Itabuna segue cronograma do Plano Municipal contra Covid-19
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, está seguindo as orientações do Plano Municipal de Vacinação quanto ao público a ser gradualmente imunizado. De acordo com o Vacinômetro elaborado pela Rede Frio município até as 16h30min desta terça-feira, dia 26, foram vacinadas 1.336 pessoas, com a aplicação total de 459 doses.
Por grupos, o município já imunizou 1.102 profissionais de saúde, dos quais 225 hoje. Também nesta data foram imunizados 234 idosos asilados.
De acordo com a secretária Lívia Mendes, Itabuna recebeu 2.200 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo consórcio Sinovac, da China, e Instituto Butatan, do Brasil, mais 1.800 doses da vacina Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nesta terça, a vacinação alcançou três Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casas de acolhimento, etc) da cidade. “Vamos usar todos os imunizantes neste grupo, com base nas recomendações da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou a secretária.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém a expectativa de que 3.500 profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid- 19 sejam vacinados. A segunda dose da Oxford pode ser aplicada em um prazo de 90 dias.
O secretário lembra que a criação de oportunidades para jovens egressos dos cursos de graduação de instituição de ensino superior foi um dos temas abordados durante a campanha. Ricardo Xavier assegura que, com a interlocução permanente com instituições como Sebrae e Sesi, será possível elaborar saídas.
Já o gerente da Unidade Sesi Sul, Alexandre Régis, falou da importância para o município das capacitações na área educacional. “Temos formações para professores e gestores excelentes para o segmento da educação”, lembrou. “Estamos empenhados em firmar parcerias que tragam resultados positivos para Itabuna”, adiantou.
Há uma semana, Ricardo Xavier, esteve reunido com a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, no intuito de planejar estratégias e viabilizar parcerias voltadas para o fomento do comércio local.
8º Campeonato Nacional de Mergulho Livre em Apneia
Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, a modalidade esportiva, que surgiu a partir da pesca esportiva em alto mar, será realizado pela Apneia Z, sob a chancela da Associação Internacional de Apneia (Aida Brasil).
O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, disponibilizou suporte para a competição quanto a Secretaria Municipal de Saúde alguns profissionais da área de apoio durante todo o campeonato. “A orientação do prefeito Augusto Castro é de incentivar e apoiar atletas e competições esportivas das mais diversas modalidades”, afirma.
“Itabuna hoje é um dos maiores celeiros de atletas nesta modalidade. Precisávamos deste reconhecimento por parte do poder público”, destacou o técnico da Seleção de Itabuna, José Luiz Freire (Zezé). Doze atletas de Itabuna vão participar do 8º Campeonato Nacional de Mergulho Livre em Apneia, nas modalidades Estática e Olímpica.
Já estão confirmados alguns dos melhores apneistas do país, dentre eles, Ricardo Bahia, recordista mundial de apneia estática. Todos os atletas itabunenses têm condições de conquistar o título, além de boas colocações na competição, afirma o instrutor Zezé que está muito otimista em relação ao evento.
_______________________________
Boletim Covid-19 – 26.01.2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Nesta terça-feira, dia 26, Itabuna registra 18.758 casos confirmados, sendo 381 casos ativos; 17.996 casos curados; 25 internados em UTI, 19 em leito clínico e 381 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.
______________________
Augusto foi acompanhar de perto a imunização dos idosos que vivem nesta instituição de longa permanência por uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
“Estamos vivendo um momento muito importante, e que nos enche de esperança de dias melhores. Continuarei trabalhando para que, muito em breve, esse momento de imunização chegue para todos os itabunenses”, destacou o prefeito.
A vacinação de pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casas de acolhimento, etc) dá continuidade à execução do Plano Municipal de Vacinação.
Numa primeira etapa foram vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Na tarde de terça-feira, dia 26, os médicos e profissionais da saúde, inclusive do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) terão doses da vacina.
No Brasil, a vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca está sendo fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz. A recomendação é que a vacina seja aplicada em duas doses, sendo a segunda com 90 dias.
O trabalho vem sendo acompanhado pelo secretário Almir Melo Jr. Para se ter ideia, no entorno do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, as equipes de limpeza da Superintendência recolheram duas caçambas de lixo e de entulhos.
Segundo o superintendente, nada justifica uma ação dessa natureza, porque o serviço de coleta domiciliar é feito todos os dias e a empresa prestadora do serviço também faz o recolhimento de entulhos.
É necessário que as pessoas observem os horários de coleta domiciliar de lixo em cada bairro para que coloquem o lixo doméstico quando o caminhão coletor estiver próximo de passar. “O município faz sua parte. Se a comunidade fizer também a sua, podemos evitar muitos tipos de doenças provocadas por insetos e animais peçonhentos, além de ter uma cidade limpa, bonita e boa para se viver”, finaliza






Nenhum comentário:
Postar um comentário