Prefeitura vai requalificar a Avenida Manoel Chaves
![]() |
| Augusto Castro, prefeito |
“A ideia é avançar, transformar as entradas da cidade e os principais corredores de tráfego do transporte coletivo urbano. Trabalhamos para que a Manoel Chaves seja a mais bela avenida que traduza uma Itabuna moderna”, disse Augusto Castro. Ao participar da comitiva que foi a Mascote receber Rui Costa, o prefeito de Itabuna relatou ao governador que o Governo estadual será grande parceiro na transformação que projeta para a cidade. No caso da avenida do São Caetano a Prefeitura quer criar um novo ambiente de convivência e de negócios com segurança para moradores e usuários.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, explicou que o piso de concreto vai ser instalado no primeiro quarteirão da via. “Nosso objetivo é fazer os condutores reduzam a velocidade, já que a área tem muitos estabelecimentos comerciais”, disse. “No restante, será asfalto”, completou. A ordem de serviço deverá ser assinada em 15 dias pelo prefeito Augusto Castro, segundo Almir Melo.
De acordo com o secretário, ao todo serão 2,3 quilômetros de concretagem e asfalto. “O projeto também inclui a troca de meio fio de toda a extensão da avenida que terá origem na confluência da Avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo seguindo até a rodovia BR-101”, acrescentou. A obra será executada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que já mobilizou equipamentos e a usina asfáltica.
“A Conder está avaliando o projeto e o custo da obra, cujo contrato vai necessitar de aditivo” disse o titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. O secretário destacou que uma das marcas da gestão do prefeito Augusto Castro é realizar as melhorias com qualidade. “Além da Manoel Chaves temos projetos para revitalizar a Praça Otávio Mangabeira (Camacan), no centro da cidade e fazer a duplicação do trecho da BR-415, entre a saída de Itabuna para Ilhéus até o viaduto”, adiantou.
_____________________________
Cadastramento de modalidades esportivas
De acordo com o secretário Enderson Guinho, líderes das modalidades como voleibol, basquetebol, handebol, ciclismo, dança e natação, capoeira e patinação, realizaram o cadastramento na antiga FICC, localizada na Praça Laura Conceição.
“Essa iniciativa visa no futuro a elaboração de um planejamento para atender a todas as práticas, com o apoio da secretaria de Esporte Cultura e Lazer,” afirmou Enderson Guinho ressaltando que o incentivo à prática esportivas é um dos pilares da gestão do prefeito Augusto Castro. O cadastramento prossegue até quinta-feira, dia 27, das 8 às 14 horas.
______________________________
Boletim Covid-19 – 25.01.2021
Nesta segunda-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 18.662 casos confirmados, sendo 496 casos ativos; 17.785 casos curados; 25 internados em UTI, 19 em leito clínico e 381 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.
______________________________
“Estamos dando continuidade à primeira fase da campanha com a imunização de todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19. Agora vamos ampliar para os profissionais dos laboratórios e idosos institucionalizados”, informou.
Emasa realiza serviços de desobstrução de redes
Equipes do Setor de Saneamento da Emasa, iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 25, a manutenção e desobstrução de redes de esgoto em alguns pontos da cidade. Os serviços estão sendo realizados nos bairros São Roque (Rua Alto Mirante), Santo Antônio (Avenida Itajuípe) e Nova Ferradas (Condomínio Jubiabá).
Estão sendo empregados nesse trabalho duas retroescavadeiras e oito operários de campo.
Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Elânio Oliveira, uma série de fatores contribuem para obstruir a rede de esgoto, desde o mau uso até a idade da própria rede. “Boa parte da rede de esgotos da cidade é antiga, construída com manilhas de barro”, relatou.
“Há também a questão do uso da rede de esgotamento sanitário para descarga de águas das chuvas por alguns consumidores o que gera entupimento”, diz Oliveira. A recomendação é que as águas pluviais não sejam canalizadas para a rede de esgoto.
Um dos principais problemas causados pela obstrução na rede de esgoto é a necessidade de quebrar o piso de ruas, praças e avenidas, o que termina gerando dano ao bem público.
“Fazemos de tudo para evitar abrir buracos na via pública. Inicialmente, usamos a bomba espiral. Caso não resolva, utilizamos o hidrojato com caminhão limpa-fossa. Nosso último recurso é abrir a via, seja manual ou com uso de máquinas, sendo que a responsabilidade de recuperar a via danificada é também da Emasa”, esclarece o gerente de Saneamento.
ascdom/emasa
Departamento de Comunicação Social-PMI







Nenhum comentário:
Postar um comentário