O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e os servidores municipais se solidarizam com os familiares da servidora pública Maria das Graças Lopo. Funcionária lotada no setor de Tributos da Prefeitura, ela faleceu nesta quarta-feira, dia 27, por complicações da Covid/19 .
Por conta disto, o secretário municipal da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, informou que por determinação do prefeito não haverá expediente amanhã no Setor de Tributos da Secretaria de Fazenda e Orçamento, que passará por completa desinfecção, com suporte técnico da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
______________________
Agentes Comunitários de Saúde vacinados
Cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberão a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nesta quinta-feira, dia 28. A vacinação integra o Plano Municipal de Vacinação elaborado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.Segundo informações da Supervisora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a imunização vai acontecer no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imean), a partir das 13 horas. Ela informou que mais uma equipe de vacinadores, funcionários efetivos das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica será criada para atender esse grupo.
O trabalho também vai acontecer na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde serão vacinados outros profissionais de saúde que ainda não tenham sido imunizados.
O Plano Municipal de Vacinação, elaborado pelos técnicos da Prefeitura, inicialmente, priorizou equipes da linha de frente no combate a Covid-19 que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Samu-192. Em seguida vieram profissionais de UPA-24 horas, no Monte Cristo.
Até o momento, 1.648 pessoas em toda cidade já foram vacinadas com a Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan e também com a Oxford/Astrazenica, que chegou esta semana a Itabuna.
A supervisora de Vigilância da Saúde adiantou que nesta sexta-feira a vacina será aplicada em pessoas que trabalham na rede particular de Saúde, o que inclui clínicas médicas e odontológicas e hospitais que fazem procedimentos apenas durante o dia (Day Hospital). A imunização acontece no
Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), com 8 vacinadores.
Maristella informou que na próxima segunda-feira, 1º, grupos de profissionais de saúde da média e alta complexidade serão imunizados pela manhã, a partir das 8 horas, no mesmo local. Na parte da tarde o pessoal da Vigilância da Saúde e o restante da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
IDOSOS
Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação com as doses da Oxford de pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casas de acolhimento, etc) em continuidade à execução do Plano Municipal de Vacinação.
Ao todo 234 idosos e 225 profissionais que trabalham nessas casas de acolhimento foram imunizados.
A ação foi acompanhada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, pela secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Simas Castro, além de profissionais de saúde e assistentes sociais. A presença do Chefe do Executivo municipal foi para reforçar o empenho da atual gestão em alcançar grupos prioritários e reduzir os números da Covid-19 em Itabuna.]
______________________
Exploração do trabalho infantil na pandemia
preocupa técnicos
O risco de crescimento da exploração do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus, em Itabuna, está preocupando os técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Neste mês, foram intensificadas as ações de combate a essa prática no município.
A informação é da coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’Ajuda Cavalcante. Com o tema “Ação Social mais perto de você” – Combate ao trabalho infantil e prevenção ao covid-19, os técnicos do PETI estão realizando uma campanha desde os primeiros dias do ano.
O trabalho consiste em visitas noturnas, entre 18 e 21 horas, às praças da cidade para fiscalizar situações de trabalho infantil e exploração sexual, como também conscientizar a população sobre esses dois graves problemas sociais de que são vítimas crianças e adolescentes.
Trata-se de uma ação conjunta, desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza em parceria com a Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar. Durante as visitas são distribuídos kits de proteção ao Covid-19.
“O trabalho tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade de maior proteção a esta parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus”, explicou Maria D’Ajuda.
Ao destacar que recebe um significativo número de denúncias relativas à existência de trabalho infantil no município, a secretária Andréa Simas Castro ressaltou o trabalho desenvolvido em Itabuna pelos técnicos do PETI.
Além de realizar, periodicamente, o preenchimento do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti), os técnicos realizam visitas a estabelecimentos comerciais. Também insere jovens no Programa Jovem Social, do Ministério Público do Trabalho. Também, encaminham crianças e famílias para vários serviços de assistência da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a exemplo do Creas Medidas e do CRAS.
______________________
Diretoria de Defesa Civil de Itabuna interdita
obra
Na tarde desta quarta-feira, dia 27, a Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, interditou a construção de uma casa na Rua Francisco Ferreira da Silva, no Bairro de Fátima, depois que um trabalhador se feriu quando parte da estrutura desabou.
A vítima, Amadeu da Silva Evangelista, foi encaminhado ao setor de urgências e emergências Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para atendimento.
A secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, esteve no local com os engenheiros da Defesa Civil que fizeram a avaliação da estrutura avariada e das casas vizinhas à obra. “Precisamos saber até que ponto esse desabamento compromete as outras casas”, pontuou.
Mariana disse que a obra estava sem placa de alvará, o que por Lei deveria estar visível. “Mesmo se tivesse a devida autorização, essa casa já está condenada”, disse. Por conta do incidente, a rua precisou ser interditada por prepostos da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) durante a inspeção, acompanhada por agentes da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.
______________________
Servidores da Secretaria de Promoção Social e
Combate à Pobreza fazem teste Covid-19
Cerca de 100 servidores que lidam diariamente com um grande público que busca os serviços ou que são cadastrados nos programas sociais do Governo federal e do município foram vacinados contra Covid-19. A testagem rápida aconteceu na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza na manhã desta quarta-feira, dia 27.
