terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Secretário de Doria admite que aumento de ICMS pune quem foi eficiente na pandemia

 Burocrata de Doria vive em outro planeta: acha que o aumento deve ser absorvido pelas empresas

Do - Diário do Poder - O secretário de Projetos, Orçamento e Gestão do governo de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, afirmou nesta terça-feira (5), que o aumento de ICMS determinado pelo governador João Doria atingiu segmentos do agronegócio porque esse setor apresentou bom desempenho durante a pandemia.

A declaração do burocrata, durante o programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, foi interpretada como uma punição aos setores do agronegócio que, por sua eficiência, apresentaram desempenho satisfatório, gerando empregos e renda e garantindo melhores indicadores da economia brasileira.

O burocrata parece viver em outra dimensão. Na opinião dele, o aumento de 18% do ICMS “devem ser absorvidas pelos empresários para não chegar ao bolso do consumidor”.

NotíciasRelacionadas

Segundo o secretário, os setores atingidos pelos aumentos na cobrança do ICMS estariam absorvendo uma suposta “redução média de 20%”. Uma “redução” difícil de ser explicada a quem vai pagar mais nas contas de luz s água, no litro de leite ou na compra de equipamentos agrícolas, por exemplo.

Costa disse que a medida foi “necessária” para reverter perdas provocadas pela pandemia da Covid-19. O burocrata parece não perceber que as perdas provocadas pela pandemia atingiu a todos, exceto o setor público, do qual ele faz parte, que não reduziu salários, por exemplo, como no setor privado que o sustenta.

O burocrata Mauro Ricardo conhece o “caminho das pedras” no setor público. Em março de 2019, quando secretário de Governo do prefeito paulistano Bruno Covas, foi acusado de se beneficiar de medida da própria prefeitura permitindo o acúmulo de jetons. Com isso, ele teria recebido mais que o próprio prefeito.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA E. FOCO

  FICC abre prazo para propostas de patrocínio da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico e Carnaval Antecipado 2026 A Fundação Itabunense de Cultura ...