sexta-feira, 5 de maio de 2017

DIVALDO FRANCO 90 ANOS DE IDADE

Parabéns, Divaldo Franco!
Divaldo é hoje um dos maiores, ou o maior, nome da nossa doutrina espirito do Brasil  e quiçá do mundo. Com certeza ele substituiu à altura o nosso ímpar e saudoso, em vida material, Chico Xavier, que está em outro plano desejando o bem de todos nós, que tem Deus, em primeiro lugar.     



Resumo Biográfico de Divaldo

Por - Ana Landi = Na infância, em Feira de Santana, Divaldo Franco sonhava em ser padre ou médico quando crescesse. Aos 87 anos, o médium  acredita que cumpriu estas metas  ao traçar os caminhos que o consagraram como o  principal nome do espiritismo no Brasil e um dos grandes promotores  da doutrina de Allan Kardec pelo mundo.
"Me tornei um consultor da alma e, ao mesmo tempo, um sacerdote e conselheiro, amigo dos dramas humanos, apontador de caminhos, alguém que pode proporcionar a medicação da cura integral", diz  em entrevista na Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima.
Em uma rápida conversa, é fácil perceber que Divaldo, com um sorriso acolhedor, prefere falar do que construiu visando promover o bem do que de si próprio. A Mansão do Caminho, sua grande obra social, fundada há 62 anos, acolheu 600 filhos adotivos e, ao longo do tempo, foi modificando a metodologia de modo a levar seus ensinamentos educacionais aos lares da comunidade.
Hoje, a instituição atende quase 6 mil pessoas por dia, em atividades como escola integral de educação infantil e fundamental, cursos complementares e profissionalizantes, ambulatório médico e maternidade.
"Toda a história física e biológica culmina na obra, porque de nada adiantaria que o indivíduo tivesse uma vida brilhante e não deixasse rastros de amor para aqueles que venham depois.  O sentido da vida é nos encontrarmos conosco mesmos e deixarmos abertas as portas das possibilidades, para que também possa fluir do bem-estar, da alegria de viver", diz o líder espírita,  justifica. 
Assim, separá-lo de sua obra  pareceu impossível para a jornalista Ana Landi na biografia "Divaldo Franco - A Trajetória de Um dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos" (Bella Editora), cuja renda será revertida para a Mansão do Caminho.
O lançamento do primeiro perfil jornalístico de Divaldo Franco acontece nesta segunda-feira, 23, às 18 horas, na livraria Saraiva do Shopping Paulista, em São Paulo. Em Salvador, o evento ainda não tem data definida por conta da agenda do líder espírita, que costuma envolver cerca de 200 viagens por ano e já psicografou mais de 300 livros.
Por trás do mito
"A ideia que a gente tem é que o Divaldo é aquele das multidões, o orador, o seguro. Isso é tudo verdade, mas o que a gente tem que perceber é que ele está cumprindo a missão que abraçou: levar a doutrina espírita para os lugares onde ela nunca chegou e para as grandes plateias", afirma Ana Landi.
A jornalista,  de família espírita, demorou dois anos para convencer o médium a conceder-lhe entrevistas, que aconteceram  em mais dois anos. Neste processo de aproximação e de acompanhamento da rotina, a paulista pôde perceber traços do espírita que escapam à maioria dos olhos.
"O homem por trás do mito teve que pagar um preço altíssimo. É muito sozinho, tem agenda cheia, horários rígidos.  Ele não cobra por palestras e vive da pensão de funcionário público, com a qual paga as viagens. É muito criterioso com o dinheiro da venda dos livros psicografados e doações, que é todo repassado diretamente à Mansão do Caminho", explica a biógrafa.
"Divaldo Franco - A Trajetória de Um dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos" está dividido por assuntos e recupera diálogos que ajudam a contar de forma leve as passagens marcantes da vida do personagem.

Os 32 capítulos abarcam desde a infância, em que rostos ameaçadores saltavam sobre o 12º filho de uma família católica, e fases como a aproximação do espiritismo,  desafios para a criação da Mansão do Caminho, a relação com Chico Xavier e  com sua mentora espiritual, Joanna de Ângelis,  cuja  última reencarnação foi  Joana Angélica de Jesus,  a abadessa do convento da Lapa.
"Todos temos uma entidade superior,  o nosso anjo da guarda. O que me fascina é que ela (Joanna) é a mentora de toda obra. Fui descobrindo ao longo do tempo que era ela quem nos orientava e programava todas as atividades", explica Divaldo Franco, que publica artigos  em A TARDE, quinzenalmente,  às quintas-feiras.
Com  o "Movimento Você e a Paz", ele combate a violência desde 1998. O projeto já se espalhou pelo Brasil e exterior, envolvendo diferentes religiões.

"Tenho um amor a Cristo, um amor ao mundo espiritual. Tenho tanta certeza da imortalidade que respeito todas as religiões e não religiões. Prefiro o materialista de caráter ao melhor cristão sem dignidade, porque quando o indivíduo tem bons princípios, ele  não precisa de religião. A religião é uma metodologia da arte de bem proceder e todas são boas, porque ensinam a mesma coisa", defende Divaldo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...