quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Palestra sobre Alta Produtividade acontece no Teatro Municipal Candinha Doria

Teatro Municipal Candinha Doria
  Alta produtividade na Cacauicultura e Medias Preventivas da praga Monilíase do Cacau serão os temas debatidos durante um encontro que acontecerá no dia 24 de outubro, às 08 horas, no Teatro Municipal de Itabuna – Candinha Dórea, com a presença de produtores de toda região e da sociedade de um modo geral. A Prefeitura de Itabuna é grande apoiadora deste evento, cujo apoio oficial foi formalizado esta semana pelo prefeito Fernando Gomes, durante encontro com o diretor do Centro de Pesquisa e Extensão Rural (Cepex/Ceplac), o engenheiro agrônomo Raul Valle.

Os palestrantes do evento que também conta com o apoio do Instituto do Chocolate são: o engenheiro agrônomo e extensionista da Ceplac, Ivan Costa, e a pesquisadora da praga Monilíase, Karina Gramacho. Para o prefeito Fernando Gomes, é de fundamental importância promover eventos como este que mostram que o potencial da Ceplac está sendo utilizado da melhor forma, tanto no sentido de ampliar a produtividade do cacau, como em prevenir pragas como a Monilíase.

Ele aproveitou o momento para reforçar seu apoio ao movimento formado por uma comissão prefeitos da região Sul e Baixo Sul da Bahia. Eles estarão em Brasília no próximo dia 1º/10, no Senado Federal, na tentativa de reverter a medida da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, de transferir 611 profissionais da Ceplac das áreas de pesquisa e extensão rural, o que terminará provocando a extinção da instituição.  “Nossa região não está preparada para perder a Ceplac, ela ainda tem muito a oferecer”, finalizou o prefeito Fernando Gomes. Leia também: Novo anuário estatístico atualizado

   Novo anuário estatístico atualizado
A prefeitura de Itabuna lançará, no dia 1 de outubro, próxima semana,  a nona edição do Anuário Estatístico de Itabuna, trazendo os dados atualizados do município nas diversas áreas de conhecimento. O periódico é estruturado em 15 capítulos, abrangendo um recorte histórico do município, características gerais e geográficas, demográficas, economia, saúde, agricultura, entre outros.

O anuário é atualizado anualmente pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do Departamento de Planejamento Econômico e contam com uma equipe formada por servidores efetivos, entre eles a coordenadora Selma Costa Calazans e o assessor de projetos Breno Cardoso.

A elaboração do anuário conta com a participação das secretarias municipais  e de  instituições públicas e particulares, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz, por meio do projeto de extensão.

O diretor do Departamento de Planejamento Econômico, Heleodoro Nunes Filho explica que o anuário foi elaborado para orientar gestores e a comunidade sobre o conhecimento geral, e em números do município. “Com esse dados  atualizados é possível  o planejamento de ações para o desenvolvimento socioeconômico do município e por extensão da comunidade”, justificou.

Heleodoro lembra que, como Itabuna é um polo regional de serviços, saúde e educação, todos de uma forma geral se beneficiam com a edição que é cuidadosamente elaborada e atualizada.

A coordenadora Selma Calazans diz que o anuário já se constitui como um instrumento de pesquisa, tanto no mundo acadêmico (para pesquisas de alunas de todos os níveis), quanto para as empresas e instituições que dependem de dados para a execução de projetos e atividades econômicas.

Um dos responsáveis, Breno Cardoso, adianta que o planejamento para os próximos anos deverá ser incluídos produtos cartográficos e gráficos, com o objetivo de tornar o periódico mais atrativo.

Para ele, o anuário é uma importante referencia e de fácil acesso aos dados, pois sua elaboração é baseada em fontes fidedignas.

O anuário está disponível no site oficial da prefeitura www.itabuna.ba.gov.br  e pode ser baixado pelos interessados. Também será disponibilizado em DVD para instituições escolares publicas e particulares, Universidades e colaboradores.

Fotos: Waldir Gomes e Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...