quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Itabuna vai apoiar Plano Municipal de Segurança Pública

Prefeitura de Itabuna vai apoiar Plano Municipal de Segurança Pública

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e a secretária Municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, participaram de uma reunião para tratar do Plano Municipal de Segurança. O evento foi realizado na noite de quarta-feira, dia 4, na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI).

Augusto Castro defende o fortalecimento dos efetivos das Polícias Civil e Militar, além da inclusão de Itabuna no sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia que prevê sua implantação em pelo menos 60 municípios baianos. Para o prefeito, é necessária a participação da classe empresarial e da sociedade nos esforços do poder público para a segurança de todos.

A secretária Mariana Alcântara integra o Comitê que vai elaborar o Plano Municipal de Segurança, decisão resultante de uma primeira reunião para debater o assunto. “Há 15 dias fomos convidados pela OAB Mulher e pela Associação Comercial para falar de projetos de segurança pública e da mulher. Daí, surgiu a sugestão de se criar um Comitê”, explicou.

O Comitê é formado também pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), cujo presidente Carlos Leahy esteve na reunião. Ele lembrou a importância de investimentos no social para combater a violência. “É necessário trabalhar em todos os aspectos da segurança, entre elas, a questão social. Vamos debater o esporte e o ensino em tempo integral, que são fundamentais nesse aspecto”, disse.

O evento foi acompanhado por defensores públicos, juízes, representantes da Câmara de Vereadores, Guarda Civil Municipal, promotores de Justiça; o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, e o coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.


“Com a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o município precisa estar preparado para auxiliar as forças de segurança da cidade, junto com a Guarda Civil", falou Mariana Alcântara.

____________________________________

Itabuna vacina 391 idosos com mais de 90 anos


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 391 idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19 nos quatro pontos distribuídos pelo centro e bairros da cidade em sistema de drive-thru. A maioria expressou o sentimento de gratidão ao receber a dose da vacina aplicada entre 9 e 13 horas desta quinta-feira, dia 4.

Quase centenária, mas ainda muito lúcida e comunicativa, Dona Egídia Ferreira, 97 anos, não escondeu sua felicidade em receber a primeira dose da vacina. “É uma alegria indescritível. Já vi muita coisa e agora estou presenciando este momento histórico. Estou muito feliz”, comentou.

Muito emocionada, Dona Clemilda Cordier, 90 anos, disse que estava isolada dos familiares, mas que depois da segunda dose da vacina se sentirá ainda mais tranquila para voltar ao convívio de todos. “É uma benção essa vacina”, sintetizou.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 980 doses da vacina para serem aplicadas nos idosos com mais de 90 anos. O prefeito Augusto Castro (PSD) acompanhou todo o trabalho por meio de relatos repassados pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Foram quatro pontos de vacinação em drive-thru, ou seja, as pessoas não desceram dos carros, mas receberam as doses aplicadas pelo pessoal da enfermagem. Os postos ficaram localizados na Praça do Rotary, no bairro Góes Calmon; Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Ses) no Centro; Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima; e em frente a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), no Nova Itabuna.

Nesta sexta-feira, dia 5, serão vacinados os profissionais de saúde das clínicas particulares que ainda não foram imunizados. “Estamos aguardando uma nova remessa de vacinas pela Secretaria de Saúde da Bahia. Assim que isso acontecer, daremos prosseguimento à imunização dos idosos com mais de 90 anos e dos profissionais de saúde”, informa a diretora da Rede de Frio, Camila Brito.

______________________________

Secretaria de Saúde faz testagem da Covid 19 

Os altos índices de infecção da Covid 19 registrados nas últimas semanas no bairro São Caetano, zona sul de Itabuna, levou a Secretaria Municipal de Saúde a testagem rápida em massa de comerciantes, feirantes, comerciários e moradores do entorno da feira livre e da Praça Simão Fitterman. Até as 13 horas desta quinta-feira, dia 4, 428 pessoas foram testadas.

