A Secretaria Municipal de Saúde já investiu neste ano mais de R$ 1,2 milhão na compra de medicamentos para abastecer as Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e USF). O coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica, Wanderlei de Souza Machado Júnior, comemora a aquisição dos insumos médicos e adianta que até o final do ano mais R$ 500 mil deverão ser investidos na compra dos farmacológicos pela Prefeitura de Itabuna.
“Os valores investidos na saúde pública são uma contrapartida do município para garantir medicamentos gratuitos e indispensáveis na Rede Primária de Saúde, mas que lamentavelmente não eram repassados regularmente pelas Administrações passadas”, explicou o coordenador.
Wanderlei destacou que o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem sido sensível ao investir recursos na Atenção Básica, principalmente quando se trata da melhoria do atendimento e da assistência médica e farmacológica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A compra de remédios para o abastecimento nas unidades de saúde tida como prioridade é um bom exemplo disto”, reforçou.
Dentre os medicamentos disponíveis nas UBSs e USFs estão os destinados ao tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, dentre outras, além de remédios anti-inflamatórios e antibióticos. A distribuição desses medicamentos aos pacientes é feita mediante a apresentação de receita médica, documentos de identificação e o Cartão do Sistema Único de Saúde.
Por último, Wanderlei lembra que as farmácias das unidades de saúde devem garantir a distribuição gratuita de medicamentos essenciais que permitam o tratamento eficaz de doenças mais comuns que afetam grande parte da população brasileira.
Ele reforça a importância do abastecimento nas farmácias de cada UBS “para garantir o tratamento farmacológico adequado para que o município alcance resultados satisfatórios na saúde pública, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes assistidos pelo SUS”, finaliza.
Homenagens encerram comemorações dos 206 anos de Ferradas
Hospitalidade. O vocábulo, que significa acolhida, ato de hospedagem ou qualidade do hospitaleiro, foi dito e repetido pela professora Eunice Dantas, 86 anos, ao se referir a Ferradas, primeiro núcleo povoado de Itabuna. Atualmente denominado bairro, a localidade surgiu em 1815 como aldeamento dos índios Guerens, Camacans e Pataxós e de outras tribos no sul da Bahia, sob a coordenação do frade capuchinho italiano Frei Ludovico de Livorno.
Educadora aposentada da Rede Municipal de Ensino, dona Eunice foi uma das personalidades homenageadas pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) com a 2ª edição do Prêmio Estrela Itabuna – Ferradas. A placa lhe foi repassada, sob intensos aplausos, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado da Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.
“Nesse momento, estou muito alegre em receber a homenagem e em conhecer o atual prefeito. Sou funcionária pública, desde os 14 anos. Vivi uma vida fantástica. Ferradas é uma terra de hospitalidade, onde cada um cuida do outro, se preocupa e coopera. É uma terra hospitaleira, de gente simples, mas dedicada a viver com dignidade e amor ao próximo” declarou. A seguir, pediu ao prefeito Augusto Castro que faça alguma coisa pelo lugar onde nasceu e mora até hoje.
IN MEMORIAM
Outras personalidades homenageadas foram Gustavo Veloso, 64, contabilista, bacharel em Direito, Euvaldo dos Santos, o Marreta, jogador de futebol, Aribaldo Rodrigues, dono da farmácia mais antiga de Itabuna, além de fotógrafo com mais de 50 mil imagens.
Dona Ivani Veloso, 101 anos, considerada a “prefeita de Ferradas”, o advogado Carlos Eduardo Sodré, Robson Ferreira de Brito, o Peixe, diretor da Associação Cultural, o diácono da Igreja católica Trajano Osvaldo Oliveira Ribeiro e Francisco Lima, Du do Mercado.
In memoriam, foram lembrados o escritor Jorge Amado, o médico Manoel Rodrigues, e os empresários Tarcísio Nascimento e José Alves Costa, Zé Bigode, e o professor e ex-secretário municipal e estadual de Educação, Adeum Hilário Sauer, falecido em setembro, aos 69 anos, que nos últimos anos empreendia em Ferradas, onde investia na ampliação da empresa Afrisul, mantenedora do Matadouro Municipal, responsável por mais de 50 empregos diretos.
Na solenidade comemorativa dos 206 anos da antiga Vila Imperial, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, assinou Ordem de Serviço para construção do Espaço Comunitário de Ferradas, na Rua Frei Ludovico de Livorno. Na área em frente ao Cemitério, serão edificadas quadra de futevôlei, parque infantil e academia pública para pessoas de todas as idades, especialmente a prática de atividades esportivas por crianças e adolescentes.
OFERTA DE SERVIÇOS
“Ferradas é hoje um bairro de grande importância para o Brasil por ser local de nascimento do escritor Jorge Amado e pelo seu povo guerreiro e trabalhador que se dedica com afinco a viver em harmonia e respeito à vida”, disse. Augusto destacou ainda a oferta de serviços públicos durante todo o dia pelas fundações Marimbeta e FICC e pelas secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Governo.
