sábado, 30 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Diretoria de Defesa Civil está monitorando áreas de risco

A Diretoria de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop) prossegue com sua atuação preventiva e de monitoramento de áreas de risco de alagamentos e de desabamentos no centro e bairros de Itabuna. Neste mês, atendeu mais de 20 chamados para fiscalizar casas abandonadas, marquises e muros de imóveis públicos e particulares.

Quanto às áreas de baixada ou que tenham registrado alagamentos nas chuvas que ocorreram nos últimos dias, tem contado com o suporte da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para a limpeza de bueiros e de canais de drenagem, recolhimento de lixo descartado em locais inadequados ou notificações de proprietários de casas ou terrenos baldios para a remoção de entulhos.

A diretora da Defesa Civil, Elciane Rodrigues Reis, afirma que as equipes atuam na prevenção, fiscalização e orientação das pessoas para que os riscos sejam evitados. “Além disso, é muito importante que sejamos acionados sempre que situações que evoluam para questões que envolvam segurança”, acrescenta. Nesses casos, a chamada deve ser feita pelo número de serviço 153 disponibilizado pela Sesop.

Nesta sexta-feira, dia 29, por exemplo, a partir de um chamado, a Diretoria da Defesa  Civil fiscalizou um imóvel na Rua F, no Centro Comercial de Itabuna, principal centro distribuidor de hortigranjeiros e alimentos. No local, um muro na calçada da área externa foi interditado por representar riscos aos transeuntes e feirantes, com afixação do aviso, cavaletes e fitas de segurança.

Em dezembro a 1ª Copa da Segurança Pública

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) vai realizar a 1ª Copa da Segurança Pública da Cidade de Itabuna, com a participação de agentes de várias corporações.  A disputa de futebol de  campo vai reunir 12 equipes e acontecerá no período de 3 e 10 de dezembro na Associação Atlética Banco do Brasil ( AABB).


De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, a Copa terá a participações de agentes de segurança do 15 º Batalhão da Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Rondas Especiais da PM (Rondesp), Polícia Rodoviária Estadual, agentes penitenciários, Cipe Cacaueira e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran).

“Com esta competição esportiva, o nosso objetivo é promover uma maior integração entre as corporações e os profissionais da segurança pública”, disse  Enderson Guinho. O secretário acrescentou que nos meses de novembro e dezembro vários eventos estão movimentando a agenda esportiva da cidade envolvendo pessoas de todas idades.

Durante reunião entre o secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, e os comandantes e representantes das corporações de segurança na última quinta-feira, dia 28, os detalhes da 1º Copa da Segurança Pública foram tratados. Na ocasião o projeto foi apresentado e recebeu o apoio de todos.
 
Para Guinho, a 1ª Copa da Segurança Pública da Cidade de Itabuna servirá como motivação para a prática esportiva nas diversas áreas da sociedade. “Cada time poderá levar   dois convidados de outra cidade”, afirmou

VILA OLÍMPICA

Sobre as obras de reforma e requalificação do Ginásio de Esportes da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, o  secretário Enderson Guinho disse que o imóvel deverá ser entregue até   março. As obras estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“Já foi instalado  acessibilidade para cadeirantes ao ginásio e  adequações na piscina  ao  padrão olímpico, o que vai nos possibilitar campeonatos envolvendo maior número de atletas”, afirma.

As obras começaram em  julho deste ano, a reforma dos vestiários já  está  avançando, além da recuperação do mosaico na frente do ginásio.

Prefeitura avança para mais um ciclo de  mobilizações do Programa de Coleta Seletiva

Na próxima quarta-feira, dia 3, a Prefeitura de Itabuna se prepara para iniciar a segunda etapa do ciclo de mobilizações da comunidade para a implantação do Programa de Coleta Seletiva. Desde a semana passada visitas foram realizadas no comércio e nos domicílios dos sete bairros que participam da primeira fase do projeto-piloto.


Ao avaliar o primeiro ciclo de mobilizações, o diretor de projetos da Secretaria de Planejamento (Seplan), Rosivaldo Pinheiro, considera que este momento está sendo muito positivo. Ele lembra que as visitas estão sendo realizadas com o objetivo de levar informações para os itabunenses sobre a importância e a necessidade da implantação do Programa de Coleta.
 
Na sexta-feira passada e nesta semana as visitas da equipe de mobilização percorreram a área central da cidade fazendo uma abordagem junto a comerciantes, transeuntes e comerciários, além das comunidades do Jardim Vitória, Góes Calmon e Conceição. “Vamos retomar na quarta-feira, com uma visita a comunidade do  Fátima e, no dia seguinte, no Bairro Califórnia. No dia 5, o São Caetano será o bairro visitado”, informa.

