segunda-feira, 23 de abril de 2018

VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia acontece de 9 a 11 de maio



Promovida pelo colegiado do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, a VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia será realizada no período de 9 a 11 de maio próximo, com a temática central
O impacto das reformas no direito brasileiro”, e vai reunir pesquisadores do direito conhecidos nacionalmente. A abertura da jornada, no dia 9, acontece no auditório Adélia Melo, na sede da Faculdade, às 19 horas, com a palestra sobre Reformas Legislativas e a Função dos Tribunais Superiores, com o consultor jurídico Georges Abboud, Doutor e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP e professor do mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (DF) e de Direito Processual Civil da PUC (SP).
 

Em seguida, haverá palestra com o professor José Augusto Delgado, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (1995 a 2008), que abordará o tema “30 anos da CF/88: o que temos a comemorar e o que esperar”.
Ele é Especialista em Direito Civil e Comercial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  O professor de Direito Tributário da UESC e de Direito Administrativo da Ematra, Carlos Valder do Nascimento, Doutor em Ciências Jurídicas pela UFPE, fará a terceira palestra da noite, sobre Execução da Pena em Segunda Instância: Fundamentos de sua Inconstitucionalidade. Carlos Valder é Procurador–Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  


O curso de Direito da Faculdade de Ilhéus é coordenado pela professora Ana Cristina Adry de Argollo. Este ano, a coordenação científica da Jornada Jurídica fica com os professores Ioná Gonçalves e Dartagnan Plínio Souza Santos.
O evento,  em parceria com as comissões de formatura das turmas de Direito 2018 da instituição,  é destinado aos acadêmicos e profissionais do Direito de toda a região e demais interessados pela discussão acerca das temáticas relacionadas à ciência jurídica contemporânea. Os interessados deverão realizar inscrição no colegiado de Direito, das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
 

Programação - Na quinta-feira, 10 de maio, a programação começa às 8h30min, quando o professor e autor de diversas obras jurídicas Marcelo Ribeiro, Doutor e Mestre em Direito Público e Evolução Social, falará sobre Impacto da Ordem Processual nas Decisões Judiciais. Membro do grupo de pesquisa Hermenêutica jurídica, vinculado ao CNPq, e liderado pelo orientador Prof. Dr. Lenio Luiz Streck. Às 9h30min, o professor Tiago Ayres, mestre em Direito Público, desenvolverá o tema O Impacto da Reforma Política no Direito Eleitoral Brasileiro. O expositor é professor de Direito Administrativo da EMAB – Escola dos Magistrados da Bahia - e de Direito Eleitoral da Rede LFG/Anhanguera. Às 10h30min, o Procurador da Fazenda Nacional, Matheus Carvalho, falará sobre O Direito Fundamental à Boa Administração Pública e a Discricionariedade Administrativa. Ele é Especialista em Direito Administrativo e professor exclusivo do CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva).
 
À noite, às 19 horas, Eduardo Viana, Doutor e Mestre em Direito Penal, apresentará o tema Ciência, Direito Penal e o Espírito Reformista Brasileiro. Viana é professor adjunto de Direito Penal da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da FAINOR. Às 20 horas, o advogado criminalista Gamil Föppel falará sobre Crítica ao Significado da Presunção de Inocência. Föppel é Doutor em Direito Penal Econômico pela UFPE, Mestre em Direito Público pela UFBA, Especialista em Ciências Criminais pelo IELFG e em Direito Penal Econômico e Europeu pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/Universidade de Coimbra.

O ciclo de palestras da segunda noite será encerrado com palestra da advogada e escritora Ana Cristina dos Santos, especializada em Área Criminal, sobre o tema Verdade Real ou Convicção Preexistente: Mito e Realidade no Processo Penal Brasileiro. A expositora é professora de Direito Processual Penal da Universidade Cândido Mendes (RJ) e de diversos cursos de pós-graduação e cursos preparatórios para concursos públicos do país.

Dia 11 - Na sexta-feira, às 8h30min, o advogado e professor de Direito do Trabalho, Antônio Neto da Lapa, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, falará sobre o tema Dano Extrapatrimonial e Reforma Trabalhista. Às 9h30min, o palestrante será o professor Leone Pereira da Silva Júnior, com o tema Primeiras Reflexões Práticas da Reforma Trabalhista. Leone Pereira é advogado, consultor e parecerista trabalhista do Escritório PMR Advogados, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP, especialista pela Universidade Cândido Mendes e autor de obras e artigos jurídicos.
 
Às 10h30min, o Ministro Valtércio Ronaldo de Oliveira, membro do Conselho Nacional de Justiça, discutirá os Avanços e Retrocessos da Reforma nas Relações de Trabalho.  Especialista em Processo Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz, graduado em Direito pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (atual UESC), desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia), desde 2001, e Juiz Titular da 2ª Vara de Ilhéus (1992).

Talk Show Direito Civil - A VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia promove um talk show na noite da sexta-feira, 11, às 19 horas, com Melissa Ourives Veiga e Gabrielle Sales sobre A Reforma da Proteção Jurídica das Pessoas com Deficiência à Luz da Bioética, tendo como mediador o promotor de Justiça do MP-BA, Cristiano Chaves, Mestre em Ciências da Família na Sociedade Contemporânea pela UCSal e professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do CERS Cursos Online. Chaves é o maior nome de Direito Civil da atualidade, com milhares de obras vendidas e de conhecimento ímpar sobre  ordenamento jurídico.

A professora Melissa Veiga é Mestra em Direito Privado na Uni7 - Centro Universitário Sete de Setembro, Especialista em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará, advogada familiarista e pesquisadora nas áreas de direito das obrigações, família e sucessões. Já Gabrielle Sales é Doutora em Direito pela Universidade de Augsburg (Alemanha), graduada e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará e autora das obras: Überzählige Embryonen in der Reproduktionsmedizin:Ein Rechtsvergleich zwischen Deutschland und Brasilien( Nomos Verlag) e Teoria da Norma Constitucional (Editora Manole), entre outras.


MINICURSOS – A Jornada promoverá minicursos que serão realizados na quinta-feira, dia 10, às 14 horas, com as seguintes opções: Cálculo Trabalhista (Eduardo David); Prescrição e Decadência (Ericka Arrabal); A Reforma Trabalhista e seus Impactos no Contrato e Trabalho (Ícaro Duarte); O Jovem Advogado Empreendedor (Oab Jovem); Imputabilidade Penal à Luz da Medicina Legal (Diego Messias); e A Tributação Como Instrumento de Política Pública (Leandro Coelho).  Nessa tarde, haverá apresentação de resumos do Concurso de Artigos, tendo como mediadores os professores Florisvaldo Almeida e Jackson Novais.

A VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia tem o patrocínio das empresas Querubim, Terceira Via Formaturas e Eventos, Cartório Postal, Gráfica Mesquita, Berimbau, Bela Pizza, Ferraz Advocacia, Ferraz Empresarial, Ilhéus Iate Clube, Pizzeria Pinocchio, Cabana Gabriela e Pousada Morro dos Navegantes.
Por Zé Carlinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...