quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MEDICAMENTO PARA O CÂNCER DE MAMA

ONCOLOGIA
ANVISA APROVA NOVA INDICAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA O CÂNCER DE MAMA
INCLUSÃO DO PERTUZUMABE NO TRATAMENTO POSSIBILITA A CIRURGIA CONSERVADORA
Publicado: 25 de agosto de 2016 às 15:03
PERJETA® (PERTUZUMABE) TEVE SUA PRIMEIRA INDICAÇÃO APROVADA PELA ANVISA EM JUNHO DE 2013 FOTO: ARQUIVO EBC
Pacientes com câncer de mama em fase inicial, do tipo específico HER2-positivo, com alto risco de recorrência, ganham um novo aliado, o Perjeta® (Pertuzumabe) da Roche, empresa mundial líder em oncologia. O tratamento acaba de ser aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso antes da cirurgia, também conhecida como neoadjuvância. 
Segundo Sergio Simon, diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama (GBECAM), médico oncologista do Hospital Albert Einstein e do CPO-Centro Paulista de Oncologia, "a inclusão de Pertuzumabe em combinação com Trastuzumabe e quimioterapia no tratamento neoadjuvante do câncer de mama promove a diminuição de maneira acentuada do nódulo tumoral, possibilitando a cirurgia conservadora, além de impedir que a doença se dissemine, aumentando as chances de cura da paciente".

A aprovação da nova indicação de Perjeta® é voltada para pacientes com câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, inflamatório ou em estágio inicial com elevado risco de recorrência (tumores maiores que 2 cm de diâmetro e/ou linfonodo positivo) como parte de um esquema terapêutico completo para o câncer de mama inicial.
A agência reguladora se baseou nos estudos Tryphaena (estudo de segurança) e NEOSPHERE, que analisou 417 pacientes e tinha como desfecho primário a resposta patológica completa, ou seja, o total desaparecimento do tumor na peça cirúrgica, e obteve 45% de resposta patológica com Pertuzumabe comparado ao esquema de Trastuzumabe com resposta de 29%.
“Temos uma alta incidência de câncer de mama no País. Dos 57 mil novos casos de câncer mama apontados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 20% são HER2-positivo”, contextualiza dr.  Antônio Frasson, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e mastologista do núcleo de mama do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
“Esta aprovação é um marco e contribui para a constante evolução no tratamento neoadjuvante precoce da doença. Nos últimos anos, conquistamos grandes avanços para a saúde da mulher proporcionando um melhor entendimento do processo do câncer”, conclui o especialista.
Perjeta® (Pertuzumabe) teve sua primeira indicação aprovada pela ANVISA em junho de 2013 na indicação de câncer de mama metastático HER2-positivo em combinação com Trastuzumabe e Docetaxel.
A Roche é pioneira no desenvolvimento de terapias-alvo e na busca constante de tratamentos cada vez mais individualizado ao paciente, envolvendo os diversos tipos e estágios do câncer de mama.
Sobre Perjeta (Pertuzumabe)
Perjeta® (Pertuzumabe) é um medicamento que tem como alvo o receptor HER2, uma proteína que se encontra na superfície de muitas células normais e em quantidades muito elevadas no exterior de células cancerosas no câncer de mama HER2-positivo. Perjeta® (Pertuzumabe) foi desenvolvido para impedir que o receptor HER2 se conecte a outros receptores HER (como EGFR / HER1, HER3 e HER4) sobre a superfície das células -  evitando o crescimento e sobrevivência do tumor. A ligação de Perjeta® (Pertuzumabe) na proteína HER2 também aciona o sistema imunológico do corpo para destruir as células cancerosas. Os mecanismos de ação de Perjeta® e Herceptin® (Trastuzumabe) se complementam, pois se ligam a lugares diferentes no receptor HER2 e promovem um duplo-bloqueio – ou seja, mais efetivo para impedir o crescimento das células do câncer, pois interrompe as vias de sinalização que fazem as células se multiplicarem e permanecerem vivas.
Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. É considerada a maior empresa mundial de biotecnologia, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.
A Roche também é líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Combinando as forças das divisões farmacêutica e diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certeiro para cada paciente, da melhor forma possível.
Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. 29 medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Há sete anos consecutivos, a Roche é considerada líder em sustentabilidade no grupo de indústrias de produtos Farmacêuticos, Biotecnológicos e Biológicos dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade.
Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2015, empregava mais de 91.700 pessoas em todo o mundo. Em 2015, a Roche investiu 9,3 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 48,1 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical do Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...