Para Rosivaldo, os itabunenses abordados se mostram dispostos a colaborar. “Estamos vendo uma cidade voltada a participar dessa grande ação que está sendo construída em etapas. Trata-se de mudança de hábitos. Toda sociedade precisa estar envolvida. Nesses hábitos iniciais, vamos começar a mudar já dentro de casa, separando os resíduos recicláveis (secos) dos que não são recicláveis (molhados)”, ensina.

Ele explica que os resíduos secos são aqueles que podem ser reciclados, como por exemplo, alumínio, embalagens plásticas, papel, papelão, entre outros. Já os molhados não têm utilidade na reciclagem e aproveita para agradecer o envolvimento da equipe multidisciplinar no Programa, bem como a comunidade pela receptividade.

“Nós temos visto que as pessoas estão dispostas a participar, se interessam em perguntar e também agradecem ao prefeito Augusto Castro por ter acabado com o lixão e a secretária Andréa Castro que abraçou o programa e os catadores do antigo lixão que hoje são agentes ambientais, dando toda política de assistência”, afirma.

Rosivaldo também fez um agradecimento especial às demais secretarias municipais envolvidas de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), Educação, Governo e Saúde, além das empresas CVR Costa do Cacau e Biosanear. “Estamos nos organizando para ter uma cidade sustentável, mais humana e melhor para todos nós”, conclui.
 
Defesa Civil da Bahia vai capacitar e treinar Diretoria da Defesa Civil 

A Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Itabuna vai receber capacitação e treinamento do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) para suas  ações cotidianas e de respostas aos desastres naturais. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 29, pela diretora Elciane Rodrigues Reis depois de um encontro com o superintendente estadual coronel bombeiro Miguel de Almeida Filho.

O titular da Sudec – BA esteve no Centro Administrativo Firmino Alves para conhecer as ações da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Na oportunidade, disse que está trabalhando  na estruturação dos órgãos da Defesa Civil dos municípios baianos, responsáveis pelas primeiras respostas em caso de desastres naturais, a exemplo de cheias, alagamentos, desabamentos, etc. “Vamos capacitar e estruturar as instituições e preparar Planos de Contingências para ações de prevenção e de respostas a desastres e incidentes previstos na legislação”, explicou.

Segundo o coronel Miguel de Almeida Filho neste projeto a Sudec – BA trabalha prioridades, daí ter procurado se associar com os consórcios intermunicipais para fortalecimento do Sistema Defesa Civil da Bahia. Para isso, esteve na Chapada Diamantina visitando municípios afetados com incêndios florestais, tendo se reunido com o Consórcio Chapada Forte. “A maioria dos municípios ainda são comissões, mas é fundamental que sejam coordenações estruturadas. Há uma inversão com o estado atuando primeiro”, declarou.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Elciane Reis, a visita do titular da Sudec serviu para discutir as parcerias, inclusive com o 4º GMB, demais instituições e  a sociedade. “A Defesa Civil é um organismo que atua nas três esferas  - nacional, estadual e municipal. É uma engrenagem que sozinha não anda. Com o suporte vamos ter estrutura para atender as necessidades da população”, esclareceu.

Em relação à elaboração do Plano Municipal de Contingência, a diretora Ane Reis explicou que  é meta da administração do prefeito Augusto Castro, já tendo sido preparado um cronograma de atendimento às demandas em relação às chuvas. “Vamos aproveitar a disposição da Sudec – BA, dos bombeiros e da Prefeitura para atuar firmemente para ter essa ferramenta e inclusive auxiliar e cooperar com os municípios circunvizinhos. Vamos estar preparados para atuar em casos de desastres”, concluiu.

Secretaria Municipal de Saúde adia vacinação no Shopping Jequitibá

A Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura adiou para o dia 6 de novembro a vacinação contra o Covid-19 que aconteceria neste sábado, dia 30, das 14 às 20 horas no Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna. O remanejamento da data aconteceu para melhor organização da demanda de vacinas para atender ao público.

A vacinação é direcionada para repescagem de pessoas que estão em atraso na segunda dose das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer. Além disso, atenderá também, idosos que receberão a terceira dose de acordo com a idade vigente e que tenham seis meses de conclusão do ciclo vacinal.

Nesta semana, aconteceu em dias específicos a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira foi executada a aplicação da primeira, segunda e terceira dose do imunizante. Já o calendário para os dias da próxima semana será divulgado até terça-feira, dia 2.

Prefeitura autoriza retorno das aulas presenciais na Rede Privada e eventos até 500 pessoas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), por meio dos Decretos de nº 14.725 e 14.726, publicado na Edição Eletrônica do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 29, autoriza o retorno das aulas 100% presenciais na Rede Privada de Ensino de Itabuna em todo o território do município e os eventos e atividades com público com até 500 pessoas.


