quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Carro voador é testado no Japão


Do - tecmundo.com.br  - Foi somente por 1 minuto, mas o protótipo da NEC Corp, de Tóquio, aproximou a nossa realidade um pouco mais dos carros voadores dos Jetsons. O veículo parece mais um drone grande do que um carro voador propriamente dito (não é, inclusive, tripulado) e é movido a bateria, o que deu energia suficiente para que ele alcançasse a altura de 3 metros, guiado por um controle remoto.

A experiência aconteceu dentro de uma gaiola em uma instalação da empresa em Abiko, no Japão. Segundo o vice-presidente da empresa de tecnologia, Norihiko Ishiguro, “nós da NEC acreditamos que uma revolução de viagens centrada em carros voadores ocorrerá. Quando chegar a hora, queremos fornecer tecnologia e serviços como uma base de gerenciamento."


O voo de teste da NEC é o primeiro de uma grande corporação japonesa e o mais recente avanço na corrida global para criar veículos voadores autônomos, que tem entre os competidores Uber, Airbus, Volocopter e Boeing. Há problemas ainda por resolver, como a vida útil da bateria, mas a tecnologia EVtol (“decolagem e aterrissagem vertical elétrica”, em português) é supostamente mais barata, mais silenciosa e mais acessível que a dos helicópteros.
“Com inovações em motores e baterias, chegou a hora de um veículo voador se tornar real”, disse o analista do Ministério da Economia japonês Fumiaki Ebihara, no ano passado.
https://youtu.be/d7VZ7tJmkr0
Investimentos de risco
O Japão, depois de ficar para trás em avanços tecnológicos como carros elétricos, criou o Fundo Drone, grupo de capitalistas de risco que investem em aeronaves autônomas (o que inclui carros voadores), e o governo até construiu um campo de testes em Fukushima (mais conhecida pela catástrofe nuclear de sua usina). Segundo Ishiguro, faz parte dos planos de infraestrutura do governo japonês usar a tecnologia para entregar mercadorias a partir de 2023 e para viagens diárias, na próxima década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...