segunda-feira, 9 de julho de 2018

Escola municipal comemora sucesso de encontro participativo em Itabuna




“Um encontro produtivo, participativo e o mais importante, superou todas as expectativas”. Foi como os organizadores definiram um encontro, na última sexta-feira (6), que reuniu, além de professores, os pais e alunos da Escola Municipal Margarida pereira e ainda representantes de diversas instituições públicas e particulares de Itabuna. O evento foi abeto pela secretária de Educação de Itabuna, Nilmecy Santos Gonçalves e teve como tema “Roda de Conversa: diversidade e inclusão”.

A secretária elogiou a iniciativa, destacando a importância de um encontro como o que aconteceu e que teve como objetivo a busca de soluções para o enfrentamento da exclusão nas escolas e fora delas, além da integração entre as unidades escolares e a comunidade, a principal beneficiada. “Nossa proposta é transformar em realidade no nosso município, uma educação especial/inclusiva mais forte, mais participativa e preparada para novos desafios”, como declarou o diretor da unidade escolar, Érico José dos Santos. 


Ele informou que a escola, localizada entre os bairros Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro e Daniel Gomes, conta com mais de 400 alunos e pelo menos 30 deles possuem algum tipo de deficiência, como a auditiva, por exemplo. E o encontro, segundo o diretor, tenta afastar as diferenças e principalmente promover a inclusão deles, de forma positiva e igualitária por meio de ações diversificadas.

Entre elas, as oficinas realizadas durante o encontro onde cada professor e seus alunos trabalharam temas como Libras – Língua Brasileira de Sinais, Psicomotricidade e Pessoas com Necessidades Especiais, arte e inclusão, cinema, teatro, dança, jogos inclusivos, penteados e autoimagem da criança. Como parte do programa, foi realizada uma roda de conversa com a participação de representantes de instituições assistências, como o Núcleo Cuidar, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, APAE, CEPEI, GAAC, os CAP, fundações Regina Cunha e Marimbeta, Cine Clube Mocambo, Grupo Encantarte e Negras Perfumadas.

Os pais de alunos aprovaram a iniciativa do encontro. “Foi importante porque ajuda a aproximar as crianças em torno de uma educação eficaz e inclusiva”, como destacou a dona de casa Adriana Santos, mãe de um aluno com deficiência. Para ela, a escola como um todo permite que as crianças com algum tipo de atividade não sinta a diferença no dia a dia e n aprendizado.

O diretor disse que o sucesso do evento foi medido pelo número de participantes não apenas de professores e alunos, mas, também, a família dos estudantes e de instituições como fortes aliadas na luta contra as desigualdades físicas e sociais. - Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...