terça-feira, 14 de maio de 2019

Bairros Emanuel Leão e Zizo elegerão nova mesa diretora da associação de moradores

 
O Departamento de Apoio às Associações de Moradores dos bairros de Itabuna, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, da Prefeitura de Itabuna, está sob o comando do diretor Carlos Silva, que substitui a advogada Veneranda Andrade. Em visita ao Departamento de Comunicação Social de prefeitura, ele falou sobre a importância do setor que atende diretamente as comunidades e informou a realização de eleições em dois importantes bairros do município.

Sobre as eleições que estão com datas marcadas, Carlos Silva informou que haverá escolha de mesa diretora das associações nos bairros Emanuel Leão e Zizo. No bairro Emanuel Leão, a eleição acontece no próximo sábado (18), a partir das 13 horas, na Escola Comunitária Juca Leão. Já a comunidade do bairro de Zizo poderá eleger a nova diretoria a partir das 8 horas deste domingo (19), na Escola Comunitária Ewerton Chaloub.

O fortalecimento das comunidades e a aproximação delas junto ao poder executivo é um compromisso do prefeito Fernando Gomes, que vem trabalhando para levar melhorias a todos os bairros de Itabuna. Atualmente, o município vem realizando um importante atendimento aos representantes dos bairros do Departamento de Apoio às Associações de Moradores dos bairros de Itabuna, que fica localizado no Centro Administrativo Firmino Alves. Ascom

Leia mais

Equipe da Saúde inicia levantamento do índice
de infestação por Aedes Aegypti em Itabuna

 A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da equipe de Combate as Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano de 2019, que tem como finalidade apresentar de maneira rápida os índices de infestações na cidade. O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde de Itabuna, Roberto Góes, explica que os trabalhos tiveram início na segunda-feira (13) e seguirão até quinta-feira (16).
“Após o trabalho de campo o material recolhido é encaminhado para o laboratório do município que analisará a positividade das larvas para o Aaedes Aedypti. O resultado é imediato. Acredito que na sexta-feira (17) já teremos o resultado final deste segundo LIRAa 2019”, informa Roberto Góes, explicando que no ano são realizados quatro levantamentos, cada um num intervalo de três meses.

Ao todo 180 agentes estão no campo nas visitas domiciliares nos 61 bairros de Itabuna, coletando amostras. De acordo com Roberto Góes, o primeiro LIRAa foi realizado em fevereiro, quando foi detectado um índice de infestação predial de 8,3%. “Este é ainda um índice de risco de epidemia, mas apresenta-se uma situação bem melhor do que quando o Governo Fernando Gomes assumiu a Prefeitura em 2017. Recebemos o município com 26% de infestação predial”, relembra. 

De acordo com o Ministério da Saúde, de 0 a 1% o índice é tolerável. De 1% a 3.8% a situação é de alerta, e de 3.9% em diante apresenta-se alto risco de epidemia. “É preciso que a população tenha consciência da importância da sua colaboração no controle e combate ao mosquito. O Aedes Aegypti está dentro de casa ou no quintal e pode ser eliminado com gestos simples, como por exemplo, evitar água parada”, encerra.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...