quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

“ESTADO BAHIA DO SUL”, PROMOVE PALESTRA COM JOSÉ DONIZETE CAZZOLATO NO HOSPITAL DE OLHOS BEIRA - RIO


“ESTADO BAHIA DO SUL”, PROMOVE PALESTRA COM CAZZOLATO, MESTRE EM GEOLOGRAFIA PELA USP, SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS

Guilherme coordenador



O Movisul, Movimento que defende a independência política e administrativa das regiões Baixo Sul, Sul, Sudoeste e Extremo Sul para criação do Estado Bahia do Sul, promove nesta sexta-feira, dia 02 de março de 2018, das 8 às 12h, no Hospital de Olhos Beira-Rio, Avenida Mário Padre, 185, Bairro Góes Calmon, Itabuna a palestra sob o tema: “Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil”, apresentada por José Donizete Cazzolato, geografo e mestre em Geografia (USP), autor do livro “Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil- Uma Visão Geográfica”.

 A ideia de criação de um novo estado no Sul da Bahia remonta à década de 30, se materializando em 1978, com a apresentação do projeto de lei complementar nº 194/78 de autoria do deputado federal, e ex-prefeito de Ilhéus, Henrique Cardoso W. Silva, que criava o Estado de Santa Cruz integrado por municípios do sul baiano e região de Vitoria da Conquista, anexando outros 12 municípios do Norte de Minas Gerais.

A propositura, aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças (CF) da Câmara Federal não saiu do papel porque Henriquinho não foi reeleito. Em 85, Fernando Gomes reapresentou o projeto, mas pressionado, pediu o arquivamento.
O presidente do Movisul, professor Guilherme Santos, informou que a reunião deverá contar com a presença de interessados e estudiosos do assunto além de prefeitos e vereadores da região.

“Essa palestra é o ponto de partida para uma mobilização de massa, em todas as regiões envolvidas no projeto de criação do Estado Bahia do Sul. Nosso alvo é conquistar todas as representações, com a participação de prefeitos, parlamentares, professores, estudantes, representantes de entidades de classe e de clubes de serviço, lideranças sindicais e comunitárias, para discutir o projeto”, diz  Guilherme. Informando que também está articulando a integração com outros movimentos independencionistas que propõem a criação de novos estados, a fim de mobilizar a sociedade brasileira, sensibilizar o Congresso e o futuro presidente da república, em defesa da criação de novas unidades federativas. Novos estados.

 “A palestra deste dia 2 de março é um preparativo para o “Seminário Bahia do Sul” a ser realizado ainda nesse semestre com a participação de representações de todos os municípios envolvidos”, ressalta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...