sábado, 24 de março de 2018

Chuva causa transtornos em Salvador e continua neste domingo (25)

Mais de 20 ocorrências foram registradas pela manhã

Do - www.correio24horas.com.br - A previsão de tempo chuvoso durante toda a semana em Salvador foi confirmada. Desde a noite de sexta-feira, são registradas chuvas fortes na cidade. De acordo com o Climatempo, neste sábado (24), muitas áreas de instabilidade associadas ao Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) - sistema capaz de provocar muita chuva em um curto período de tempo, nas regiões que ficam nas bordas de um ciclone - favorecem o crescimento de nuvens carregadas na cidade e também no litoral sul da Bahia, Ilhéus e nas faixa litorânea que vai de Aracaju a Recife.
Nestas áreas, o tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia. No domingo (25) e na segunda (26), a previsão segue sendo de chuva, porém com menor intensidade.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. "Já entramos no período das chuvas. De agora em diante, teremos pancadas como a de hoje", explicou. A instabilidade deve permanecer ainda neste domingo (25). A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199​.​​
Até as 16h50 deste sábado, o boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) listava dez deslizamentos de terra nos bairros da Liberdade, São Cristovão, Marechal Rondon, Jardim Cajazeira, Brotas, Castelo Branco, Liberdade, Lobato e São Marcos, além de oito ameaças de desabamento na Fazenda Grande do Retiro, Massaranduba, Saramandaia, Pero Vaz, São Marcos e Chame Chame, uma ameaça de deslizamento em Narandiba, três ameaças e uma queda de árvore e dois desabamentos parciais na Lapinha.
O prefeito ACM Neto que entregaria a geomanta instalada na Rua São Paulo, em Cajazeiras IV, cancelou o compromisso por causa da chuva forte que atingiu Salvador no final da manhã. A técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em 88 encostas da cidade.
(Foto: Barbara Carolina/ CORREIO)
Debaixo d'água e sem luz
Algumas regiões da capital ficaram sem energia elétrica também pela manhã. De acordo com a Coelba, foi registrado interrupção de fornecimento no Corredor da Vitória, onde houve um desarme no alimentador da rede elétrica - possivelmente por conta da queda de um galho de árvore na fiação elétrica -, e no Candeal. Os dois casos foram registrados por volta das 11h.
A queda de uma árvore na Pituba deixou o trânsito complicado no bairro. A situação aconteceu próximo à delicatessen Pão e Mais, localizada na Rua das Hortênsias.
De acordo com a Transalvador, houve retenções no trânsito da Avenida ACM, sentido Centro, por conta de um alagamento na altura do Hospital Aliança. A situação foi mais intensa na Rua Cônego Pereira, no Dois Leões, próximo à antiga Rodoviária. O Rio das Tripas que corta a via transbordou e acabou alagando a pista, oficinas e outros estabelecimentos comerciais da área (veja vídeo abaixo).
Também houve registros de alagamentos no Largo da Calçada, na Av. San Martin (em frente ao Atacado dos Pisos) e na Avenida ACM, próximo à subida do viaduto Raul Seixas.
Do - CorreiodaBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão

Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...