segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MEL DA BAHIA É DESTAQUE NACIONAL

Produção de mel na Bahia é destaque no cenário nacional

PROD-MEL
O mel da Bahia vem se destacando entre os estados brasileiros.  Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês de outubro, a Bahia ocupa agora o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste.
No ranking nacional, a Bahia saltou do 7º lugar para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano.
A Bahia possui atualmente 20.000 apicultores, sendo 99% da agricultura familiar. São destaque em produção de mel os Territórios de Identidade Semiárido Nordeste II, Extremo Sul, Sisal, Velho Chico e Sertão São do Francisco, que conta com o  município de Campo Alegre de Lourdes, o que possui o maior número de apicultores da agricultura familiar do estado.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância dos avanços na produção de mel na Bahia, ressaltando dois aspectos que contribuíram, de forma significativa, para esse resultado, de um lado, o Estado, com a execução de políticas públicas que vêm garantindo acesso ao crédito, assistência técnica e apoio à comercialização e do outro, as associações e cooperativas de apicultores e meliponicultores.
“Temos que reconhecer a importância do Estado e dos produtores organizados. É uma vitória do Estado, apicultores e meliponicultores, pesquisadores. Os dados comprovam que com a qualificação do produto, aumento da produção, da produtividade, investimentos em tecnologia, inovações e acesso ao crédito, foi possível alcançar esse resultado. E poderemos fazer isso com a caprinovinocultura, mandiocultura, fruticultura e outras cadeias produtivas na Bahia”.
A coordenadora de Apicultura e Meliponicultura, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marivanda Eloy, reforça que “a oferta de assistência técnica e extensão rural direcionada à cadeia produtiva do mel, implantação de unidades de beneficiamento, e o trabalho realizado pela Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura da Bahia, além da aplicação adequada dos recursos, são algumas das ações que também contribuíram para o avanço da produção de mel no estado”.
Intervenção do Estado
Nos últimos nove anos, o Governo do Estado vem investindo em ações de fortalecimento da cadeia produtiva de apicultura, com a implantação de 87 Unidades de Beneficiamento do Mel (UBM). Outras 31 estão conveniadas, em fase de execução e 12 unidades serão instaladas por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR), com financiamento do Banco Mundial, visando garantir assistência técnica, aquisição de veículos e equipamentos, entre outras ações.
O Bahia Produtiva já assinou convênios com 53 instituições representativas da agricultura familiar, com valor global de até R$ 20 milhões, por meio de seleção do Edital de Apoio à Apicultura e Meliponicultura, atendendo, em todo o estado, 3.600 produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...