quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Itabuna em foco: IPTU PRORROGADO EM ITABUNA

 

Prefeitura Itabuna prorroga prazo para pagamento do IPTU com 15% de desconto

A Prefeitura de Itabuna, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial eletrônico, prorrogou para 19 de fevereiro o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com 15% de desconto. Antes, a data prevista era 29 de janeiro.

O adiamento do prazo também atende à determinação do prefeito Augusto Castro à Secretaria de Fazenda e Orçamento para suspender o expediente no Setor de Tributos no dia de hoje em razão do falecimento da funcionária Maria das Graças Lopo em decorrência da Covid-19. Nesta sexta-feira, a repartição pública também não funcionará, pois os servidores passarão por testagem.

Pelo cronograma, vai até 26 de fevereiro o prazo para pagamento em cota única com 10% de desconto e até 31 de março a data limite para pagamento do IPTU com desconto de 5%. A distribuição dos carnês pelos Correios começou em 18 de dezembro.
______________________

Funcionários de clínicas particulares de Itabuna serão imunizados nessa sexta-feira

Nessa sexta-feira, dia 29, profissionais de 67 clínicas médicas e odontológicas de Itabuna serão vacinados contra o novo coronavírus. O trabalho será realizado no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho.

A aplicação das doses nos profissionais de saúde de instituições particulares integram o Plano de Vacinação elaborado por técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação será iniciada às 8 horas e segue até às 16 horas, mobilizando equipes de vacinadores. Os imunizantes da Oxford/AstraZenica, importados da Índia e a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, serão aplicados em cerca de 700 profissionais de saúde, de acordo com a coordenação da Rede de Frio.

Quatro salas do antigo Sesp foram destinadas ao processo de imunização. Ainda segundo a coordenação, as clínicas que não constam no cronograma entrarão em uma lista de espera, já que a quantidade de vacinas recebidas da Secretaria de Saúde da Bahia pelo município ainda é insuficiente.

___________________________________

Itabuna discute com outros  municípios a implantação de aterro sanitário 

Itabuna participou do encontro sobre “Desenvolvimento Sustentável Consorciado” promovido ontem, dia 27, pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sul (CDS-LS). O diretor de Agricultura, Rodrigo Haun e o Coordenador-Geral de Comunicação, Afonso Dantas, representaram o município.

O encontro, que contou com a presença de prefeitos e representantes de vários municípios, teve o objetivo de discutir ações voltadas para a correta destinação dos resíduos sólidos. A empresa RAC Saneamento, de Brusque (SC), apresentou “cases” de sucesso que demonstram a importância de os municípios implantarem aterros sanitários em cumprimento ao novo marco do saneamento básico.

A correta disposição de resíduos sólidos e a construção de um aterro sanitário para atender às cidades de Itabuna e Ilhéus foi tema de encontro neste mês entre os prefeitos Augusto Castro e Mário Alexandre Souza (PSD) com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, deputado federal licenciado Nelson Pellegrino (PT-BA). Além disso, está prevista a mesma solução para os resíduos de 22 cidades regionais nessa negociação.

Os dois mandatários das duas maiores cidades do sul da Bahia disseram pretender constituir Grupos de Trabalho para que analisem como pode se dar a cooperação no marco legal do saneamento básico aprovado pelo Senado Federal e sancionado pelo Presidente da República. Aos municípios a nova lei determina que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos deverão ser revisados, no máximo, a cada dez anos.

Além disso,a lei também estabelece um prazo para o fim dos lixões no país. Para municípios com planos elaborados, o prazo é 2 de agosto de 2022, para cidades com mais de 100 mil habitantes. Já em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, os lixões devem ser eliminados até 2 de agosto de 2023; e em cidades com menos de 50 mil habitantes, o prazo é 2 de agosto de 2024.

Depois de participar do encontro promovido pela AMURC, O diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Haun, ressalta que o prefeito Augusto Castro tem como meta cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina que todos os lixões do país sejam fechados, Com isso, rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) devem encaminhados para aterros sanitários ambientalmente adequados.


“Para isso, a intenção da Administração municipal é firmar parcerias com os municípios para que essa demanda seja atendida de forma coletiva”, explicou Haun. E completou: “Nesse primeiro momento a RAC Saneamento firmou parceria com o Município de Buerarema”.

“A vizinha cidade deseja implantar um aterro sanitário com todas as despesas sob a responsabilidade da empresa. Como contrapartida aquele município teria apenas a doação do terreno. Isso é muito positivo, porque vamos visitar para conhecer o projeto de perto”, finalizou Rodrigo Haun.

_________________

Projeto Domingo de Verão leva atividades físicas à Beira-Rio 

Mais saúde, mais qualidade de vida, mais integração entre pais e filhos, mais atividades físicas e recreativas. É nesta perspectiva que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove a partir deste domingo, dia 31, o Projeto Domingo de Verão.

Está prevista a realização de uma série de atividades físicas e recreativas. A programação acontecerá entre as 8 e as 16 horas, no trecho compreendido entre as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, à margem direita do Rio Cachoeira, em Itabuna.

As atividades estarão divididas em dois momentos. Pela manhã, com a participação de profissionais da academia CT Superação e da professora de dança Taísa Sodré, acontecem treinamento funcional, ginástica aeróbica e dança. À tarde, estão programadas atividades recreativas para crianças sob a coordenação da equipe Kathynho Carvalho Recreações.

