Hilton Coelho |
O transporte ferroviário é o meio de transporte
terrestre de menor custo, que menos agride o meio ambiente e possui maior
capacidade de carregar cargas e passageiros e na opinião do vereador Hilton
Coelho (PSOL) necessita de investimento adequado dos poderes públicos. Ele
apresentou três projetos de indicações que foram aprovados pela Câmara
Municipal de Salvador.
O primeiro indica ao
governador Rui Costa (PT) preserve a bitola métrica atualmente em uso pelo
Sistema de Trens do Subúrbio, adotando a bitola mista, de forma a permitir a
utilização concomitante dos atuais trens de passageiros e do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT),
viabilizando o Trem Regional até estação da Calçada e que os trens de carga
possam chegar ao porto marítimo de Salvador.
“Os trens do Subúrbio são importantes meios de transporte
para a cidade de Salvador, sendo utilizados por 18 mil passageiros diariamente.
Entre os anos de 1980 e 1982 o sistema de trens do Subúrbio foi submetido à
reforma, complementada por novas obras estruturais realizadas entre os anos de
2005/2013, quando se construíram novas estações, foram assentados trilhos novos
e dormentes de concreto. Considerando que a proposta do governo estadual para o
Sistema de Trens prevê a substituição pelo VLT, com a alteração da bitola (distância
horizontal entre os trilhos) métrica, atualmente utilizadas nos trens, por
outro tipo de bitola específica para os futuros VLT, o que significaria a perda
de todo o investimento milionário recente realizado no sistema e inviabilizaria
a expansão para a região metropolitana de Salvador, onde já tem os trilhos na
bitola citada”, detalha o legislador.
Hilton Coelho considera que a extinção da bitola métrica
para implantação de outra mais larga, exclusiva para o VLT, vai de encontro à
proposta de instalação do Trem Regional de Passageiros, aprovada pelo
Ministério dos Transportes, que ligará Salvador à Alagoinhas e Conceição da
Feira, utilizando a via existente (bitola métrica) até Salvador. “A preservação
da bitola métrica atual implica em simples substituição dos dormentes para
recebimento de um terceiro trilho, com a adoção de bitola mista, o que
implicaria em redução drástica do custo da obra para implantação do VLT, bem
como diminuiria a duração da obra, amenizando os transtornos durante anos para
a população usuária do Sistema”, finaliza.
Outra indicação
aprovada diz respeito ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) solicitando
ao governo estadual que preserve o funcionamento do Sistema de Trens do
Subúrbio enquanto realiza as obras para instalação do VLT.
“O governo estadual pretende realizar a substituição do Sistema
de Trens pelo VLT, com realização de obras ao custo de R$ 1,1 bilhões de reais,
previstas para se iniciar ainda este ano e finalizar apenas em 2017, com
interrupção do Sistema de Trens do Subúrbio. As reformas realizadas no sistema
no período de 2010 a 2013 causaram imensos transtorno aos usuários, com o translado
dos passageiros do Sistema entre as estações de Lobato e Plataforma feitos
precariamente por vans, o que resultou na diminuição para 3 mil usuários dos
trens durante a reforma da ponte ferroviária”, disse.
Ele lembra que a população do Subúrbio Ferroviário encontra
grande dificuldade de mobilidade urbana, tendo em vista o terrível
engarrafamento na região da Calçada e Avenida Suburbana, enfrentado todos os
dias por aqueles que precisam deslocar-se ao centro, engarrafamento este que
tende a aumentar, caso seja paralisado o Sistema de Trem. “O atendimento de
nossa indicação passa pela vontade política de atender os interesses da
população mantendo-se aspectos do atual Sistema de Trens, como a bitola
métrica, o que permitiria que a reforma do sistema fosse realizada de forma
sustentável e paulatina, sem que fosse preciso a paralisação do sistema”.
Em relação à melhoria
dos trens, terceira indicação aprovada, solicita que se conclua a requalificação dos trens reformados de Salvador, finalizando a montagem e o conserto dos
trens já existentes, regularizando o procedimento de manutenção preventiva. “De
acordo com Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB),
empresa que administra o Sistema de Trens, são mais de 18 mil pessoas utilizam
os trens nos dias úteis, em sua maior parte, moradores da região, como também
visitantes a passeio. Atualmente apenas dois
dos trens fazem o transporte regular de passageiros. Os dois trens
restantes não sofreram qualquer tipo de reforma, o que os leva a um estado de
precariedade, estando os mesmos enferrujados, lentos e quebrando constantemente.
Nada mais correto que se faça a completa recuperação de todos os trens”.
Segundo estudos feitos por Hilton Coelho, investimentos da
ordem de R$ 150 milhões realizados durante o período de (2005/2012) foram aplicados
em materiais e equipamentos já existentes no sistema ferroviário de Salvador. “A
necessidade de manutenção e ajustes técnicos nos trens que foram reformados são
visíveis. A previsão era do início em 2015 e o término em 2017, mas, sob o
argumento da crise política e econômica, ficou sem previsão. Queremos que no
mínimo o calendário seja mantido”, finaliza Hilton Coelho.
*Ascom – 26 de novembro de 2015.
Por - Carlos Alberto Carlão de Oliveira
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