O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), rebateu as denúncias de supostas irregularidades na fila de prioridades para vacinação contra o novo coronavírus tornadas públicas por um dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). “É claro que não procede. Itabuna está seguindo rigorosamente tudo o que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou categoricamente.
Augusto disse que num primeiro momento estão sendo vacinados todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid 19. “Num segundo momento estaremos vacinando todos os idosos de acordo a faixa etária acima de 95 anos, de forma decrescente”, afirmou o prefeito.
O prefeito de Itabuna também refutou a falsa informação de que familiares seus haviam sido imunizados. Augusto afirmou que isto também não procede.
“Meu pai tem 95 anos. Ainda não foi imunizado, tendo em vista que, mesmo fazendo parte do grupo considerado prioritário, a faixa etária da qual faz parte ainda não entrou no cronograma da vacinação”, pontuou.
O prefeito disse ainda ter consciência da responsabilidade que o atual momento exige e da gravidade da doença e que não seria imprudente ao ponto de querer se beneficiar da situação.
As denúncias também citaram o fato de os profissionais de saúde da rede privada e filantrópica terem sido imunizados em detrimento aos que atuam na Atenção Básica, a exemplo de Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
Em resposta, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que os profissionais fazem parte do grupo prioritário conforme preconiza o Ministério da Saúde. Quanto aos agentes, ela informou que desde o início da pandemia eles não estão tendo acesso às residências das famílias e não fazem parte da linha de frente de combate à Covid 19.
“Posteriormente, estes profissionais serão incluídos no grupo de prioritários”, disse Lívia. Ao referir-se ao questionamento quanto à transparência na divulgação da lista das pessoas que foram imunizadas, a secretária afirmou que qualquer cidadão pode ter acesso a esta informação, acessando o portal do Ministério da Saúde.
______________________________
"Projeto Alô Comunidade’ é um grande exemplo a ser seguido, diz Andrea Castro
A visita contou com presença dos vereadores Manoel Porfírio (PT), Líder do Governo na Câmara Municipal, e Fabrício Pancadinha (PMN), idealizador da ação social.
“Fiquei encantada ao ver o belo trabalho de promoção social que está sendo feito aqui no São Pedro, beneficiando um significativo número de crianças e adolescentes. Todos os técnicos, professores e monitores envolvidos nessa ação estão de parabéns e terão o total apoio da nossa gestão. Sem dúvida, a ação do projeto ‘Alô Comunidade’ é um grande exemplo a ser seguido em Itabuna”, afirmou Andrea Castro.
A visita foi a primeira de uma série que a secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza realizará nos bairros de Itabuna, para conhecer de perto as ações sociais que estão sendo desenvolvidas por pessoas e instituições comunitárias.
Funcionando de segunda-feira a sábado, o 'Alô Comunidade' oferece oficinas de capoeira, boxe, futebol, violão, percussão, teatro e balé. Ao público adulto são reservadas aulas de zumba.
Na sede do “Alô Comunidade”, a secretária foi recebida pelos líderes e mobilizadores culturais Wallace e Rogério. Andrea Castro esteve acompanhada por Suse Mayre Azevedo, diretora do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS); Robenilson Sena, diretor do Departamento de Combate à Pobreza, e de Robson Bispo, diretor da Proteção Social Básica.
______________________________
“A divulgação da hora em que o caminhão coletor vai passar na rua pretende conscientizar a população, principalmente depois que estamos executando faxinaço em toda a cidade com o recolhimento de entulhos e lixo”, destaca o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.
A primeira rota se inicia às 7 e prossegue até às 9h30min, em 27 bairros. Outra, a partir das 9 h e até o meio dia cobre 23 bairros. O turno da tarde se inicia às 14 horas nos distritos rurais de Itabuna (Itamaracá, Mutuns, Nossas Senhora das Graças, Roça do Povo e Vitória Loup Soares).
O turno da noite começa às 18 horas em outros 22 bairros e às 20 horas em 13 áreas da cidade. A última rota, com início às 21 horas em 25 bairros, se encerra às 4 horas da manhã.
Os pontos de vacinação vão funcionar em frente ao Centro de Saúde José Maria de Magalhães (Sesp), no centro; Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima; em frente a Faculdade Santo Agostinho (FASA), no Bairro Nova Itabuna e na Praça Rotary, no Bairro Góes Calmon, próximo à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
Os locais foram escolhidos de acordo com o território. O antigo Sesp, por exemplo, abrange Centro, Pontalzinho, Castália, Avenida Ilhéus, etc. A praça do Fátima, os bairros Califórnia, Parque Boa Vista e adjacentes. Na Fasa, se alcança Nova Itabuna, Ferradas, Nova Ferradas, Campo Formoso, Lomanto, etc.
Na sexta-feira acontecerá o segundo dia para atender os profissionais de saúde da rede particular que tenham se cadastrado até o dia 31 de janeiro. Os que se cadastraram depois dessa data, serão atendidos em outra oportunidade contra Covid-19
Boletim Covid-19 – 02.02.2021
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Nesta terça-feira, dia 2, Itabuna registra 18.650 casos de pacientes curados; 19.645 casos confirmados, sendo 611 casos ativos; 24 internados em UTI, 16 em leitos clínicos e 384 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.
ASCOM?PMI





Nenhum comentário:
Postar um comentário