporte que podemos despertar na criança o desejo de se tornar um profissional de educação física, um árbitro, entre outras profissões e não apenas um atleta. Mas, esse desejo precisa ser estimulado na fase escolar”, argumentou.

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) marcou presença no evento levando informações educativas para a garotada. Os alunos da Escola Sossego da Mamãe, em Ferradas, instituição de ensino que tem uma história de 47 anos, fizeram belíssimas apresentações artísticas e culturais com destaque para a história da localidade que foi transformada em Vila Imperial por decreto de Dom Pedro II.

ônibus social 

Nesta quarta-feira, dia 27, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), durante a comemoração dos 206 anos do bairro de Ferradas entregou o micro-ônibus social que vai atuar de forma itinerante nos bairros da cidade, oferecendo serviços de assistência e facilitando o acesso das pessoas aos demais serviços aos quais têm direito.

A secretária da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, lembrou que a iniciativa é inédita no município. “O micro-ônibus do Social é um importante instrumento que vamos utilizar agora em benefício da população. É algo inédito em nossa cidade, já que nunca uma Secretaria esteve tão próxima de quem precisa oferecendo os serviços que o povo tem direito sem que precise se deslocar até o Centro da cidade. Nós vamos até as pessoas”,  afirmou Andrea Castro.

A secretária destacou ainda que será elaborado um cronograma para divulgação prévia dos bairros onde o ônibus social estará presente. “Faremos a divulgação em nossas redes sociais e na imprensa do cronograma completo dos dias, horários e bairros em que o ônibus estará presente com todos os serviços que a Secretaria de Promoção Social oferece”, disse a secretária Andrea Castro.

Ainda durante as comemorações de aniversário de Ferradas, a Semps fez atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização do cadastro único (CadÚnico), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação sobre programas sociais e entregou kits de maternidade para as gestantes cadastradas nos CRAS. Também fez cadastro para o ID Jovem e forneceu serviços de massagem e ventosa para os moradores da localidade.

Serviços de saúde

Na tarde desta quarta-feira, 27, moradores de Ferradas, puderam fazer testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis, que são infecções  sexualmente transmissíveis.  Além disso, em um palco montado na Praça Jorge Amado, os moradores tiveram apresentações de capoeira e de voz e violão, com o cantor  Carlos Santana.

 
Os serviços de saúde e assistência social e as  apresentações artístico-culturais foram oferecidos pelas secretarias municipais de Saúde, de Combate à Pobreza, Agricultura e Meio Ambiente, Governo e pelas fundações Itabunense de Cultura (FICC) e Marimbeta, que homenageou ex-alunos  do Sítio 5, localizado em Nova Ferradas.

“A entrega de certificados e de uma camisa da Marimbeta é o reconhecimento do papel desempenhado por cada um como ex-alunos,  hoje apoiadores”, comemorou  o presidente da Fundação Marimbeta Valter Silva.  Para ele, a história de Ferradas se confunde com a da Fundação. “Há 35 anos mantemos uma parceria com o bairro, através de ações sociais e envolvendo os alunos. Hoje o dia  foi de justas homenagens”, disse.
 
O mestre de capoeira da Fundação Marimbeta, João Gonçalves (Mestre Sedex) acredita que a celebração é  uma oportunidade para expandir a cultura afro-brasileira. “É uma forma de contribuir com a  cidadania dos alunos”,  afirmou.
 
As atividades comemorativas dos 206 anos de Ferradas reuniram profissionais do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT). “Nesta tarde os serviços mais procurados foram para aferir a pressão arterial e glicemia. Mas estamos fazendo uma busca ativa e convidando a população para fazer testagens das  Infecções Sexualmente Transmissíveis ( IST)”, afirmou a enfermeira Camila Ramos.

Durante  as celebrações a equipe  da Atenção Básica  ministrou palestras sobre a prevenção e o combate  ao  câncer de mama.  Em um estande montado na Praça Jorge Amado a equipe da Central de Regulação do SUS fez a marcação de exames. “Estamos atendendo à demanda espontânea e o morador já sai com o agendamento em mãos”, falou a diretora da Regulação Annarony Céu.

Os exames mais requisitados foram oftalmológicos, urológicos, ultrassonografia e dermatologia.  Também houve demanda para cardiologia e proctologia. “Estamos ofertando o agendamento de ultrassom da mama e ainda consultas em mastologia. São pacientes que já estavam com as demandas em mãos”, explicou Annarony Céu.

Moradora de Ferradas, dona Maria José Ribeiro, 58 anos, se disse satisfeita ao buscar uma consulta com médico dermatologista. “Já tive em todos os serviços aqui oferecidos. O evento festivo está  muito bom e Ferradas está de parabéns”, concluiu.

CERPAT capacita enfermeiros e médicos sobre detecção e tratamento da Sífilis

Um grupo de 50 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do primeiro e segundo módulos participam de capacitação promovida pelo Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento é oferecido pela Prefeitura de Itabuna.

O curso que visa orientar os profissionais para a detecção e tratamento da sífilis e sífilis congênita, foi iniciado na quarta-feira, dia 26, no Campus II da UniFTC,  e se encerra na sexta-feira, dia 29, com  a capacitação, das 8 ao meio-dia, para médicos e enfermeiros do terceiro e quarto módulos.

A coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros, disse que entre seus objetivos do curso também procura destacar a importância dos profissionais de saúde no diagnóstico, acompanhamento das ações e enfrentamento da sífilis nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Por isso, foram oferecidos materiais com o protocolo atualizado dos casos de sífilis em Itabuna.

De acordo com Fernanda Barros, os casos de sífilis em Itabuna aumentaram bastante nos últimos anos. “Estamos vivendo uma epidemia de sífilis. As pessoas não sabem, mas estão surgindo muitos casos e é muito importante que todos se conscientizem e se previnam”, alertou.

Foram convidados para o curso a médica infecto-pediatra do Cerpat, Carlineia Lima e a psicóloga e enfermeira assistencial na Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Tríssia Cunha, a enfermeira Márcia Verônica, dentre outros profissionais.


Neste mês, a equipe do Cerpat esteve diariamente nas Unidades Básicas e de Saúde da Família  intensificando as ações do Outubro Verde. Foram realizadas testagens e atividades de conscientização da população sobre a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST).

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema Pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso da camisinha, por transfusão de sangue contaminado (raro, mas pode acontecer) ou a mãe infectada passa para o bebê durante a gestação ou o parto.

Os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e realizados no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) com atendimento das 8 às 17 horas, sem intervalo de almoço. A unidade fica situada na Avenida Amélia Amado.
Boletim Covid-19



Novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.194 pacientes curados, 35.172  confirmados, sendo 42 casos ativos; internados em UTI 10 ocupados, leitos de UTI disponíveis 13; internados em leitos clínicos, 03 leitos clínicos disponíveis, 15; e 669 óbitos confirmados e 267 descartados.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.






Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...