Do total de testes aplicados, 100 tiveram registro positivo, enquanto 328 negativo. O resultado confirmou os dados levantados no mapeamento no bairro feito pela Secretaria de Saúde, no período de 16 a 31 de janeiro com 95 casos da doença, o que definiu o sinal de alerta e a testagem realizada hoje.

A testagem, coordenada pela Diretoria de Vigilância da Saúde, teve o objetivo de traçar o diagnóstico mais preciso da propagação do novo coronavírus na comunidade do São Caetano. Segundo a diretora do departamento, a bióloga sanitarista Maristella Antunes, depois da testagem rápida e a partir do relatório de casos positivados, a Secretaria Municipal de Saúde adotará medidas preventivas como a obrigatoriedade de medidas de higiene, distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel, visando bloquear transmissão da Covid 19 no bairro.

“A medida fez parte das ações estratégicas de combate a pandemia que vem sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Estamos seguindo a determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, de dar prioridade ao cuidado a população na prevenção à Covid”, enfatizou Maristella Antunes.

A iniciativa de testagem de feirantes e moradores do entorno da feira contou com o apoio das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das secretarias de Transportes e Trânsito e de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal. Os participantes também foram orientados sobre a importância da adoção das medidas de segurança, a exemplo da obrigatoriedade do distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel.

_________________________________

Anuário Estatístico de Itabuna



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, finaliza neste mês a atualização de mais uma edição do Anuário Estatístico de Itabuna. O documentário reunirá importante base de dados do município, relativa ao ano de 2019, muito importante para auxiliar na tomada de decisões por investidores e empreendedores interessados em investir no município. É também uma importante ferramenta para pesquisa para estudantes e pesquisadores.


Em formato de livro, o Anuário Estatístico terá mais de 300 páginas com informações sobre economia, agropecuária, finanças municipais, história, demografia, educação e saúde. Inclui, ainda, informações sobre infraestrutura, habitação, saneamento básico, mercado de trabalho, segurança pública, meio ambiente e administração.

A secretária de Planejamento, Sônia Maria César Fontes , destaca o Anuário como uma ferramenta elaborada com muita responsabilidade por uma equipe técnica. “A produção dos dados é executada com muita eficiência e competência. É um documento histórico completo e legal com enfoque em praticamente todos os setores de destaque em Itabuna”.

O trabalho é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o suporte técnico das secretarias municipais, sob a coordenação de Selma Lúcia Souza Costa, mestre em educação pela Universidade de Madeira e convalidação pela UFBa na área de inovação pedagógica, e do técnico e Bruno Cardoso e mais uma equipe de seis pessoas lotadas na Secretaria de Planejamento do município.

Mesmo sem data ainda definida para a impressão, quando o documento estiver concluído será colocado à disposição do público no site oficial da Prefeitura: www.itabuna.ba.gov.br,

_______________________________

Centro de Controle de Zoonoses busca parcerias 


Depois de fazer um levantamento da situação atual e das ações suspensas em gestões anteriores, a nova coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo uma série de projetos e também buscando parcerias com órgãos do município como Procuradoria-Geral, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Transportes e Trânsito e Segurança e Ordem Pública para reativar suas atividades voltadas para o trato com os animais sem referência, por envolver a saúde pública.

A coordenadora do CCZ, médica veterinária Ellen Gleicer Lima Santos, explica que na Procuradoria-Geral do Município, por exemplo, busca suporte legal para a aplicação de multas àqueles proprietários que deixam seus animais de grande porte (cavalos, gado bovino, etc.) soltos nas vias públicas, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres.

A situação de maus tratos aos animais também é outra questão que precisa de atuação mais incisiva. “Para isso, precisamos contar com participação das Polícias Civil e Militar e do Ministério Público estadual para cumprir a lei”, diz a coordenadora. Ellen ressalta a importância de educar a população sobre a posse responsável desses animais, ou seja, quem adota um tem que ter compromissos, desde a alimentação, ao bem-estar e cuidado com a saúde.

