sexta-feira, 5 de maio de 2017

Paulo Fontes, secretário da Fazenda debate com contabilistas ações de sua secretaria


Com o objetivo de informar aos profissionais de contabilidade sobre as ações da Secretaria da Fazenda, com relação aos tributos municipais, bem como sobre projetos de lei de interesse do município e da classe empresarial que deverão ser encaminhados à Câmara de Vereadores, o secretário da Fazenda, Paulo César Fontes Matos, se reuniu na tarde da última quinta-feira (4) com os representantes do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul do Estado da Bahia e do Conselho Regional de Contabilidade. No encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal, estiveram ainda em pauta questões relacionadas à inadimplência e sonegação fiscal.

Os contadores aproveitaram a reunião, que transcorreu num clima bastante descontraído, para apresentar uma pauta de sugestões e reivindicações, a exemplo do horário de atendimento no Setor de Tributos da Prefeitura, esclarecimento sobre o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, bem como notificações de Dívida Ativa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A categoria sugeriu ainda ao secretário Paulo Fontes, a possibilidade de informatização dos serviços para emissão e pagamento de taxas tributárias via internet.
Paulo Fontes destacou a importância da parceria da gestão municipal com os profissionais de contabilidade ao reforçar o papel fundamental que eles exercem, pelo conhecimento e informações contábeis e também pelas decisões tomadas em favor das empresas as quais representam. “As decisões tomadas pelos profissionais no exercício de suas atividades produzem informações importantes para as pessoas, às entidades e para o fisco”, disse.
Quanto às reivindicações apresentadas, Paulo Fontes assegurou que todas as questões serão analisadas e posteriormente voltarão a ser discutidas numa próxima reunião com o secretário, com o diretor de Tributos, Emerson Carvalho, que também participou do encontro, e com os contadores, conforme ficou definido.

A exemplo dos demais participantes, a contadora Lidiane Maria da Silva considerou muito proveitosa a reunião. “Além de estabelecer um importante canal de comunicação com o poder público para o desenvolvimento de políticas fiscais e tributárias, o encontro permitiu ainda discutir pontos necessários para a manutenção do bom desenvolvimento do trabalho entre a prefeitura e a categoria”, afirmou.

“Sem duvida alguma foi uma iniciativa plausível pela oportunidade de esclarecer dúvidas e pela parceria que se firma a partir de uma ação como essa”, reforçou o contador e representando do Conselho Regional de Contabilidade, Erivaldo Benevides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...