sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Reforma das Praças de Itabuna

 As árvores e as praças

Por trás dos tapumes colocados para a nova roupagem das praças de Itabuna, existem muitos segredos, ao modelo que será praticado, implantado em cada uma delas. Pois ninguém tem conhecimento, nem mesmo a comunidade, desta cidade, em relação as suas maquetes.

Devido a isso, não sabemos se a notícia procede ou não, mas a realidade é que, um profissional do volante (taxista) da Praça José Bastos; uma das praças que sofrerá essa tal reforma, nos informou de que todas as árvores do local serão cortadas. Isso confirmado por outro colega seu! De início, não estamos acreditando. “Mas onde há fumaça, há fogo! ”. Já dizia os nossos avós. Caso isso venha acontecer será um grande desrespeito aos gestores anteriores e, um completo descaso, mais uma vez, com a memória, já apagada, deste município.

Cabe agora ao IBAMA, ao INEMA e outros órgão fiscalizadores e executores desse setor de preservação de nosso verde, ficarem atentos. Pensando nessa possibilidade, daqui convocamos o nosso grande defensor de nossas árvores, o ecologista e poeta, Walmir do Carmo, para verificar essa informação, e nos trazer uma informação concreta. 

Pois acostumamos a dizer que “árvore não se corta, se planta!”; quando elas não dão frutos, dão a sombra e a desobstrução do gás carbônico do ar, além de serem concentradoras  do acasalamento e a casa dos pássaros; livres para voarem e embelezarem o mundo, com o seu cantar sagrado e divino que Deus lhe deu, e sair por ai distribuindo sementes, através das suas fezes..., contribuindo e muito para a nossa fonte de alimentos, florindo e dando frutos ao mundo...  

Que as nossas praças recebam as devidas reformas, mas deixem as arvores em paz! Assim, como, serão humanizados esses locais? Está dado o recado.      

Pensem nisso senhores do Poder! Nem só de dinheiro vive o ser humano. Tenho dito!

 Joselito dos Reis

29.10.2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...