terça-feira, 24 de setembro de 2019

CURSO DE GESTORES DEBATE A SAÚDE DOS DIRETORES ESCOLARES

 

A Secretaria Municipal de Itabuna (SME) realizou, na última quinta-feira (19), mais uma etapa do “Curso de Gestão em Rede: dialogando com os gestores”. O curso, que teve início na atual gestão municipal, é dividido em módulos que tratam de temas específicos e que são divididos em subtemas. No encontro da última quinta-feira, teve início o módulo que trata do tema “Saúde Escolar” e, no primeiro encontro do módulo, o subtema discutido foi “Cuidando dos Gestores”. O encontro aconteceu na sede do Serviço Social de Transporte / Serviço Nacional de Transporte (SEST / SENAT) de Itabuna.

O encontro contou ainda com as participações especiais de integrantes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), destacando a presença de Elessandra Bispo, coordenadora da da 15ª Semana Nacional de Trânsito (SNT), que falou sobre educação no trânsito e descumprimento de regras; da psicanalista Raquel Rocha, que falou sobre a profissão de professor, tratando especificamente do papel do gestor escolar e de como essa profissão (docência) se coloca em segundo lugar entre as classes profissionais que mais desencadeiam picos de estresse, perdendo somente para a dos policiais; da enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Waleska Dias de Figueiredo; da psicóloga Luana Evangelista, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e da enfermeira Naira Menezes, coordenadora do CAPS II que, juntas, abordaram os cuidados que cada profissional deve ter consigo visando a prevenção da saúde mental, automutilação e suicídio; da educadora física Luciana Reis; e da psicóloga e conselheira tutelar, Kaline Brandão, que tratou especificamente da saúde mental dos gestores.

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, abriu oficialmente o encontro e disse que a atual gestão municipal, assimilando as determinações do prefeito Fernando Gomes, deu um passo importante quando criou na estrutura da SME e do Departamento de Educação Básica da secretaria, a Assessoria de Saúde Escolar, cujos projetos e ações, em parceria com diversos atores sociais, principalmente com a iniciativa privada, vem privilegiando o acesso, não só dos profissionais docentes em si, mas, sobretudo dos estudantes, aos serviços essenciais de saúde, como exames de acuidade visual, exames de acuidade auditiva e acesso aos centros especializados de psiquiatria, psicanálise e psicologia.

Segundo a coordenação do curso, participaram desta etapa, 74 gestores no turno da manhã e 75 no turno da tarde, totalizando 147 diretores e vice-diretores. A próxima etapa do curso deve acontecer no final do mês de outubro, ainda no âmbito da Saúde Escolar. A coordenação geral é assinada pela Equipe de Fortalecimento da Gestão, contando com as assessorias de Conselhos Escolares e Fortalecimento Escola Comunidade; Acompanhamento à Gestão Democrática; Avaliação do Desempenho; Normas e Legislação; Avaliação Institucional; e Projeto Político Pedagógico e Gestão Escolar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...