quinta-feira, 25 de abril de 2019

Praça Olinto Leoni receberá “Jardim do Mel”


O projeto que prevê a criação do “Jardim do Mel” na Praça Olinto Leoni, centro de Itabuna, tem atraído novas parcerias para implementação desta novidade na cidade. O projeto tem a parceria da Ceplac, Instituto do Chocolate e Instituto de Cultura Espírita de Itabuna e deve entrar na fase de execução em 60 dias.

De acordo com o Diretor de Agricultura do Município, a previsão é de que o Jardim do Mel seja inaugurado em novembro, paralelo a realização do Congresso Nacional de Apicultura e a 1ª Expomel Brasil, que serão realizados no novo Teatro Candinha Dórea, que será inaugurado em julho.

A ideia de uma praça temática partiu do extensionista Edney Magalhaes, criador de abelhas sem ferrão, da Ceplac. Já o projeto foi elaborado pelas arquitetas Keila Silva, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Stella Neyla, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o incentivo da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

O projeto tem como finalidade transformar a Praça Olinto Leoni num ambiente totalmente temático, ampliando a área verde, inserindo uma maior diversidade de plantas e expondo abelhas produtoras de mel que não oferecem risco às pessoas, por não possuírem ferrão e serem espécies próprias para serem inseridas neste conceito proposto. Leia também:    
Prefeitura de Itabuna vistoria obras
 de expansão do Shopping Jequitibá


Após receber denúncias de vizinhos que residem próximo à área do Shopping Jequitibá por conta de uma intensa poluição sonora provocada pelas obras de expansão do Shopping, uma equipe do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Itabuna, que é vinculado a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiental, estevein loco para averiguar a situação.

O Secretário Jorge Vasconcelos, juntamente com a Diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Tayla Marrocos, foram recebidos pelo Diretor do Shopping e Presidente do Grupo Chaves, Manoel Chaves Neto, pelo gerente administrativo-financeiro da JPS, Paulo Miranda, e pela Superintendente do Shopping, Vera Guimarães. De acordo com o Secretário, todas as ações estão dentro dos padrões respeitando a legislação ambiental.

E completou: “O que se pode avaliar é que se trata de uma obra de excelência, que só trará benefícios econômicos e sociais para o município, através da geração de empregos e renda, além da arrecadação de impostos”, comentou Jorge Vasconcelos. A Diretora Tayla Marrocos, completou explicando que ao avaliar a situação, “foi constatado que o barulho que gerou as denúncias teria sido provocado durante a retirada do piso, mas esta etapa da obra já foi concluída e não existe mais poluição sonora”, assegurou.

A expansão
A inauguração da expansão do Jequitibá Plaza Shopping tem previsão de ocorrer em Junho deste ano e coincide com o ano em que o empreendimento completará 19 anos de existência (05 de Maio). De acordo com o Diretor Manoel Chaves Neto, as lojas deverão ser inauguradas em Junho, e o Cinema em outubro, já que se trata de um equipamento mais complexo, que contará com quatro salas, 1.000 assentos e a possibilidade de ampliação de mais duas salas.

Áreas de varejo, lazer e serviços (uma galeria somente para esta finalidade), e a rede de cinemas Cinemark, são algumas das novidades da expansão que contará com uma área construída de 7 mil metros quadrados, incluindo 50 novas vagas de estacionamento, 20 lojas, entre elas, Casas Bahia, Academia Smart Fit, Burger King e centro médico. “Dentro do processo de modernização do Shopping, a atração de novos empreendimentos é permanente e já está prevista uma nova etapa de ampliação, com instalação de boliche, clínicas, faculdade, entre outros empreendimentos”, anunciou o Diretor. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...