Para executar o Projeto Domingo de Verão , a Secretaria de Esporte e Lazer está adotando uma série de medidas de prevenção à Covid-19, como demarcações de espaços, exigência do uso de máscara e uso de álcool em gel, visando atender aos protocolos de Vigilância Sanitária

Segundo o secretário e vice-prefeito Enderson Guinho, o Domingo de Verão será realizado nos oito domingos que ainda restam do Verão, em parceria com academias da cidade. Também envolve as secretarias de Transporte e Trânsito (Settran), de Segurança e Ordem Pública e de Saúde.

Ele ressalta que o fechamento do trecho das avenidas Aziz Maron e Mário Padre, aos domingos, é uma prática que há alguns anos já acontece, mas, sem a promoção de nenhuma atividade esportiva ou recreativa por parte do poder público municipal. Agora, cumprimos o projeto de gestão do prefeito Augusto Castro, que deseja incentivar a prática de atividades saudáveis”, frisou.

O secretário destaca que, ao se promover atividades esportivas, recreativas e de lazer, se estimula visando melhor qualidade de vida e saúde para a comunidade. Guinho disse ainda que, após o Verão, outros projetos serão desenvolvidos nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre aos domingos e feriados.

____________________________________

Boletim Covid-19 – 28.01.2021



Nesta quinta-feira, dia 28a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 18.994 casos confirmados, sendo 513 casos ativos; 18.099 casos curados; 25 internados em UTI, 15 em leito clínico e 382 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.

______________________________


Primeiros ônibus chegam em Itabuna 

Os primeiros ônibus da frota do Grupo Atlântico Transportes que, a partir dos próximos dias, vai operar o sistema de transporte coletivo de Itabuna começaram a chegar, na noite de ontem. A base da empresa está instalada, provisoriamente, no antigo galpão da Kildare, no São Caetano.

Os veículos do grupo empresarial de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, foram vistoriados nesta quinta-feira, dia 28, pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Thales Rodrigues Silva. Passarão por limpeza completa e desinfecção até que se completem os mais de 40 ônibus previstos no contrato emergencial assinado há uma semana pelo prefeito Augusto Castro.


A Empresa Atlântico Transportes vai ser responsável pelo transporte coletivo10 meses depois da interrupção do serviço, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Itabuna foi a única cidade baiana a suspender o serviço integralmente, o que gerou problemas aos usuários e rodoviários, e teve reflexos negativos na atividade econômica, vez que o comércio e o setor de serviços também pararam.

Pelo contrato os veículos são novos, modernos e confortáveis. Todos do ano 2019/2020, uma promessa do prefeito Augusto Castro ao assinar o contrato emergencial com a empresa. O secretário Thales Silva reforça que todos contarão com um sistema online em que o passageiro vai poder acompanhar o trajeto e duração da viagem, por meio do aplicativo Sitis (Sistema Integrado de Transporte de Itabuna).

Neste primeiro momento serão 44 veículos rodando na cidade para atender a população de acordo com informações do gerente operacional do Grupo Atlântico Adenilson Batista. Ele adiantou que neste primeiro momento chegaram cinco ônibus, com expectativa de uma nova remessa até domingo.

A expectativa é de que nos próximos dias o itabunense comece a utilizar o transporte público na cidade, com a novidade do sistema integrado, o que significa que Itabuna terá pela primeira vez uma estação de transbordo. A tarifa continua a mesma de R$3,70.

________________________________________

Prefeitura reativa Odontocentro 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou o Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro da cidade. A retomada das atividades integra o Plano de Ações Estratégicas determinado pelo prefeito Augusto Castro nos primeiros 100 dias.

O Odontocentro ficou dois anos com as portas fechadas, apesar de ser um dos principais equipamentos de saúde bucal da população e integrar a média e alta complexidade para atendimentos especializados. Em paralelo, está sendo inspecionada a rede de assistência da Atenção Básica nos gabinetes odontológicos nas unidades básicas e unidades de saúde da família

O coordenador da rede, o odontólogo Mário Brum disse que o atendimento à população está sendo organizado. Segundo explicou, um dos eixos principais para a retomada dos trabalhos era justamente o Odontocentro. “Um alinhamento dos postos com o Centro de Especialidades era necessário, possibilitada a partir dessa união de esforços”, resumiu

O novo coordenador do Odontocentro, Pery Amorim Teixeira, informou que nos primeiros dias de trabalho, a equipe fez um levantamento dos equipamentos que estão em condição de uso e dos equipamentos novos que precisam ser adquiridos. A licitação para aquisição dos itens já está em andamento. “Mesmo que de forma reduzida, os atendimentos especializados foram retomados nestes 15 dias”, adiantou Teixeira.


ACESSO AOS SERVIÇOS

O coordenador explica que o Odontocentro não trabalha como “porta aberta”, já que os encaminhamentos para atendimento odontológico especializado são feitos através dos postos de saúde que são responsáveis pela triagem dos pacientes.

Há limitações na rede pública. Isso porque a rede não conta com equipamentos. Há ainda o fato de a pandemia de Covid-19 restringir os atendimentos ao público”, observa Pery Teixeira.

E completou: “É necessário que as demandas sejam avaliadas individualmente e encaminhadas seguindo os critérios de análise de urgência da demanda específica de atendimentos”.

A expectativa da rede é a de que ainda no primeiro semestre a quantidade de atendidos seja ampliada, devolvendo ao Odontocentro o seu importante papel de contribuir num alinhamento de valorização da saúde bucal em Itabuna.

Do Departamento de Comunicação da PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Joso Roma ao kado de Chico França dá palestra em itabuna

Rampa da Camara de Itabuna O ex-deputado federal, ministro do governo Bolsonaro,  e presidente do PL no estado da Bahia, João Roma, foi ovac...