terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Prefeitura de Itabuna inicia cadastramento de ambulantes para o Carnaval Antecipado

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) e o Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretária Municipal de Saúde, anunciaram para a próxima sexta-feira (13) o início do cadastramento dos vendedores ambulantes que pretendem trabalhar durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, programado para o período próximo de 10 a 12 de fevereiro.

Segundo informou o secretário titular da Sictur, Jhon Nascimento, o processo de cadastramento será feito em duas etapas. Na primeira, portando CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e uma foto 3x4, os vendedores de cervejas, refrigerantes, acarajés, churrasquinhos, salgados, e outros produtos voltados para o consumo humano, serão inscritos junto ao Departamento de Vigilância Sanitária, localizado na Avenida Manoel Chaves, nº 2.273, no bairro São Caetano, no horário das 8 às 17 horas. Veja também, Governo reúne Associações de Moradores 

A partir da segunda-feira (16), a segunda etapa do cadastramento estará focada na alocação dos espaços disponíveis no circuito do carnaval, nas avenidas Aziz Maron, Mario Padre e transversais. Este cadastro será realizado, também das 8 às 17 horas, no stand montado no térreo da Câmara de Vereadores de Itabuna, localizada no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição. Nesta etapa, além do CPF, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência, será exigida o comprovante de cadastro na Vigilância Sanitária.  
        
 De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, devido à expectativa de que haja uma grande procura por inscrições e a quantidade limitada de espaços, a seleção dos ambulantes que atuaram durante o Carnaval será feita mediante sorteio, em data a ser programada.

         Carnaval Antecipado de Itabuna

         Idealizado pelo prefeito Fernando Gomes, objetivando reduzir os custos com a realização da festa, e acontecido pela primeira vez no ano de 1990, o Carnaval Antecipado de Itabuna virou uma marca e foi copiado por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Juazeiro(BA) e Aracajú(SE).

Este ano a festa acontece no período de 10 a 12 de fevereiro e terá início com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, com o Carnaval Cultural. Mesmo diante das dificuldades financeiras, o prefeito Fernando Gomes quis resgatar a tradição do Carnaval itabunense por entender que, além de proporcionar entretenimento às famílias, a festa movimenta a economia, por meio do comércio formal e da geração de renda para quem trabalha como ambulante.
Governo reúne Associações de Moradores de Itabuna

         A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Governo, reuniu na tarde da última segunda-feira (9) os presidentes de Associações de Moradores de bairros com o objetivo de iniciar uma frutífera parceria entre as lideranças comunitárias e a administração municipal. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo sob a condução da secretária de Governo, Maria Alice Araújo Pereira.

Inicialmente, a secretária enfatizou que o estreitamento de laços com as Associações de Moradores é uma prática recorrente das administrações do prefeito Fernando Gomes. “Isso parte do entendimento de que a boa relação e o tratamento respeitoso com as lideranças que representam os bairros da cidade é algo imprescindível e salutar para que o governo posso atender às expectativas da população, considerando que vocês estão na ponta vivenciando o dia a dia da comunidade”, disse Maria Alice.

Segundo a secretária, o prefeito determinou que fosse feita de imediato a reunião com os presidentes das Associações de Bairros para que o governo pudesse estabelecer um primeiro diálogo com estas lideranças e, consequentemente, expor o pensamento da administração municipal para os próximos quatro anos. "Todos saíram imbuídos de que devemos estrar de mãos dadas, governo e comunidade, visando o desenvolvimento de Itabuna, assegurando melhor qualidade de vida para a população”, elucidou Alice.

         Opiniões
Para Adilson Borges (Zói), presidente da Associação do Banco Raso, a reunião foi muito importante porque conseguiu agregar a maioria das lideranças comunitárias. “Aqui teremos a oportunidade de discutir os principais assuntos de interesses do município. Pois, sabemos que nas gestões passadas nós não tivemos este acesso perante o governo", opinou Zói.

Já a presidente da Associação da Roça do Povo, Edileide (Neide) Rosa Santana, que tomará posse no próximo dia 15 de Janeiro, disse que ficou bastante satisfeita com a recepção que teve na atual administração. “A minha expectativa é muito boa, no sentido de que o governo Fernando Gomes dará uma atenção especial à agricultura familiar para que tenhamos acesso à saúde, água e transporte”, argumentou.

 O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Itabuna, Danilo Freitas, afirmou ter sido muito proveitosa à reunião, não só para os presidentes das associações como para toda comunidade por eles representadas. "Sentimo-nos abraçados e bem recebidos. Isso nos dá uma expectativa muito boa com relação à interação que teremos com o governo municipal.”, disse. Durante o encontro, a secretária Maria Alice Pereira informou que os presidentes de associações de moradores terão uma sala para reuniões e contatos com representantes da Secretaria de Governo.

Por: Erivaldo Bomfim
10 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...