sexta-feira, 17 de maio de 2019

Fernando Vita defende a união de esforços para o fortalecimento do processo eleitoral

   Claudio Gusmão:  "Nenhum Sistema é perfeito"


Durante audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Itabuna, em que teve como finalidade apresentar a nova modalidade da revisão biométrica nos municípios de Almadina, Barro Preto, Camacã, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itacaré, Itajuípe, Itapitanga, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia e Uruçuca, o vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita, defendeu com veemência a união de esforços para o fortalecimento do processo eleitoral na Bahia.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão, que esteve representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Jatahy Júnior. Na oportunidade, ele destacou a importância da implementação de uma série de ações para que seja alcançado o maior número possível de eleitores, entre elas, o atendimento agendado.

 “É isto que garante a legitimidade do processo eleitoral, oferecer meios para que o cidadão participe do processo e consequentemente que a vontade do povo seja expressa em sua totalidade durante as eleições”, frisou o Procurador Regional Eleitoral. O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ricardo Xavier, também falou da sua satisfação em poder contribuir para o fortalecimento da democracia.

Participaram da audiência: os juízes André Luiz Santos Brito e Carla Rodrigues Araújo; o Procurador do Trabalho de Itabuna, João Paulo Cardoso; o Secretário Geral da OAB/Itabuna, Tiago Cruz; prefeitos e representantes de várias cidades da região, entre elas, Itapitanga, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória; os Secretários do Município de Itabuna: Dinailson Oliveira (Administração), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Daniel Leão (FICC), entre outros.
  

Seminário discute ações para fortalecer Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Cerpat de Itabuna promove ação preventiva contra hepatites virais

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio. O evento, que foi realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), teve início com apresentações culturais protagonizadas pelas crianças assistidas no Serviço de Fortalecimento Vínculos e Convivência da SAS e Fundação Marimbeta.

Após formação da mesa de abertura do seminário, a secretária Sandra Neilma, que na oportunidade representou o Prefeito Fernando Gomes, parabenizou o trabalho das instituições que atuam na rede de proteção as crianças e agradeceu a presença dos participantes do no seminário e o apoio dos palestrantes por compartilhar o conhecimento e as experiências de suas vivências. Segundo a secretária, “o 18 de maio é uma data importante e é preciso dialogar sobre as ocorrências e sobre como essa violação de direitos gera um impacto negativo na vida das crianças e dos adolescentes”. 

Em sua palestra o Dr. Marcos Bandeira, que já atuou como titular na vara da infância e juventude, abordou o tema da Proteção Integral às crianças e adolescentes em situação de violência intrafamiliar com ênfase na violência sexual. Marcos Bandeira explicou pontos sobre a doutrina da proteção integral, abordando o contexto histórico e a evolução da legislação que defende as crianças e adolescentes. Durante sua apresentação, Marcos Bandeira defendeu a implementação e o fortalecimento de políticas públicas para fazer valer a legislação vigente, fazer valer os direitos fundamentais. 

Também presente no seminário, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, Rosana Bandeira destacou as ações dos programas executados pela SAS, a exemplo do PETI, que vem trabalhando diuturnamente para coibir ações de violência contra crianças e adolescentes. A Coordenadora do Creas Paefi, Alana Araújo Del Rey, ressaltou a importância do diálogo para que se fomente o conhecimento acerca do tema. Os representantes do Conselho Tutelar, Washington Alves Pereira, do Conselho Municipal da Defesa das Crianças e Adolescentes, Carlos José Nascimento, comentaram que o 18 de maio deve ser lembrado todos os dias e, por isso, é preciso construir e fortalecer uma rede de defesa das crianças e adolescentes diariamente.

As atividades do seminário tiveram continuidade com uma palestra da psicóloga Gerbara Dias, que dissertou sobre o impacto psicossocial da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. No encerramento, equipes se mobilizaram na praça José Bastos e realizaram ações de panfletagem, visando conscientizar a população a fortalecer a rede de defesa das crianças e adolescentes. A população pode realizar suas denúncias através do Disque 100, da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Conselho Tutelar e Creas Paefi.


Cerpat de Itabuna promove ação preventiva contra hepatites virais

  
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna promove na próxima terça-feira, (21), à tarde, uma capacitação sobre prevenção das hepatites virais, destinada aos profissionais que trabalham em salões de beleza (masculino e feminino) e estúdios de tatuagem no centro da cidade.

A hepatologista Suely Cistina, junto com a equipe do Cerpat visitará os salões onde fará palestras sobre o tema, orientado, esclarecendo dúvida e destacando a  importância da higienização de utensílios como alicates de unhas, tesouras e agulhas utilizadas para fazer tatuagem. “O vírus da hepatite é um dos mais resistentes e, em situações normais de temperatura, pode sobreviver até uma semana“, explicou a coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa.

Ela lembra que as hepatites virais representam uma questão de saúde pública e por isso mesmo o Centro de Referencia em Itabuna tem trabalhado na prevenção e na capacitação permanente de profissionais de saúde e de outras áreas como a de cabeleireiros, manicures e tatuadores, além de participar de eventos com a participação de grandes públicos onde são feitos testes rápidos. Também são distribuídos, gratuitamente, preservativos e folders informativos que orientam a comunidade sobre cuidados e a prevenção desse tipo de doença.
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...