quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Mesb oferece à Prefeitura projetos de equipamentos de mobilidade urbana e de lazer

O Movimento Empresarial do Sul da Bahia (Mesb) ofereceu ao prefeito Fernando Gomes, através do setor de revitalização de projetos e praças, avenidas e ruas projetos arquitetônicos de uma ponte para ciclistas e pedestres no rio Cachoeira, além de urbanização duas praças no bairro Goes Calmon. A proposta foi apresentada pelo diretor da Mesb, Edimar Margotto, que a considerou como uma cortesia da entidade ao oferecer um projeto executivo finalizado e pronto para execução, numa reunião que teve a participação dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Francisco França e da Fazenda e Planejamento, Paulo Fontes.


O Mesb tem a seu crédito intervenções na avenida Juracy Magalhães, um projeto que foi bancado por duas empresas a Conlar e Paes Mendonça, que cuidam também da manutenção paisagística.  Os projetos arquitetônicos são assinados pelos arquitetos Débora e Bruno Santa Fé, com base em estudos técnicos de mobilidade urbana.
Importância

O prefeito Fernando Gomes agradeceu a colaboração do Mesb, destacando a importância de parcerias com instituições e segmentos interessados na retomada do desenvolvimento de Itabuna. Ele destacou que o projeto da ponte para pedestres poderá ser aproveitado na passarela que será construída entre a Câmara de Vereadores e a praça Olinto Leoni, com um custo de R$ 1,2 milhões em parceria com o governo do estado. A obra abre um espaço de estacionamento no Góes Calmon, com acesso de pedestres para o centro da cidade.
Destacou ainda, que Itabuna tem sérios  problemas de mobilidade urbana e considerou a atual ponte de acesso ao Góes Calmon como inviável porque é muito baixa e tem 
problemas de acessibilidade, represando o rio nos períodos de enchentes. Destacou que a obra foi construída pela iniciativa privada pelo Banco Econômico e propõe a construção de duas novas pontes, sendo uma estaiada na praça Otávio Mangabeira, com um custo de R$ 7 milhões e outra na Mangabinha com acesso ao estádio Luiz Viana Filho.

Outro projeto importante para o prefeito seria a implantação de uma garagem subterrânea com dois pisos na praça Otávio Mangabeira, ampliado as opções de estacionamento na área central de Itabuna, uma obra que poderia ser realizada em parceria com a iniciativa privada.  O prefeito Fernando Gomes também projeta a reurbanização e revitalização da praça da Catedral de São José, que tem um parque infantil e não é utilizada por crianças.
Como arquiteta e urbanista, Débora Santa Fé explicou que a proposta da ponte para ciclistas e pedestres teve como base estudos de mobilidade urbana com identificação de polos geradores de tráfego. A  pesquisa constatou que o maior gerador de tráfego é o Shopping Jequitibá e além da proposta de uma ponte de acesso àquele importante centro de compras, se complementa com a revitalização de espaços públicos.

A ponte de aço corten com quatro metros de largura seria usada por pedestres e ciclistas. Ele teria dois vãos de 44 metros e um mirante central de 10 metros de extensão, também deve virar um atrativo funcionando como um ponto turístico a mais para a cidade.
Um outro estudo foi o da revitalização da praça pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, com foco no esporte e lazer, com uma quadra esportiva, áreas de ginástica ao ar livre e de corrida, mais um espaço de convivência. Os projetos tiveram também o apoio do Mesb, Shopping Jequitibá e da Unime  e seriam complementados com uma praça com espaço para crianças próximo ao ACE Kids.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...