Dentre os eventos em logradouros públicos ou espaços privados,  urbanos e rurais, estão circos, parques de exposições, passeatas e afins, que permitam o cumprimento integral dos protocolos de segurança e saúde, principalmente o uso de máscara de proteção e distanciamento social, por período indeterminado, até decisão posterior , desde que sejam cumpridas as regras preventivas e protocolos sanitários. As normas podem ser consultadas no Diário disponível no site oficial da Prefeitura de Itabuna.

No caso de unidades de ensino, de acordo com o Decreto, somente poderão retomar as atividades no formato 100% presencial, as Unidades de Ensino que possuírem Alvará Sanitário, expedido pela Vigilância Sanitária. Sobre a decisão da retomada das aulas nesta modalidade, ficará facultado à diretoria de cada unidade de ensino.

O documento ainda estabelece que caberá também às escolas oferecer aos pais ou responsáveis a opção de escolha sobre a opção pelo ensino no formato híbrido ou remoto, “garantindo sempre, para aqueles que optarem pelo ensino remoto, a permanência integral nessa modalidade, com toda estrutura necessária”.

Será permitido o funcionamento de cantinas e refeitórios no interior das unidades de ensino, desde que sejam adotadas todas as medidas sanitárias, incluindo a higienização total dos produtos de consumo, bem como a organização das filas e a sanitização do espaço.


Sobre os cuidados e critérios estabelecidos no protocolo setorial de prevenção e segurança, vale destacar: utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; organização e controle do fluxo de pessoas circulando ao mesmo tempo.

Também serão observadas as instalações físicas, se permitem a circulação de ar natural em todo o ambiente; além da presença de pias com “dispenser” de sabão líquido e toalhas descartáveis de papel, em áreas internas da escola; e a higienização periódica de todo o espaço da unidade de ensino.

Defesa Civil da Bahia vai capacitar e treinar Diretoria da Defesa Civil 

A Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Itabuna vai receber capacitação e treinamento do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) para suas  ações cotidianas e de respostas aos desastres naturais. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 29, pela diretora Elciane Rodrigues Reis depois de um encontro com o superintendente estadual coronel bombeiro Miguel de Almeida Filho.

O titular da Sudec – BA esteve no Centro Administrativo Firmino Alves para conhecer as ações da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Na oportunidade, disse que está trabalhando  na estruturação dos órgãos da Defesa Civil dos municípios baianos, responsáveis pelas primeiras respostas em caso de desastres naturais, a exemplo de cheias, alagamentos, desabamentos, etc. “Vamos capacitar e estruturar as instituições e preparar Planos de Contingências para ações de prevenção e de respostas a desastres e incidentes previstos na legislação”, explicou.

Segundo o coronel Miguel de Almeida Filho neste projeto a Sudec – BA trabalha prioridades, daí ter procurado se associar com os consórcios intermunicipais para fortalecimento do Sistema Defesa Civil da Bahia. Para isso, esteve na Chapada Diamantina visitando municípios afetados com incêndios florestais, tendo se reunido com o Consórcio Chapada Forte. “A maioria dos municípios ainda são comissões, mas é fundamental que sejam coordenações estruturadas. Há uma inversão com o estado atuando primeiro”, declarou.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Elciane Reis, a visita do titular da Sudec serviu para discutir as parcerias, inclusive com o 4º GMB, demais instituições e  a sociedade. “A Defesa Civil é um organismo que atua nas três esferas  - nacional, estadual e municipal. É uma engrenagem que sozinha não anda. Com o suporte vamos ter estrutura para atender as necessidades da população”, esclareceu.

Em relação à elaboração do Plano Municipal de Contingência, a diretora Ane Reis explicou que  é meta da administração do prefeito Augusto Castro, já tendo sido preparado um cronograma de atendimento às demandas em relação às chuvas. “Vamos aproveitar a disposição da Sudec – BA, dos bombeiros e da Prefeitura para atuar firmemente para ter essa ferramenta e inclusive auxiliar e cooperar com os municípios circunvizinhos. Vamos estar preparados para atuar em casos de desastres”, concluiu.

 Boletim Covid-19




Novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.213 pacientes curados, 35.193  confirmados, sendo 39 casos ativos; internados em UTI 08 ocupados, leitos de UTI disponíveis 15; internados em leitos clínicos, 06S leitos clínicos disponíveis, 12; e 676 óbitos confirmados e 265 descartados.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.









Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

OS ROMBOS DO GOVERNO CONTINUAM

Rombo nas contas externas dobrou com déficit de US$ 56 bi, em 2024 (Foto: Fotos Públicas Piora na comparação com 2023 é resultado da queda d...