sábado, 27 de agosto de 2016

Hospital de Base inaugura Serviço de Terapia Nutricional Parenteral

 O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães vai inaugurar na próxima quarta-feira, dia 31, a partir das 9 horas, uma moderna e importante unidade para melhoria da qualidade do atendimento dos pacientes. Trata-se do Serviço de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (STNEP) destinado a pessoas que, além das doenças que os levaram ao internamento, precisam de suporte nutricional, a exemplo dos que passam por complexas cirurgias, aqueles que têm problemas de disfunção orgânica, dentre outros.


A coordenadora do Serviço de Terapia Nutricional, a nutricionista Edna Oliveira Silva, explicou que antes a unidade funcionava na cozinha do próprio hospital. Agora, com novas instalações físicas e equipamentos que dão melhor suporte ao atendimento, o serviço passa a funcionar de acordo com as normas técnicas para a terapia de nutrição parenteral do Ministério da Saúde.

“A implantação do Serviço de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral traz uma cadeia de benefícios clínicos, sociais e financeiros para todos de um modo geral: para o paciente, que se vai recuperar mais rápido; para as pessoas que necessitam de internamento, porque haverá mais oferta de leitos; e para o hospital, por significar menos custos”, observa a nutricionista.

 Edna disse ainda que, para cada R$1,00 investido na Terapia Nutricional haverá uma econômica total de R$4,13. “Ou seja, se um paciente não estiver bem alimentado adequadamente, vai precisar de mais medicamentos, de plantão médico e de toda uma equipe que faz um hospital funcionar, além da ocupação de leito. Portanto, o serviço que está sendo ampliado no Hospital de Base de Itabuna é fundamental”, sublinhou.

A nutricionista disse também que a implantação do Serviço de Terapia Nutricional foi planejada pelo atual secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, desde quando assumiu a presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, em 2013. “Agora o planejamento saiu do papel e atualmente se concretiza graças à determinação, a competência e o querer que aconteça a partir da organização em que se encontra a saúde pública do município”, destacou Edna Oliveira Silva.

O QUE HÁ DE MELHOR

O diretor-presidente da FASI, Silvane Chaves, disse que a população regional é a maior beneficiária deste e de outros projetos que já implantados no hospital, a exemplo do Centro de Hemodiálise.  No caso do serviço nutricional, o médico informou que a nova unidade, pela importância e característica, é semelhante ao que existe nos maiores e melhores hospitais do país.

Já O assessor-técnico cientifico da FASI, Luis Jesuino Oliveira, um dos maiores especialistas em pesquisa cientifica e gastroenterologista de Itabuna, confirmou a importância da unidade de terapia nutricional ao destacar que faz uma grande diferença num hospital. “Principalmente, porque vai melhorar o atendimento ao paciente, fazendo com que se recupere nem mais rápido e com qualidade e deixe mais cedo o leito”.

Em outras palavras, o médico disse que num hospital o estado nutricional do paciente influi diretamente em sua evolução clinica. “A má nutrição contribui para o aumento da morbidade/mortalidade em terapia intensiva”, explicou. Para Luis Jesuino, “o Hospital de Base dá passo fundamental ao adequar o serviço nutricional às normas técnicas do Ministério da Saúde, com ganhos reais e vitais para a comunidade”, concluiu. 

Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...