quarta-feira, 11 de julho de 2018

Eventos movimentam o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré

 A 5ª edição do Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré" começa nesta quinta-feira, dia 12, e vai até o próximo domingo, na avenida Castro Alves, orla da cidade, com uma série de eventos, feiras e atrações. Este ano o tema será Gastronomia de Raiz, aproveitando a grande diversidade gastronômica local. Cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos chefs e cozinheiros locais.

De acordo com a programação, o festival começa às 8 horas da manhã desta quinta-feira com a Feira da Agricultura Familiar. Às 17 horas começa a Feira dos Artesãos locais, seguindo com a apresentação cultural Dedo de Moça. A abertura oficial do Sabores de Itacaré será às 19 horas contando com a apresentação de autoridades regionais, patrocinadores e dos estabelecimentos que fazem parte do festival.

As atividades da cozinha show começam às 19h30min, com a chef Elibia Portel, apresentadora do programa Prato da Casa, que ensinará moquecas variadas. Em seguida, às 20h30min, a chef Brict Perez, do Restaurante La Cevicheria, de Trancoso, apresentará o ceviche clássico com "leche de tigre' e Causa Peruana. Ainda nessa primeira noite, no palco de shows, acontecerá a apresentação de Padre Ednaldo e Amigos, às 21 horas, e Banda Skanibais, às 23 horas.

Na sexta-feira as atividades começam com a Feira da Agricultura Familiar, a parir das 8 horas da manhã. Já às 14 horas acontece a Oficina Gastronômica com a chef Merice Rocha (Faculdade Madre Thais), com a apresentação da casquinha de siri revisitada em Carolina cobertas com crumble salgado. E às 15 horas será a vez da cozinha kids com a chef Marly Catarina (Café com Cacau) com a apresentação do Brigadeiro Gourmet. Às 17 horas acontece a Feirinha com Artesãos Locais e Agricultura Familiar, seguindo com apresentação cultural com a quadrilha junina Sai de Baixo que lá vem a Zorra.

Na cozinha show o chef Josenilton Santos (SENAC) fará a apresentação de pratos à base de raízes. Às 19h30min será a vez do Chef Txai, Damiano Maggiotto, fazer a apresentação do camarão e abacaxi Havaizinho. Às 20h30min haverá o sommelier da cervejaria Baden Baden e em seguida o chef Junior França, consultor gastronômico, fará a apresentação do prato “Da Terra ao Mar na Mesa”. E no Palco de shows se apresentam Abaga Roots, às 21 horas, e Trio Baianado, às 23 horas.

O Festival Gastronômico prossegue até a noite de domingo, com diversas atrações. O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo com patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré e da Faculdade Madre Thais. - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...