segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Em um ano de criação, Projeto de Concessão de Cirurgias Bariátricas renova vidas, realiza sonhos e melhora qualidade de vida de 23 pessoas

O que era apenas um sonho se tornou realidade para a servidora pública, Olívia Sampaio, que perdeu 52 kg após a realização da cirurgia bariátrica e ganhou uma nova vida  e autoestima elevada. Ela, que pesava 143 kg, assim como mais 22 pessoas portadoras da obesidade mórbida, estavam acima do peso e graças ao Projeto de Concessão de Cirúrgicas Bariátricas, idealizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Desidério, vereadora do município de Barreiras, Marileide Carvalho e o Hospital da Bahia, da capital baiana, foram beneficiadas com a realização de cirurgias neste primeiro ano de criação e funcionamento do projeto.


"Minha vida tinha muitas limitações, enfrentava muitos olhares, era alvo de muitas piadas de mau gosto, enfim, o preconceito é grande contra os 'gordinhos', e tinha também a questão da saúde, mas o dia 22 de agosto data em que em passei pela cirurgia transformou minha vida. Hoje, sei o que significa a palavra renascer. A cirurgia bariátrica me proporcionou a oportunidade de novamente ter uma vida saudável. Eliminei 52 kg e ainda falta muito”, ressaltou Olivia Sampaio.

Este é um sonho antigo também para a cozinheira, Janilúcia Batista dos Santos, moradora de São Desidério, pesava 100 quilos e há muitos anos conviveu com a doença. "Eu sofria muito com o peso e não conseguia emagrecer, vivia tentando várias dietas, umas até perigosas, não era toda roupa que me servia, eu me sentia feia, não era feliz e enfrentava também problemas de saúde e hoje, depois da cirurgia sou outra mulher, me sinto bonita, minha vida melhorou significativamente graças a Deus”, falou.

Entre os meses de outubro e dezembro mais 15 pessoas que sofrem com a doença passarão pelo procedimento cirúrgico, elas estão na fase de realização de consultas e exames laboratoriais com especialistas no setor de cirurgia bariátrica do Hospital da Bahia na capital baiana, Salvador, para depois perderem peso para a realização do tratamento. Para a execução do projeto, a Prefeitura Municipal de São Desidério concede a consulta inicial, os exames, passagens para Salvador e hospedagem no período pós-cirúrgico, com acompanhamento médico e de uma enfermeira, além de custear a vinda de um nutricionista de Salvador a cada três meses para atender aos pacientes que passaram pelo tratamento.

"Sabemos que a obesidade mórbida é uma doença que acomete milhares de pessoas e por se tratar de saúde pública, é gratuita pelo SUS, mas muitos desistem pela quantidade de pessoas á espera pela cirurgia bariátrica, e como Deus coloca as pessoas na hora certa e no momento certo, tive a oportunidade de conhecer o médico Marcelo Zollinger e ele me ofertar esta parceria que somada aos esforços da vereadora Marileide Carvalho, estamos ajudando muitas pessoas, melhorando a qualidade de vida e elevando a autoestima", disse o prefeito, Demir Barbosa.

Segundo a vereadora, Marileide Carvalho, além do projeto, a parceria visa à criação de uma Organização Não Governamental (Ong) de Amparo e Prevenção à Obesidade que cobrirá toda a demanda da região oeste, com palestras educativas e preventivas nas escolas e comunidades. "Nosso papelFoto 8
Por- Adinete Batista; Fotos: Ascom/ Vereadora Marileide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 FESTIVA NO LIONS CLUBE ITABUNA CENTRO No último dia 26 de abril, o Lions Clube Itabuna Centro, ...