“Este tem sido um ano difícil no país com crise econômica, social e política. Mas, o que importa é a fé. Vamos entrar com obras em Ferradas nas áreas: social, de infraestrutura, educação e saúde, como também em toda a cidade. Precisamos recuperar Itabuna e a autoestima de nossa gente. O Prêmio Estrela Itabuna Ferradas resgata imagens das pessoas que contribuíram com este lugar. Nós planejamos e vamos trabalhar dia e noite para recuperar tempo perdido. Temos que resgatar a vida, a história e a perseverança de nossa gente”, afirmou.
O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que a festa de celebração do aniversário de Ferradas foi preparada com carinho. “Itabuna tem orgulho do prefeito que nos elegemos, sensível à cultura, às artes e às pessoas. Por sua decisão, aqui estamos homenageando o povo desta localidade que a todos nos orgulha por sua rica história social, econômica e cultural”, discursou.
As celebrações da noite foram abertas com Missa em Ação de Graças oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas. No palco, o ator Lucas Oliveira apresentou esquete com “Estória de Ferradas”. Além disso, houve a apresentação de um vídeo produzido pela FICC com depoimentos de pessoas da comunidade. Participaram da solenidade, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Erasmo Ávila, e vereadores.
Prefeitura e IBGE discutem parceria para o Censo Demográfico 2022
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Centro Administrativo Firmino Alves, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Itabuna. O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura de Itabuna e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Censo Demográfico 2022, será iniciado a partir do dia 1º. de junho. Ao ressaltar a sua importância na coleta de informações fundamentais à Administração pública, o secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, lembrou que o Censo servirá de parâmetro para futuros investimentos não só pelo poder público como também pela iniciativa privada.
“Daí o apoio da Prefeitura é importante em áreas como infraestrutura e na disponibilização de profissionais para acompanhar todas as etapas do processo de coleta de informações para que a pesquisa seja realizada da melhor forma possível”, frisou o secretário.
“Nos últimos dois anos não foi possível realizar o Censo Demográfico em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas, agora estamos nos preparando para o Censo 2022”, informou.
METODOLOGIA
Haverá três postos fixos de coleta de dados demográficos em Itabuna, sendo que para a pesquisa serão contratados 194 agentes censitários e 15 supervisores de campo. “O Edital para realização do processo seletivo já está sendo preparado. Em breve, será lançado no Diário Oficial da União e no site do IBGE (ibge.gov.br)”, afirmou Luiz Mafra.
O coordenador do IBGE em Itabuna lembrou ainda que para o trabalho de campo toda equipe será treinada, inclusive para atualização das informações em tempo real, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DCMs), que serão disponibilizados. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Governo.
A definição das diretrizes que nortearão a construção do Plano Municipal de Saúde, a eleição dos 32 delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Saúde e dos 24 novos conselheiros foram os principais resultados da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Entre 8 e 13 horas desta quinta-feira, dia 28, o evento foi realizado no auditório da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa).
Promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a Conferência Municipal de Saúde reuniu gestores públicos, prestadores de serviços, usuários, trabalhadores em saúde, além de estudantes e representantes da sociedade civil organizada.
Centrados no tema “Desafios do SUS em Tempos de Pós Pandemia”, os conferencistas debateram as pautas recolhidas nas Pré-conferências, nas quais os representantes da comunidade puderam expor suas demandas e expectativas quanto aos serviços de saúde pública oferecidos no município.
Na palestra de abertura, o Professor Doutor Antônio Cardoso, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), abordou a questão do “Planejamento Participativo para Garantia da Integralidade”, enfatizando a importância do planejamento para o fomento das ações de saúde pública, a história e a construção da participação coletiva na consolidação dos princípios do SUS. Na sequência, foram apresentadas as questões relativas à saúde no município, bem como as propostas para equacionar essas limitações e insuficiências.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, avaliou como muito positivos os resultados gerados pela 9ª Conferência Municipal de Saúde apesar da tímida participação da população em geral. Ela destacou que mesmo ainda vivenciando o cenário pandêmico, por conta da Covid-19, Itabuna conseguiu dar um passo significativo visando à consolidação da melhoria do SUS.
“Com certeza todos os frutos colhidos nesta Conferência, que é um espaço democrático para a construção das políticas públicas de saúde, vão contribuir, significativamente, para que o governo municipal possa construir um Plano Municipal de Saúde capaz de atender os anseios da população em relação ao Sistema Único de Saúde”, afirmou.
A secretária também destacou o comprometimento do Conselho Municipal de Saúde que, segundo ela, para além de um órgão de controle social, também tem atuado como importante parceiro da administração do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).
Ao final da Conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Silva, ressaltou a realização do evento como um instrumento de participação popular e uma das prerrogativas do SUS, na qual são construídas diretrizes que subsidiarão o Plano Municipal de Saúde. “Isso é fundamental para o planejamento da gestão pública e das ações voltadas para o setor nos próximos quatro anos, no sentido de promovermos a melhoria dos serviços prestados à população usuária do sistema”, finalizou.
Boletim Covid-19
Novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.208 pacientes curados, 35.172 confirmados, sendo 27 casos ativos; internados em UTI 11 ocupados, leitos de UTI disponíveis 12; internados em leitos clínicos, 03 leitos clínicos disponíveis, 15; e 673 óbitos confirmados e 264 descartados.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável