sábado, 28 de setembro de 2019

I Encontro Multidisciplinar em Oncologia faz ampla abordagem sobre o tratamento do câncer em Ilhéus



 
Ilhéus recebeu no último dia 21 de setembro, o I Encontro Multidisciplinar em Oncologia: Princípios Gerais promovido pela clínica AMO. Profissionais e estudantes da área de saúde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a abordagem e o tratamento integrado do paciente oncológico.   
Na ocasião, foram ministradas palestras e houve troca de experiências, durante os momentos de discussão, sobre oncologia clínica, enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia e odontologia, evidenciando a importância dessas especialidades no atendimento multidisciplinar de combate ao câncer.    
Para o Dr. Caio Silvério, oncologista clínico e diretor médico da clínica AMO Ilhéus, a discussão com foco na multidisciplinaridade é essencial para atingir bons resultados no tratamento oncológico. "Precisamos falar mais sobre oncologia, esse evento apresenta a abordagem multidisciplinar neste cenário e insere uma rotina científica na região".


De acordo Laiane Campos, farmacêutica, esse tipo de evento ajuda a capacitar os profissionais e ampliar a discussão sobre a importância da sua atuação em oncologia. “O farmacêutico atua com foco no cuidado centrado no paciente e em práticas integrativas de saúde, em conjunto com a equipe multidisciplinar”. 
Joaquim Carvalho, psicólogo, destaca que o câncer ainda é uma doença que sofre muito estigma e preconceito, e isso afeta muito a prevenção e o rastreamento. “A gente precisa falar sobre o câncer, divulgar informações e prevenir a população. A psicologia oferece suporte ao paciente, ao familiar e à equipe clínica. Já na prevenção, nós podemos influenciar em como passar a informação e como atingir o público da melhor forma possível”.   
Segundo a enfermeira Camila Fraga a promoção do cuidado ao paciente oncológico deve ser de forma individualizada e centralizada, focando em suas necessidades, seus valores, preservando sua autonomia, envolvendo e educando o paciente para seu autocuidado.
Michele Espírito Santo, nutricionista, destaca que a assistência ao paciente oncológico, visa reduzir os riscos nutricionais, provocados pela perda de peso, doença e tratamento, auxilia no manejo aos efeitos colaterais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Pois, um paciente bem nutrido, com plano alimentar individualizado tem uma melhor resposta ao tratamento.
A odontóloga, Élida Mendes, diz que o tratamento antineoplásico traz várias consequências para a boca do paciente. “A saúde da boca não está separada da saúde geral. A odontologia não deve ser entendida apenas como tratamento de dente, mas como parte do tratamento antineoplásico. Não estamos só tratando o câncer, estamos cuidando de pessoas”, avaliou.
Participando do evento como, a enfermeira obstétrica, Genecy Menezes, revelou que realmente pôde aprender mais sobre o paciente oncológico, a importância dada as essas pessoas, como cuidar delas. “Adquiri mais conhecimento nessa parte oncológica que se refere à saúde”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...