sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mercado de Artesanato de Ilhéus completa 14 anos e planeja atrair novos consumidores

Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Jabes Ribeiro foi homenageado pelos comerciantes do Mercado pelos serviços prestados ao funcionamento do equipamento turístico.
 Um dos pontos preferidos dos turistas que visitam a cidade, o Mercado de Artesanato de Ilhéus, localizado à Rua Ministro José Cândido, no centro, completou 14 anos e passa por um processo de requalificação. A Associação dos Comerciantes do Mercado de Artesanato – que abriga 85 lojas – homenageou o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante um café da manhã, realizado hoje, pela construção do Mercado e pela contribuição ao processo de modernização do espaço.

Fundado em março de 2001, durante a última administração do prefeito Jabes Ribeiro, através de uma parceria com o Governo do Estado, o mercado se consolidou, nestes 14 anos, como atrativo turístico. Nos últimos meses, com intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comérico (Sedic), foi iniciado um trabalho para atrair consumidores nativos.
Desde o início deste semestre, a Sedic realiza trabalho de recadastramento e legalização dos comerciantes do Mercado. Segundo o titular da pasta, Roberto Garcia, essas iniciativas buscam integrar os pequenos empresários às novas práticas comerciais, além de oferecer respaldo legal para contratação de pessoal e recolhimento de impostos.
De acordo com a presidente da associação, Valdelenita Espinheira, uma das demandas apresentadas pelos comerciantes é a remoção dos banheiros, localizados no meio do corredor principal, fato que afasta compradores das lojas próximas. Durante o evento, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a realização do trabalho que, segundo o vice, Carlos Machado (Cacá), passará a integrar os esforços da operação Ilhéus em Ação no Natal, como forma de ampliar o conforto e atrair mais consumidores. 
Empreendedorismo - Dono de um restaurante no mercado, Francisco Andrade lembra que, nesse mesmo âmbito, estão sendo disponibilizados cursos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrare), com foco na gestão dos negócios, tratando de temas como controle do fluxo de caixa, atendimento ao cliente, divulgação de marcas, entre outros. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), em parceria com os comerciantes, tem realizado limpeza com carro-pipa no espaço, sempre aos domingos, com o objetivo de manter o ambiente limpo para o início das atividades às segundas-feiras.
Homenagem - Entusiasta da ideia, foi o prefeito Jabes Ribeiro quem encampou a luta pela criação do Mercado de Artesanato, depois que um incêndio desalojou comerciantes da antiga feira do cais, na Avenida 2 de Julho, em 1997. Um ano depois, exatamente no aniversário do município (28 de junho), em parceria com o Governo do Estado, foi assinada a ordem de serviço para construção daquele equipamento, inaugurado em 22 de março de 2001.
Em reconhecimento, Ribeiro foi homenageado pelos comerciantes. Para ele, é “de uma alegria enorme perceber que aquela luta de quase 20 anos atrás deu frutos que garantem o sustento de mais de 85 famílias que trabalham direta ou indiretamente aqui no Mercado de Artesanato”. O prefeito destacou as iniciativas promovidas pela administração para melhorar o Mercado e a importância que o mercado desempenha para o turismo local. “Qualquer navio de turismo que chegue à cidade traz visitantes que querem conhecer nosso mercado, porque sabe da variedade de produtos e do ambiente tranqüilo, aconchegante, que é a marca de nosso povo”.

Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...