sexta-feira, 4 de março de 2016

Ação da PF contra Lula é destaque em jornais de todo mundo

Data: 


Do - jornaldamidia.com.br - A 24ª fase da Operação Lava Jato e os mandados da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram destaques dos principais jornais internacionais nesta sexta-feira (4), derrubando pautas como “eleições nos Estados Unidos” e “crise imigratória na União Europeia”.
Lula-repercussao-mundoversão on-line do jornal mais importante dos Estados Unidos, o “The New York Times”, publicou que a polícia cumpria uma série de mandados de busca e apreensão em vários locais, incluindo a cidade natal de Lula, São Bernardo doCampo. “Brazil Police Confirm Two Detention Warrants in Lula’s Hometown”, noticiou o NTY.

Na Itália, o “Corriere della Sera” reservou um lugar de destaque em sua homepage para noticiar que “o escândalo da Petrobras chegou a Lula”. “O ex-presidente do Brasil foi levado pela polícia”, escreveu o diário. O “La Repubblica” também ressaltou que “o ex-presidente Lula foi preso”. Na vizinha Argentina, os dois principais jornais do país, o “Clarín” e o “La Nación”, publicaram que a PF brasileira tinham invadido a casa de Lula para levá-lo a depor.
Já a britânica “BBC” manchetou que a casa do ex-presidente tinha sido alvo da PF, “como parte de uma enorme investigação de fraudes e corrupção na Petrobras”. “Brazilian ex-leader Lula’s home raided”, escreveu a agência, ressaltando que o petista “sempre negou as acusações”.
A correspondente no Brasil do jornal francês “Le Monde”, Claire Gatinois, escreveu um artigo destacando como o ex-presidente “tenta salvar sua reputação” em meio às operações da PF e aos escândalos de corrupção no governo do PT que ameaçam um impeachment de Dilma Rousseff. A jornalista relatou ter visto placas com insultos a Lula na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, onde o ex-presidente usufruiria de um sítio financiado pelas construtoras OAS e Odebrecht.
A edição digital do diário espanhol “El País” também colocou a notícia de Lula na manchete, com o título: “Nova fase da Operação Lava Jato chega ao ex-presidente Lula”. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato e cumpriu mandados em endereços do ex-presidente e do seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva, na cidade de São Paulo e no ABC paulista.
A PF esteve na casa do petista, no Instituto Lula e na casa do filho mais velho dele, no bairro de Moema. A PF também tem mandado de condução coercitiva contra Lula e contra o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Com isso, o ex-presidente pode ser levado para Curitiba para depor. Apesar de haver um habeas corpus que protege Lula, o documento tem validade apenas para São Paulo.
A operação foi deflagrada com base em investigações sobre a compra e reforma de um sítio em Atibaia frequentado pelo petista, o fato de sua mudança ter sido transportada para o local e a relação desses episódios com empreiteiras investigadas na Lava Jato, além da relação dele com um tríplex no Guarujá reformado pela OAS.
A Operação foi batizada de Aletheia em referência à expressão grega que significa busca da verdade.
Fonte: ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...