sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

ROTARY CLUB DE ITABUNA INICIA 2021 COM REUNIÃO VIRTUAL E DEBATE CORONAVÍRUS

O Rotary Club de Itabuna realizou sua primeira reunião virtual de 2021 na noite de terça-feira (26) através do zoom. O encontro contou com palestras que abordaram o avanço do coronavírus no país e em todo o mundo, além das consequências da pandemia na região. Destacou-se ainda a chegada das vacinas contra a doença. Os palestrantes da noite foram rotarianos da área de saúde envolvidos no estudo e no combate à pandemia. Os médicos Eric Ettinger Júnior e Perivado de Almeida Teixeira e o especialista em análises clínicas Ari Paranhos conduziram o debate marcando o início do segundo semestre deste ano rotário de 2020-21.

“Um microorganismo que desafia a medicina”, definiu o cardiologista Perivado Teixeira, primeiro palestrante da noite. Para o médico, que traçou uma linha do tempo sobre o avanço do vírus em sua apresentação, as formas de prevenção já disseminadas são essenciais. “A barreira criada pela máscara facial dificulta o contágio e o ato de lavar mãos com água e sabão diversas vezes ao dia traz uma proteção superior ao uso de álcool gel”, orientou.  Revelando o ponto de vista de quem acompanha de perto a realização dos exames e testes para detectar o covid 19, o farmacêutico Ari Paranhos deu continuidade à apresentação.

De acordo com Paranhos, cada tipo de teste tem um período ideal para ser realizado e os resultados são excelentes quando testes certos são feitos no tempo certo. “É muito comum o brasileiro se automedicar e se autopropor a fazer exames. Essa doença dura em média 14 dias, então, é preciso considerar o tempo de ação, os sintomas e outros fatores para que o especialista recomende o teste a ser feito”, revelou, alertando ainda sobre a importância de ser orientado por um profissional. “O teste de covid tem a função de fornecer apenas uma peça para o diagnóstico. É um teste para detecção de um vírus e não um diagnóstico, isso é necessário que o médico faça”, recomendou.

Em sua terceira palestra sobre o coronavírus no clube, o intensivista Eric Ettinger Júnior falou novamente sobre a rotina da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna frente ao vírus, informando que nos últimos dias, houve queda na procura de leitos para pacientes de Itabuna. “15 dias após as festas de fim de ano tivemos um pico no contágio, agora se espera um novo pico para o final de fevereiro. Na Semana Santa, com as pessoas vacinadas, pode haver nova queda nas internações e a expectativa é que em meados de abril haja o fechamento dos leitos”, explicou. Para fechar, reiterou que o tratamento mais eficaz contra a doença é a prevenção. “O ano de 2021 ainda será anormal, para voltarmos completamente à rotina, 70% da população precisa ser vacinada, mas não tem vacina suficiente para todos ainda, então, continuem com a prevenção e quando puderem, tomem as vacinas disponíveis”, aconselhou.

Após momento voltado para questionamentos e dúvidas dos ouvintes, o presidente do RC de Itabuna Marcus Vinícius Rodrigues encerrou a reunião agradecendo aos palestrantes pelas verdadeiras aulas e desejando saúde a todos os rotarianos e seus familiares. “Que nesse ano seja possível nos reunirmos mais vezes presencialmente. Sei que grande parte dos companheiros é do grupo de risco, por isso, continuem se cuidando”, sugeriu.

Ascom Rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sobe para 83 o número de mortos no RS

  Sobe para 83 o número de mortos em desastre que afeta 850 mil gaúchos Imagens aéreas das enchentes em Canoas, na região metropolitana de P...