Ela lembra que os programas de controle de doenças (zoonoses) são realizados por meio de monitoramento e manejo do animal, o que significa que o CCZ não é o responsável pela castração de animais saudáveis que tenham residência e cujo proprietário tenha condições de arcar com os valores do serviço veterinário.

“A castração feita no Centro de Zoonoses é para animais vadios, chamados de animais de rua, que podem transmitir doenças que atingem a população humana”, reforça Ellen. Segundo ela, a proposta é fazer a castração de animais adotados por pessoas de baixa renda mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS). “Muitos proprietários se aproveitam do serviço oferecido gratuitamente tomando o lugar de quem não pode levar seu animal de estimação numa clínica veterinária particular”, reforça.

Ellen Gleicer lembra também que o CCZ não é abrigo para animais de ruas saudáveis e sim uma instituição pública que atua na prevenção e no controle de doenças causadas por animais (zoonoses). “A nossa missão é executar programas de controle e de combate de doenças causadas por animais ao homem, o que pode se transformar num grande problema de saúde pública”, afirma.

O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30min, no bairro do Antique. Está aberto ao público para receber quaisquer denúncias relacionadas a animais por meio do telefone (73) 3212- 3439.

______________________________

Boletim Covid-19 – 04.02.2021



Novo da Boletim da Covid-19 foi divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira, dia 4, Itabuna registra 18.894 casos de pacientes curados; 19.780 casos confirmados, sendo 501 casos ativos; 25 internados em UTI, 16 em leitos clínicos e 385 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara

___________


Comissão de Combate à Covid-19 




Num encontro no Teatro Municipal Candinha Dórea, na noite de quarta-feira, dia 3, a Prefeitura de Itabuna selou a reativação da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. O objetivo do Governo Municipal é fazer um planejamento para reduzir o número de ocorrências da doença na cidade.


A reunião foi mediada pela secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que destacou a importância do envolvimento da sociedade para combater a disseminação do vírus da Covid-19. “A Comissão não pode ser unilateral. Por isso, precisamos do apoio de todos segmentos para evitar que o cenário piore”, disse.


No final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 300 novos casos, em Itabuna. Lívia adiantou que a Secretaria vai adquirir testes de antígeno para a Covid-19, que é executado da mesma forma que o RT- PCR, mas com uma precisão ainda maior.


Durante o encontro, integrantes de entidades, entre elas, Conselho Municipal de Saúde, Movimento Sul da Bahia em Ação, além do Núcleo Territorial de Educação, declaram apoio irrestrito às medidas que vierem a ser adotadas pelo município.

A coordenadora do NTE, afirmou que a rede estadual de ensino vai seguir todas as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus. “Já estabelecemos protocolos, como o distanciamento nas salas, instalação de pias, dispensadores de álcool e já preparamos retorno híbrido, onde parte da aula será presencial e outra remota” afirmou.


O presidente da Fasi, Eduardo Kovalski Neto, disse que a segunda onda não chegou com força em Itabuna, mas que é preciso combater o vírus. “Hoje temos 20 leitos de UTI Covid e 10 para enfermaria (clínicos), com uma ocupação de quase cem por cento” relatou.


O infectologista Fernando Romero frisou que a chegada das vacinas representa esperança no combate ao novo coronavírus, mas defendeu que é preciso fortalecer as ações. “É necessário, inclusive, otimizar o protocolo de atendimento”, disse.


Entre as medidas para conter a proliferação do vírus é impedir as aglomerações na cidade. Por isso, a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, disse que pretende lançar a operação Sossego, na próxima segunda-feira, dia 8, para combater a poluição sonora. “Vamos fiscalizar sons abusivos e remover aparelhos”, disse.


O trabalho vai reunir a Guarda Civil Municipal, secretarias de Transportes e Trânsito e Indústria e Comércio, Emprego e Renda, Ministério Público estadual e Polícias Militar e Civil.

O encontro teve a participação do presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Eduardo Kovalski Neto, que coordena a Comissão; do infectologista Fernando Romero; dos secretários de Governo, Josué Brandão Júnior; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Transportes e Trânsito, Thales Rodrigue da Silva; e do coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.

Ascom/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...