segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Fernando Gomes anuncia construção da Ponte de Ferradas/Itamaracá

(Fernando Gomes teve uma agenda intense neste final de semana)
Itabuna sediou a 1ª Feira da
Agricultura Familiar e do Produtor Rural
 

Agricultores familiares representando diversas Associações de Produtores Rurais da Região participaram na noite da última sexta-feira (15) da inauguração da 1ª Feira do Agricultor Familiar e Produtor Rural, realizada na área do Parque Hugo Kaufman, ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves, bairro São Caetano.

A feira, muito bem organizada pela Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, que tem como titular da pasta o Secretário Jorge Vasconcelos, através do Departamento de Agricultura, representada pelo Coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Roberto Pacheco, contou com vários estandes em que os produtores fizeram a exposição dos produtos. Já o entretenimento ficou por conta das atrações locais Ely Marques e a dupla Rian&Giroto. Eles levaram muita animação para os presentes. Leia tambémSete times classificados para as oitavas de final do Interbairros


Estiveram presentes na Feira que se apresentou como um importante momento para a valorização da agricultura familiar, o prefeito Fernando Gomes; os deputados Raimundo Costa (federal) e Adalberto Rosa Barreto (Dal – Estadual); o Secretário de Administração, Dinailson Oliveira; a Secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves; a presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida; o Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulato; além de chefes de Divisões e servidores da Prefeitura de Itabuna.

 OPOSul faz captação de múltiplos órgãos no Hospital de Base

A equipe da Organização de Procura de Órgãos do Sul Da Bahia (OPOSul), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em parceria com a Central Estadual de Transplantes realizou uma captação de múltiplos Órgãos graças ao gesto de amor e  solidariedade dos familiares de uma única doadora itabunense. De acordo com a coordenadora da OPOSul, enfermeira Naama Ramos, o procedimento da doação foi realizado no HBLEM.

Para a coordenadora da OPOSul, “hoje tivemos a infinita certeza de que não existe dimensão para o amor de uma mãe, que mesmo diante da dor autorizou doar múltiplos órgãos da sua filha. Momento mais que especial, onde quatro vidas foram salvas”, comentou. Ela aproveita para lembrar que para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, os familiares, devem autorizar a doação de órgãos.

  
 Prefeito e Deputados visitam a comunidade de Itamaracá e Mutuns

  
O prefeito Fernando Gomes visitou na manhã da última sexta-feira (15) a comunidade de Itamaracá juntamente com o deputado federal Raimundo Costa e o deputado estadual Adalberto Rosa Barreto (Dal). Na oportunidade, a comitiva conversou com lideranças da agricultura familiar e da comunidade em geral, que aproveitou o momento para expor as carências do local.
Estiveram presentes também em Itamaracá: o Secretário de Administração, Dinailson Oliveira; o Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos; o coordenador do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Roberto Pacheco; o presidente da Associação de Moradores de Itamaracá, Osvaldo Paulino, representantes do Legislativo Municipal, entre outros.

Sensibilizados com a situação de acesso à comunidade, os deputados se comprometeram em doar uma verba para contribuir com as obras de construção da ponte que ligará Ferradas a Itamaracá. Para finalizar, a comitiva seguiu ainda na manhã de sexta-feira (15) para a região de Mutuns, para participar da inauguração do Luz para Todos na Agrovila/Agrofan, que tem como presidente da Associação, Adauto Rocha Santos.
  

 Prefeito inaugura quadra esportiva no bairro Nova Itabuna
  
Uma comitiva formada por autoridades políticas, servidores da Prefeitura de Itabuna e moradores da comunidade do Nova Itabuna participaram na noite da última quinta-feira (14) da inauguração da Quadra de Esportes do bairro, construída na área do Colégio Raimundo Gerônimo Dias Machado. Para o prefeito Fernando Gomes, é através do esporte que é possível atrair crianças e adolescentes para a escola.

