segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Reunião com vereadores e sindicalistas facilita avanços na discussão do estatuto dos servidores


        Representantes da procuradoria-geral do município, da Câmara de Vereadores de Itabuna, do Sindicato dos Servidores, do Sindicato dos Professores, do Sindiguarda e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias deram um passo importante hoje (29), para a discussão e avanço do projeto do Regime Jurídico Próprio e do Estatuto do Servidor Público do Município de Itabuna, que serão votados em duas etapas pelo legislativo, durante reunião no Centro Administrativo Firmino Alves. O regime jurídico e o estatuto têm como base a lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) e a Lei 6.677/94 (Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia), além das Constituições Federal e do Estado da Bahia,  bem como o que foi implementado pelos municípios de médio e grande porte da Bahia, devendo ser complementado com o Plano de Carreira dos Servidores.
           
Segundo o sub-procurador Antônio Calhau, o encontro serviu para a definição de uma agenda de negociação a partir da elaboração de sugestões e propostas das entidades sindicais ao executivo, que as encaminhará para o legislativo. A partir daí, será definido um calendário de negociações e reuniões com o objetivo de informar aos servidores sobre as vantagens do projeto, uma vez que Itabuna é um dos poucos municípios de médio porte na Bahia que não tem definido um estatuto dos servidores e governo não tem interesse em prejudicar aos servidores itabunenses.


           O vereador Ronaldo Geraldo dos Santos, que estava acompanhado de Gidevaldo Lauro dos Santos (Zico) e do líder do governo na Câmara, Robson Sá (Robinho), destacou a preocupação do legislativo em acelerar a discussão do projeto atuando sempre como mediador entre o governo e os trabalhadores representados pelos sindicatos. Ele observa que a reunião marcou um passo importante na discussão do projeto, com um avanço nas discussões entre o governo e os trabalhadores das diversas categorias profissionais.   
         
  A secretária de Educação, Anorina Smith Lima elogiou os avanços nas negociações que devem levar em conta a especificidade de cada categoria. Salientou ainda, que o Plano de Cargos deve contemplar cada categoria num projeto especifico. Tanto ela como o subprocurador destacaram a prerrogativa do executivo em discutir e acatar ou rever a proposta dos servidores representados pelos diversos sindicatos ainda nos próximos dias. A data de uma nova reunião não foi definida.

           A advogada Margareth Brandão, da Secretaria Parlamentar da Câmara enfatizou a necessidade de compatibilizar o projeto com a Constituição Federal e com a Lei Orgânica do Município, publicada há quase três décadas e que sofreu uma série de alterações ao longo do tempo. Ela também defendeu a integração de ações entre o legislativo e os sindicatos.
         
  A presidente do Sindiserv, Vilmaci Oliveira do Nascimento defendeu a democratização do debate sobre o projeto e elogiou a oportunidade de diálogo com o governo e legislativo. Já a presidente do Sindicato do Magistério (Simpi), Carminha Souza Oliveira informou que a entidade vem discutindo o projeto com os seus associados e deve compatibilizar as informações em conjunto com o Sindiserv, Sindiguarda e Sindicato dos Agentes Comunitários e de Saúde. (ascom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...