segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ação conjunta promove limpeza de praias em Ilhéus



Garrafas de plástico e vidro, copos, ispor, latinhas de cerveja, cascas de côco, sacolas plásticas foram alguns dos itens recolhidos nas praias do litoral sul de Ilhéus neste final de semana. Uma ação compartilhada entre a Prefeitura de Ilhéus, Lions Clube Ilhéus-Pontal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa) promoveu a limpeza e reforçou o trabalho de conscientização junto a cabaneiros e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas e aprazíveis.
Há 12 anos o Lions Clube coordena a iniciativa. “Ela faz parte de toda a linha de proteção ao meio ambiente que o Lions desenvolve em todo o mundo”, explica José Carlos Tavares, secretário da entidade. “Anualmente, no mês de janeiro, estamos preparados para promover este ato com o apoio da Prefeitura e da Capitania dos Portos”, completa. José Carlos, participante ativo do movimento, lamenta que “todo ano o cenário seja o mesmo”, mas acredita que o trabalho de conscientização vai, um dia, surtir o efeito desejado.
A “Operação Praia Limpa” aconteceu no domingo (28) durante toda a manhã. Além da retirada de lixo na região dos “Milionários”, a Prefeitura também realizou serviços de manutenção no entorno das cabanas de praia, com a retirada de mato e varrição por parte da equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). Liliana Gomes, vereadora em Itororó, destaca a importância da ação poder surtir o efeito positivo nas futuras gerações. “A natureza precisa ser cuidada como a gente cuida da nossa casa”, disse.

Cidadania - Representantes das instituições também distribuíram panfletos valorizando a importância do ato cidadão de cuidar do meio ambiente e esclarecendo sobre o tempo de decomposição dos resíduos sólidos quando estes são jogados ao mar. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes) distribuiu 500 sacos de lixo usados na operação.
Ano passado, calcula a presidente das Coolimpa, a cooperativa conseguiu recolher mais de 800 quilos de materiais recicláveis. “Sei que este resultado representa o nosso sustento mas é fundamental a gente proteger o meio ambiente”, reflete. “A gente não vai viver sem a natureza preservada”, completa.
Exemplo - Essa consciência ambiental já surte efeito na Cabana Nariga´s, uma das mais frequentadas na orla sul. Caçarola, um dos garçons do empreendimento, conseguiu convencer o proprietário Danilo Cunha, a catar tampilhas de metal e plástico, originárias dos produtos comercializados, como cerveja e água mineral. “Comecei devagarinho, o dono aceitou a ideia e começamos todos a catar. Você não encontra hoje mais uma tampilha no chão”, revela, orgulhoso.
Efeito cascata - Para estimular a iniciativa, Danilo agora bonifica os garçons que, também, já ganharam o apoio dos próprios clientes. É um efeito cascata. Todos estão participando. O resultado já pode ser visto em um balde de 200 litros, praticamente lotado de tampilhas, armazenadas nos últimos quatro meses, período de maior movimento na cabana. “A gente acredita que é muito importante este trabalho de conscientização”, elogia a gerente de Gestão Ambiental da Seplandes, Vanessa Paim.
A gerente explica que todo o material recolhido é levado ao galpão da Coolimpa. “Há um engajamento do governo, do Ministério Público e da sociedade organizada para estruturar a cooperativa para que ela cresça e caminhe com as próprias pernas”. Vanessa Paim acredita que Ilhéus tem tudo para trabalhar com a coleta seletiva, a fim de também maximizar a vida útil do aterro sanitário do Itariri, o único da cidade. - (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...