O secretário de Administração, Dinailson Oliveira, que também esteve presente, aproveitou o momento para ressaltar o compromisso do prefeito Fernando em oferecer dignidade e condições melhores de vida para os itabunenses através de obras importantes como esta. Também estiveram presentes: a Secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves; o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Valci Serpa, o presidente da FICC, Daniel Leão; a presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida, e o presidente do PMN/Itabuna, João Batista (João Preto).

 A professora Cida, diretora do Colégio Raimundo Gerônimo Dias Machado ressaltou a importância desta obra para as crianças da comunidade que são carentes de um lazer. Já Danilo Freitas, presidente da Associação de Moradores do Nova Itabuna, finalizou lembrando a sua história, um garoto de família humilde que conseguiu conquistar uma posição de destaque na comunidade. “Sinto-me feliz em participar deste momento, e aproveito para ressaltar que esta quadra foi feita para o esporte, aqui não entrará tóxico”.


Textos: Kaline RibeiroFotos: Waldyr Gomes
Fotos: Adeildo Marque e Alex de Souza 

Sete times classificados para as oitavas de final do Interbairros


 Sete equipes - Parque Santa Clara, Vila Anália, Jaçanã, Mangabinha, Rua de Palha, Pontalzinho e Pedro Gerônimo - já estão classificadas para as oitavas de finais do Campeonato Interbairros, numa rodada muito disputada no domingo(17), mas com apenas 12 gols.

Segundo Ewerton Bomfim, a coordenação da competição programa para o dia 25, na Usemi, uma reunião com representantes de todas as 16 equipes classificadas para o sorteio das chaves nas oitavas de final, que começa em 1º de dezembro, com jogos mata mata.

No domingo (17), o time do Parque Santa Clara se classificou ao derrotar por 2 x 1 ao Novo São Caetano. Vila Anália empatou sem gols com o Sarinha e também se classificou em função do regulamento. O Jaçanã aplicou 2 x 0 no Banco Raso e carimbou o passaporte para as oitavas de final do Interbairros.

Depois de  uma goleada de 6 x 0, a Mangabinha aplicou 1 x 0 no time do Núcleo Habitacional da Ceplac, passando para a próxima fase da competição. Rua de Palha também se classificou ao vencer por  1 x 0 ao selecionado de Itamaracá, num jogo muito disputado.

A equipe do Pontalzinho, mesmo perdendo por 3 x 1 para a Nova Califórnia, passou para as oitavas de final, pois tinha vencido a equipe rival pelo mesmo placar e jogava com a vantagem do seu desempenho na primeira fase da competição.  Quem também perdeu e acabou se classificando em função do regulamento, foi o selecionado do Pedro Jerônimo derrotado por 1 x 0 pela Vila Zara, num jogo muito disputado e de bom nível técnico.

Na mesma rodada o Santo Antonio empatou sem gols com a Bananeira e a classificação de uma das equipes só será decidida na próxima rodada, que será realizada no domingo, quando também serão conhecidos os demais classificados para as oitavas de final.
.
Ida

O Campeonato Interbairros encerrou  a realização dos jogos de ida da segunda fase da competição,  na sexta-feira (15), com  a realização de seis partidas que registraram 22 gols, uma média de 3,7 por partida,  indicadores do alto nivel técnico da disputa.

No campo dos Canecos,  a seleção do Parque Boa Vista passou com facilidade pelo João Soares ao vencer por 4  x 0 e, praticamente, assegurando a sua classificação para a próxima fase, uma vez que pode perder por uma diferença de três gols o jogo de volta.

No mesmo campo, a equipe do São Roque derrotou por 3 x 2  ao time do Santa Inês, num jogo muito disputado No Lomanto,  a seleção do  Emanoel Leão venceu por 3 x 2 à de Santa Catarina. Na Rua de Palha, o Sinval Palmeira empatou em 1 x 1 com o time do Gabriela, com ambas as equipes adiando a classificação para o jogo de volta no próximo domingo(24)

Em jogo realizado no Pedro Jerônimo, o São Pedro venceu o  Vale do Sol por 2 x 0 e tem vantagem decisiva para o jogo de volta. No Santa Inês, o time do Alto Mirante venceu por 3 x 1 ao do Parque Verde e também chega com vantagem para o jogo de volta no próximo final de semana.

  

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...