No ano passado, servidores da Secretaria já tinham feito esse tipo de procedimento, quando nove deles testaram positivos. Nesse caso, eles foram orientados a permanecer em isolamento social por 10 dias, sendo acompanhados por profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
A servidora Mireide Ribeiro lembra que, quando o teste rápido do novo coronavírus dá resultado negativo, traz segurança e conforto ao ambiente de trabalho, pois, permite aos trabalhadores que exerçam suas atividades cotidianas sem medo ou preocupação com a contaminação entre os colegas e principalmente com o público.
“Como lidamos diretamente com os cidadãos no dia a dia, se o servidor estiver com o vírus e não sabe, pode transmitir para a própria família e, inclusive, para outras pessoas”, comentou a servidora.
Já a biomédica Maria Carolina Mendes dos Santos, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, explica que o teste não leva mais do que dois minutos para ser feito, sendo usado na detecção de anticorpos do vírus, por meio de gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa. O resultado sai em 15 minutos.
A biomédica diz que a aplicação dos testes já virou rotina dos profissionais de saúde que, diariamente, atuam em setores públicos e privados, drive-thru no Teatro Candinha Dórea, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, e em domicílio, quando há suspeita da Covid-19.Carolina esclarece que pacientes testados com resultados positivos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar da própria Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
______________________________
Boletim Covid-19 – 27.01.2021
Nesta quarta-feira, dia 27, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 18.864 casos confirmados, sendo 445 casos ativos; 18.038 casos curados; 25 internados em UTI, 18 em leito clínico e 381 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.
______________________
Secretaria de Saúde vacina médicos,
odontólogos e nutricionistas
Dando continuidade ao Plano Municipal de Vacinação gradual dos profissionais da área da saúde de Itabuna, que estão na linha de frente contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou cerca de 50 odontólogos, nutricionistas e médicos do Departamento da Atenção Básica. A aplicação das doses aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 27.
Os profissionais foram convocados pela Secretaria de Saúde para um encontro onde foram apresentadas metas a serem alcançadas com as novas regras do Programa Previne Brasil. A maioria deles trabalha diretamente na linha de frente de combate à Covid-19 nas unidades básicas e de saúde da Família.
“Agora, a sensação é de alívio, porque a minha profissão apresenta um risco muito alto por conta dos aerossóis. Mas, continuei trabalhando durante toda a pandemia adotando medidas de segurança”, disse a odontóloga Adriana Coelho.
Seguindo o cronograma, no turno da tarde desta quarta-feira, serão vacinados os profissionais do Samu-192 e da UPA 24 horas que não ainda receberam a primeira dose da vacina.
Neste primeiro encontro que contou com a presença da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, da subsecretária Lânia Peixoto e da Supervisora da Atenção Básica, Alessandra Lopes, e demais profissionais, foram apresentadas as regras do Programa Previne Brasil que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária.
A partir deste ano, os repasses do Governo Federal aos municípios serão executados tendo como base uma avaliação criteriosa da cobertura e qualidade dos serviços. A secretária Lívia Mendes falou da responsabilidade do município de melhorar as condições de trabalho, mas também do compromisso dos profissionais com a qualidade.
“O Previne Brasil vai muito além de indicadores. É uma cadeia. Nossa assistência e a qualidade dela refletirão diretamente em números e, consequentemente, em retorno financeiro para o município”, frisou a secretária.
Por sua vez, a subsecretária Lânia Peixoto reforçou a necessidade da qualidade da assistência, dando exemplo do resultado de um estudo em que se 85% das demandas da Atenção Básica forem solucionadas, os maiores problemas da Média e Alta Complexidade serão resolvidos”, disse.
PRIMEIRO ENCONTRO
Na semana passada, o Previne Brasil foi apresentado aos profissionais de Enfermagem das redes de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, as autoridades sanitárias fizeram o mesmo apelo: os serviços e atendimentos das UBS e USF necessitam de qualidade.
Cerca de 60 enfermeiros que trabalham diretamente na linha de frente de combate à COVID-19 nas unidades receberam a primeira dose da vacina durante evento similar promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
______________________________
Captação de água em Itabuna sofre redução
A Coelba fará amanhã, dia 28, entre 9 às 16 horas, serviços de manutenção nas estações de captação de água bruta da Emasa nas localidades de Rio do Braço e Mutuns. Com isso, o fornecimento aos consumidores em Itabuna será reduzido, o que requer atenção para a necessidade de economizar água no consumo doméstico.
Segundo o diretor-técnico da Emasa, João Bitencourt, os serviços executados pela Coelba nesta quinta-feira não deixarão a população sem abastecimento de água. Porém, alerta que é importante economizar no consumo até que o sistema esteja integralmente restabelecido.
“Quando a Coelba realiza serviços de manutenção nas estações de captação há redução na obtenção de água. Não haverá interrupção no fornecimento, mas pedimos a colaboração de todos no tocante a evitar o desperdício, até porque estamos no verão, época em que o consumo aumenta”, salienta Bitencourt.
O diretor-técnico da Emasa disse que numa reunião entre dirigentes das empresas ficou acertado a regularidade nos trabalhos de manutenção nas redes de energia elétrica que atendem as estações da Emasa.O objetivo será evitar interrupções no fornecimento de energia e o consequentemente prejuízo à programação de abastecimento de água à população de Itabuna.
Ascom/Emasa
Departamento de Comunicação da PMI








Nenhum comentário:
Postar um comentário